Buscar

trabalho fisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Seminário Fisiologia I - CBI 197(Turma 65)
Hipomagnesemia severa associada à toma de diuréticos tiazídicos e inibidores da bomba de protóns
Componentes do grupo:...
Farmácia
Professora: Lisandra Brandino de Oliveira
Introdução:
O grupo apresentará as principais relações entre a hipomagnesia (concentração de Magnesio inferior á 1,8mg/dL(<0,70mmol/L) e duas classes de fármacos :os diuréticos tiazidicos e os inibidores da bomba de prontons além disso expor as possives complicações clínicas da hipomagnesia.
Metodologia:
A metodologia utilizada na realização desse seminário foi o levantamento bibliográfico em pesquisas nas bases de dados PubMed, SciELO, Lilacs levando-se em consideração o tema abordado. 
Desenvolvimento:
Magnésio 
O magnésio é um mineral de fundamental importância no corpo humano,atua como coafator em mais de 300 reações metabólicas sendo constituinte dos ossos,membrana celular,participação da síntese do DNA e de proteínas,homeostase insulínica e glicêmica além de atuar na excitabilidade neuromuscular e cardiovascular,na manutenção do tônus vasomotor e regulador fisiológico hormonal e imunológico.
O organismo saudável aprenta aproximadamente 21-28g de magnésio sendo que os principais reservas então no tecido ósseo,muscular e no plasma juntamente com o fluido intertistical 
Metabolismo do Magnésio: 
A absorção deste nutriente ocorre principalmente no intestino delgado distal (entre o duodendo distal e o íleo) por meio da transporte Ativo trancecular ou transporte passivo paracelular.
1 .Transporte Ativo Trancelular :Realizado através de mediadores/transportadores na membrana plasmática podensp ser ou não contra o gradiente eletroquímico,possui gasto energético .Esse tipo de transporte é fortemente regulado já que há necessidade da passagem por duas membranas e são dependentes de receptores específicos(. Os receptores de potencial transitório do tipo melastatina, especificamente o tipo 6 e 7 (TRPM6 e TRPM7)
2. Tranporte passivo : O transporte passivo predomina quando a ingestão de magnésio é elevada, sendo desencadeado quando a favor de um gradiente eletroquímico, sendo que o íleo e as partes distais do jejuno são os principais locais de absorção passiva do mineral.
Principais atuações :
Os rins são os principais reguladores do magnésio de forma que a hipomagnesia pode decorrer tanto da ingestão inadequada, ou quanto da excreção aumentada.
Sistema neuromuscular O magnésio possui papel importante na transmissão neuroquímica e da excitabilidade muscular .Enquanto o cálcio atua como um estimulador da contração muscular, o magnésio atua como relaxador.
Metabolismo ósseo O magnésio é necessário para a manter da integridade óssea, já que está fisiologicamente associado ao cálcio, podendo atuar tanto em sinergismo quanto em antagonismo.
Inibidores de bomba de prótons:
São fármacos cuja principal função é suprir a secreção de ácido gástrico por meio de inibição específica da enzima H + /K+ -ATPase na superfície secretora da célula parietal gástrica impedindo que secreção de HCl seja produzida;empregados no tratamento de enfermidades tais como ulcera duodenal e gastrica, gastrite, dispepsia, erradicação de Helicobater pylori. Porém além de ralizar a inibição do cation H+ o farmaco também inibe o cátion do magnésio (Mg+).
Em exames clínicos demostram que á toma dos IBPs apresenta baixa excreção do magnésio na urina de 24h o que significa que o problema principalmente no sistema gastrointestinal.
Diuréticos Tiazídicos 
São fármacos empregados na redução da tensão arterial,com efeito significativo quando combinados com outros fármacos anti-hipertensore,sua principal função é promover diurese menor que a furosemida com perda de água e sódio constante .Está associado a hipomagnesia pois além da perda do íon Na+ também causa perda do Mg+e Ca+.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais