Buscar

Glossário Terminológico Coletivo de Neuropsicologia 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Glossário Terminológico Coletivo de Neuropsicologia - 2018.1	Comment by Luiz Henrique Santana: Oi Pessoal. Como tem sido o uso do Glossário como ferramenta de estudo e para tirar dúvidas? Tô vendo as coisas bem paradas por aqui, isso é porque vocês não acham a ferramenta útil, porque esqueceram dela ou porque ainda não investiram no estudo do conteúdo da disciplina até este momento? Podem ser sinceros, preciso avaliar a eficiência das coisas que estamos fazendo. Se cuidem, abraços,
Acidente Vascular Encefálico:
Convulsão: 
Epilepsia:
Fisiopatologia: é o estudo dos mecanismos e funções biológicas que se expressam quando um determinado organismo, sistema biológico, órgão, tecido e/ou celular encontra-se acometido por uma doença, transtorno ou síndrome.
Inserido: 07-03-2018. Última Atualização: 07-03-2018.
Mórbido: adjetivo. Denomina aquilo que se refere à morte. Exemplo: “Jorge tem um humor mórbido. Sempre com piadas de mal gosto e pesadas”. Exemplo de uso médico: “Em seus estados mais avançados, o câncer de mama tem um alto risco de gerar morte do paciente acometido por ele. Quadros desse tipo são, portanto, mórbidos”.
Inserido: 28-02-2018. Última atualização: 07-03-2018.
Neurocisticercose:
Prognóstico: é a evolução da doença e suas prováveis consequências e tratamento. 
Inserido: 28-02-2018. 
Última Modificação: 28-02-2018
Sinal:
Sintoma:
Traumatismo Cranioencefálico (TCE): é um tipo de trauma (lesão decorrente de ação mecânica) que acomete o encéfalo (conjunto de estruturas internas à cavidade craniana). É uma das principais causas de óbito e a principal razão de óbitos em jovens (15-24 anos). Suas causas podem ter diferentes origens e seu quadro pode ser bastante diversificado conforme a intensidade e extensão do trauma e suas implicações podem gerar alterações permanentes, embora usualmente os acometidos tenham chances de recuperar quase totalmente suas funções sensoriais, motoras e cognitivas após sua completa recuperação e acompanhamento apropriado.
Inserido: 28-02-2018. Última Modificação: 28-02-2018.
TOPOGRAFIA
Inserido em: 04-04-2018

Outros materiais