Buscar

alfabetização e letramento prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201802972287)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao assistir a um trecho do filme, O carteiro e o poeta , no qual o simples carteiro que é analfabeto funcional aprende a criar poesias quando descobre que elas são metáforas dos sentimentos e das representações sociais que temos, refletimos que nossas classes de alfabetização oferecem poucas atividades de escrita para nossos alunos , preocupando-se apenas com o reconhecimento dos códigos da língua na formação da palavra. Neste caso podemos concluir que: I- Precisamos oferecer aos nossos alunos mais atividades de escrita onde possam exercitar a expressão do pensamento. II- A maior preocupação com a alfabetização leva apenas à decodificação dos códigos , propondo a pratica empirista da escrita de copiar inúmeras vezes . III- Lemos um pouco e escrevemos quase nada ( com raríssimas exceções!) ,a escrita precisa ser reconhecida como a forma de expressar sentimento e pensamentos que oralizamos. Quanto as conclusões apresentadas , podemos dizer que estão Corretas :
		
	
	São as afirmativas II e III que são corretas
	
	A afirmativa II está incorreta por que a cópia , não é uma ação empirista
	 
	Todas as afirmativas estão corretas e coerentes com a realidade da alfabetização.
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	As Afirmativas I e III , são apenas as corretas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803349794)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Analise as afirmações e marque abaixo:
A orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa em relação à leitura é que a escola deve viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los.
Por isso,
o papel ativo do aluno pressupõe que o processo de ensino e aprendizagem da leitura deve se pautar em uma abordagem espontaneísta da alfabetização escolar, ou seja, o conhecimento dos caminhos percorridos pelo aluno impossibilita a intervenção pedagógica do docente.
Assinale abaixo a opção correta:
 
		
	 
	Ambas afirmações são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
	
	Ambas afirmações são falsas.
	
	A afirmação I é falsa e a afirmação II é verdadeira.
	
	As duas afirmações verdadeiras mas a II não é justificativa correta da afirmação I
	 
	A afirmação I é verdadeira e a afirmação II é falsa
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803030203)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao longo da história da alfabetização no Brasil, diferentes concepções de alfabetização estiveram presentes no cenário do país. Ora uma concepção empirista, ora uma concepção construtivista. Analise os trechos a seguir e identifique a concepção de alfabetização presente em cada uma delas.
Trecho 1)
Baseada nos pressupostos teóricos da psicologia genética de Jean Piaget, esta concepção não se constituiu em um novo método de alfabetização. Tomando como parâmetro a compreensão do processo de aquisição da língua escrita e falada pela criança, a alfabetização passa a ser vista a partir do princípio de "como se aprende", deslocando a atenção para a compreensão do processo de construção do conhecimento realizado pelo aluno. A criança constrói hipóteses sobre a escrita partindo de uma hipótese pré-silábica, em seguida uma hipótese silábica, depois silábico-alfabética e, por fim, uma hipótese alfabética de escrita.
Trecho 2)
Há uma concepção de alfabetização que fundamenta o modelo tradicional de alfabetização, concebendo-a enquanto processo de codificação e decodificação da língua escrita, pautada, sobretudo, na memorização inicial de sílabas simples seguidas das sílabas complexas para a formação de palavras. Neste sentido, a preocupação central neste modelo de alfabetização é a escrita enquanto representação da fala, enfatizando a dimensão individual do processo de alfabetizar, de modo que a escrita é constituída enquanto atividade neutra e mecânica, sendo necessário inicialmente ensinar a escrita das letras para depois ensinar a ler e escrever. (Fonte: MORAIS, Georgyanna Andreia Silva e BRITO, Antônia Edna. Prática pedagógica alfabetizadora: Questões de Letramento, 2011.
		
	
	Ambos apresentam características de uma concepção construtivista de alfabetização.
	
	Ambos apresentam características de uma concepção empirista de alfabetização.
	
	O trecho 1 apresenta características de uma concepção empírica e o trecho 2 características de uma concepção construtivista de alfabetização.
	
	O trecho 2 apresenta características de uma concepção construtivista enquanto o trecho 1 apresenta características de uma concepção empirista de alfabetização.
	 
	O trecho 1 apresenta características de uma concepção construtivista de alfabetização enquanto o trecho 2 apresenta características de uma visão empirista.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201802242199)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque (M) para modelo mecanicista e (D) para modelo dialógico no que se refere às práticas utilizadas na formação de leitores e escritores na fase da alfabetização.
(__) Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
(__) A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
(__) O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
(__) Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
Como ficou a ordem correta?
		
	
	M M D D
	
	D D M D
	
	M M M M
	
	D M D D
	 
	M D M M
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201802216755)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o texto abaixo de Millôr Fernandes extraído do espetáculo musical "Pif-Paf" (1952): Ler na cama
É uma difícil operação Me viro e reviro E não encontro posição Mas se, afinal, Consigo um cômodo abandono, Pego no sono.
Ao pegar no sono, fica evidente que o leitor não estava dialogando com a obra literária, o que é fundamental para o processo de leitura e interpretação. Na concepção de alfabetização como uma prática discursiva, quais seriam as funções da leitura na escola? Marque a resposta correta.
		
	
	Apresentar os autores clássicos, pois somente eles serão cobrados nos vestibulares e precisam ser apresentados na escola.
	
	Ler os autores de nossa língua, pois apenas esses podem nos dar os elementos necessários para aprendermos as noções gramaticais corretas.
	 
	Apresentar os diferentes gêneros textuais e ensinar a criança a extrair a informação dos textos.
	
	Treinar a concentração e a capacidade de extrair dados objetivos do texto, pois elas são muito importantes na condução das disciplinas lógicas e matemáticas.
	
	Trabalhar a gramática normativa através do estudo das regras gramaticais.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201802242177)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Coloque (1) para modelo Psicolinguístico de leitura e (2) para modelo Mecanicista de Leitura.
(__)  A leitura deve ser planejada e controlada em função das dificuldades ortográficos que não podem aparecer no início de leitura para não causar medo.
(__)  A leitura de jornais só poderá acontecer nas horas vagas, pois este não é um bom material de leitura para um aprendiz que pouco conhecimento tem.
(__)  Antes de iniciar a leitura de um livro, é importante situar o aluno no tema que será abordado para ele já resgatar os conhecimentos que tem sobre o tema e interagir melhor com o livro.
(__)  Na leitura de uma obra, deve ser priorizada a repetição de fonemas ou sílabas ajudem a memorização sonora das letras.
A ordem correta é:
		
	 
	2 2 1 2
	
	1 1 2 1
	
	2 2 1 1
	
	1 2 2 2
	
	1 1 1 27a Questão (Ref.:201802953946)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(COMPERVE-2015) Piaget, um dos eminentes teóricos da Psicogênese, realizou importantes pesquisas que permitiram aos educadores compreenderem os comportamentos infantis. As pesquisas de Piaget tinham como objetivo principal:
		
	
	Estudar os sentimentos das crianças no estágio operatório formal.
	
	O nível de inteligência da pessoa humana.
	
	Avaliar a compreensão do conhecimento no seu estado conclusivo.
	
	Analisar a influência do mundo social no desenvolvimento mental.
	 
	Investigar a gênese do pensamento e da inteligência humana.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201803026102)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Júlia, professora do 2o ano do Ensino Fundamental, realiza uma atividade de sondagem no início do ano letivo. Ao realizar essa atividade a professora objetiva:
		
	 
	conhecer as hipóteses de escrita de seus alunos e planejar atividades adequadas para a turma.
	
	atribuir nota para o desenvolvimento dos alunos a partir da verificação dos erros cometidos.
	
	verificar se as crianças sabem ler e escrever.
	
	identificar palavras que os alunos tenham dificuldade de escrever para que sejam trabalhados em ditados e cópias.
	
	melhorar o nível de escrita e leitura dos alunos e trabalhar a memorização de palavras conhecidas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201803270240)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que se refere à aprendizagem inicial da língua portuguesa,alfabetização e letramento são processos independentes. PORQUE: a alfabetização é o desenvolvimento de competências e habilidades para o uso efetivo da língua portuguesa em práticas sociais, enquanto que o letramento é a aprendizagem do sistema de utilização das letras, na escrita. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201803278777)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(CESPE, 2008 - Analista Pedagógico) Assinale a opção correta a respeito de conceitos relacionados a alfabetização e letramento, conforme proposta de Magda Soares.
		
	 
	Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, sendo ideal ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita.
	
	Letramento corresponde ao processo pelo qual se adquire a tecnologia de codificar em língua escrita e a de decodificar a língua escrita.
	
	Como alfabetizar e letrar são duas ações distintas, é necessário que o sujeito tenha aprendido a ler e escrever para envolver-se nas práticas de leitura e escrita.
	
	A cópia passiva de modelos do mundo adulto garante a aquisição da leitura com sucesso.
	
	Alfabetizado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde às demandas sociais de leitura e escrita.

Outros materiais