Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES I (UNIP)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Correta
	O Professor Pardal, personagem de histórias em quadrinhos, representa um cientista muito inteligente, criativo e inventivo. Nesta imagem, podemos vê-lo evitar passar por debaixo de uma escada, pois isso, em algumas culturas, supostamente dá azar – mas sem reconhecer, sem assumir o receio. Considerando a tirinha, o Professor Pardal faz isso porque ele sabe que:
http://andersonyankee.wordpress.com/2011/11/22/mito-filosofia-senso-comum-e-ciencia/
	Resposta Selecionada:
	a. a ciência é incompatível com a superstição.
	
	
	
			Pergunta 2
	1 em 1 pontos
	
	
	Correta
	No que diz respeito à relação entre a cultura e a sociedade, o conhecimento não é “depositado” no indivíduo, nem tampouco é uma construção individual que o sujeito faz: o conhecimento é historicamente construído e culturalmente organizado. E é a partir das interações sociais que esses conhecimentos são compartilhados entre os membros da cultura. Desse modo, o tema central tratado nas charges (textos I e II) se refere a:
 
http://br.noticias.yahoo.com/blogs/alpino/
	Resposta Selecionada:
	a. 
mídia e o perfil dos consumidores.
	
	
	
			Pergunta 3
	1 em 1 pontos
	
	
	Correta
	A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre:
http://designbrandao.blogspot.com/2011/04/entrei-em-panico-e-desliguei-que-tipo.html
	Resposta Selecionada:
	a. 
as relações pessoais e o avanço tecnológico.
	
	
	
			Pergunta 4
	1 em 1 pontos
	
	
	Correta
	A partir da visão pragmática, destacam-se os estudos do comportamento humano e seus efeitos na comunicação, assim como nas relações interpessoais. Desse modo, as habilidades sociais do indivíduo superam os limites profissionais e interferem em todas as áreas de sua vida. Assim, considerando a tirinha, identifique a qual habilidade social se refere: 
http://www.nacascadoovo.com.br/page/4/
	Resposta Selecionada:
	d.
há pessoas que escolhem agir superficialmente e, dessa maneira, lidam com aquilo que é percebido num primeiro momento e que está em sua frente e não estão interessadas em explorar o que pode estar por trás de uma afirmação ou de uma ação.
	
	
	
			Pergunta 5
	1 em 1 pontos
	
	
	Correta
	De modo geral, todos os textos revelam os valores e as crenças de um grupo social e algumas vezes ocorrem conflitos intergrupais. A argumentação é a arte de convencer e persuadir. E decorre do posicionamento do enunciador. Sendo assim, é correto afirmar que:
	Resposta Selecionada:
	b.
A argumentação pode ser compreendida como uma estratégia utilizada pelo autor do texto com o objetivo de levar o leitor a dar adesão às ideias defendidas pelo texto.
	
	
	
			Pergunta 6
	1 em 1 pontos
	
	
	Correta
	O mundo capitalista é o mundo dos lucros e do retorno de mercado, da competição, da concorrência e da onda do “politicamente correto” por conta de uma visão de um outro mundo possível. Desse modo, a charge sugere que:
	Resposta Selecionada:
	a. 
o capitalismo passa por uma crise definitiva e a nova economia global terá que se reinventar.
	
	
	
			Pergunta 7
	1 em 1 pontos
	
	
	Correta
	O texto é construído na interação dos indivíduos autor e leitor para a construção do sentido do texto. Desse modo, na tirinha do Calvin, na expressão linguística, além das estratégias gramaticais, há outra forma de se retomar as palavras no texto. É o mecanismo de substituição por: 
http://depositodocalvin.blogspot.com/
	Resposta Selecionada:
	d. 
sinônimos.
	
	
	
			Pergunta 8
	1 em 1 pontos
	
	
	Correta
	Do ponto de vista organizacional, os objetivos globais da empresa são metas e resultados desejáveis de se alcançar e realizar. Desse modo, considerando a tirinha da Mafalda, os objetivos básicos a serem alcançados são: 
http://educar.files.wordpress.com/2007/01/mafalda.jpg
	Resposta Selecionada:
	e. 
a cultura como hierarquia de significados, estimulando a criatividade e a variedade de objetivos.
	
	
	
			Pergunta 9
	1 em 1 pontos
	
	
	Correta
	Para Bauman (2006), a individualização se tornou o destino de todo habitante de uma grande cidade contemporânea, não uma opção. A sociedade estimula os indivíduos a agirem em função dos problemas e medos que surgem diariamente. E, ao tentar fazer com que as vidas tenham sentido, os homens tendem a culpar suas próprias falhas e fraquezas pelos desconfortos e derrotas que enfrentam. Para Bauman, a reação só leva a mais isolamento. Segundo o autor, “comunidade” significa entendimento compartilhado do tipo “natural” e “tácito”. Desse modo, considerando a tirinha, indique o tema central:
	Resposta Selecionada:
	c. 
identidade.
	
	
	
			Pergunta 10
	1 em 1 pontos
	
	
	Correta
	IRENE NO CÉU
IRENE PRETA
Irene boa
Irene sempre de bom humor
Imagino Irene entrando no céu:
– Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
– Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.
BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993.
A noção de gêneros textuais é apoiada em práticas sociais e em saberes socioculturais, porém podem sofrer variações, na medida em que um texto representativo de um gênero pode incorporar outras características. Desse modo, indique a temática tratada no texto Irene do Céu:
	Resposta Selecionada:
	a. 
discriminação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais