Buscar

VÍCIO APARENTE E VÍCIO OCULTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VÍCIO APARENTE E VÍCIO OCULTO
QUANTO TEMPO SE TEM PARA RECLAMAR DO DEFEITO? Art 26, Inc. I e II do CDC.
O Código de Defesa do Consumidor, assegura que no caso de defeito (vício) do produto ou serviço, seja ele, oculto ou aparente, o prazo para reclamar é de 30 dias (bens não duráveis) ou 90 dias (bens duráveis). 
O fornecedor do serviço ou produto deve resolver o problema apresentado pelo cliente. Porém, é fundamental que o consumidor saiba quando começa a contar o prazo para reclamar de um problema (vício).
Saber a distinção entre vício oculto e vício aparente tem relevância porque determina o início da contagem do prazo para o consumidor exercer o direito de reclamar de vício no produto adquirido ou no serviço prestado.
INÍCIO DA CONTAGEM DO PRAZO? Art 26 Par. 1º e 3º do CDC.
Vicio aparente ou de fácil constatação é aquele perceptível para o consumidor, assim considerado o homem médio, aquele que prescinde de um olhar pericial para ser detectado e é aferível pelo mero uso da coisa viciada.
Já o vício oculto é aquele que não está acessível ao consumidor no uso ordinário ou que só aparece depois de algum ou muito tempo.
Se o vício é aparente e de fácil constatação, o prazo começa a correr a partir da entrega efetiva do produto.
Quando o vício é oculto, o prazo decadencial tem início no momento em que ficar evidenciado o defeito.
PARA QUEM SE DEVE RECLAMAR?
De acordo com o Artigo 18 do CDC, no caso de o produto apresentar defeito, o consumidor pode reclamar tanto ao fabricante quanto à loja onde comprou a mercadoria, o que for mais conveniente ao consumidor, tendo em vista a responsabilidade solidária entre eles.

Outros materiais