Buscar

etica epidemia

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Dentre os critérios de priorização para a utilização de recursos, podemos destacar o critério da Igualdade de Acesso, que defende:
		
	 
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, não pode ser ofertado a ninguém.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, não pode deixar de ser ofertado.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, devem ser priorizados pacientes que já contribuíram ou possam contribuir para com a sociedade.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, deverá ser ofertado por sorteio.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, devem ser priorizados os casos mais graves.
	
	 
	Ref.: 201804165515
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Reportagem: Globo (G1) em 01/12/2014 ¿ ¿O mundo finalmente alcançou ¿o começo do fim¿ (...) de Aids, que já infectou e matou milhões de pessoas nos últimos 30 anos, de acordo com uma grande campanha de um grupo de combate ao HIV¿. De acordo com a reportagem, estamos diante de uma situação?
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Endêmica Sazonal
	 
	Pandêmica
	
	Endêmica
	
	Pandêmica Sazonal
	
	 
	Ref.: 201804166045
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em situações epidêmicas uma questão a ser avaliada é a alocação de recursos. Alguns itens precisam ter seus critérios de distribuição e priorização claramente definidos. Analise os itens a seguir e marque a resposta correta de acordo com a sequência de V (verdadeiro) ou F (falso) Instalações sanitárias não fazem parte desses critérios. Equipamentos fazem parte desses critérios. Medicamentos fazem parte desses critérios. Recursos humanos especializados não fazem parte desses critérios.
		
	
	V, F, F, F
	
	F, V, V, V
	 
	F, V, V, F
	
	V, V, F, V
	
	V, F, F, V
	
	 
	Ref.: 201804104213
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um político declara: A regra em situações epidêmicas é a de que a manutenção dos direitos individuais fica sempre condicionada à preservação dos direitos coletivos. Vivemos hoje uma epidemia de violência. Há crime em toda parte e ele é contagioso. Isso tem implicado limites nos direitos individuais de pessoas de certos grupos. O parágrafo reflete:
		
	
	A ideia de que a pobreza é contagiosa.
	
	Um erro técnico, pois a violência não pode ser considerada epidêmica.
	
	Uma visão simplista da criminalidade e o incentivo ao toque de recolher.
	 
	A manifestação de preconceito, pois não se pode dizer que o crime é contagioso.
	 
	A colocação em pauta da questão da violação de direitos fundamentais de certos grupos.
	
	 
	Ref.: 201804166044
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao princípio da precaução, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta. I ¿ Trata essencialmente da relação entre o risco existente em uma ação e as medidas necessárias para prevenir os efeitos negativos advindos desta ação. II ¿ Na ausência de absoluta certeza científica sobre os riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos. III ¿ Toda e qualquer medida preventiva em situações epidêmicas deve ser descartada sem que esteja absolutamente comprovada a ausência de sua necessidade. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II e III
	
	III
	
	I, II e III
	 
	I e II
	
	I e III
	
	 
	Ref.: 201804050949
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um grupo de pacientes será submetido a um tratamento experimental para câncer de próstata. No tratamento, o mesmo medicamento será administrado por um mês em toda a população de estudo, composta por 150 homens, de 50 a 72 anos. Segundo a classificação de tipologia dos recursos, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Este medicamento é um recurso homogêneo e divisível
	
	Este medicamento é um recurso homogêneo e fundamental
	
	Este medicamento é um recurso divisível e indivisível
	
	Este medicamento é um recurso heterogêneo e divisível
	
	Este medicamento é um recurso homogêneo e indivisível
	
	 
	Ref.: 201803522804
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Maurício está internado para fazer uma cirurgia há oito dias e até agora a cirurgia não foi realizada por falta de sangue. Sua família fez uma campanha de doação de sangue. O sangue pode ser dividido em seus múltiplos componentes atendendo a inúmeros pacientes com necessidades específicas. No âmbito da alocação de recursos da ética o sangue é:
		
	
	um recurso escasso
	
	um recurso farto
	 
	um recurso divisível heterogêneo
	
	um recurso divisível homogêneo
	
	um recurso indivisível
	
	 
	Ref.: 201804165146
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Existem casos excepcionais, onde os direitos individuais podem ser suplantados pelos direitos coletivos. São os casos de epidemias ou pandemias, que significam, respectivamente:
		
	
	Uma doença infecciosa e transmissível que ataca simultaneamente um grande número de pessoas por todo o mundo. Uma epidemia localizada.
	 
	Epidemia e pandemia são sinônimos, e referem-se à uma doença infecciosa que ataca simultaneamente um grande número de pessoas.
	
	Uma doença não transmissível que ataca simultaneamente um grande número de pessoas em uma determinada localidade. Uma epidemia de grandes proporções, podendo ocorrer em vários países ao mesmo tempo
	
	Doença de causa local, sem risco de se espalhar para outras localidades. Doença de causa local que pode facilmente se espalhar para outras localidades.
	 
	Uma doença infecciosa e transmissível que ataca simultaneamente um grande número de pessoas em uma determinada localidade. Uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por vários países.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes