Buscar

Avaliação Parcial 2018

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CCJ0100_SM_201707049106 V.1 
	Aluno(a): Rafael
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 16/04/2018 12:02:12 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201707227472)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
		
	
	História.
	
	Economia.
	 
	Sociologia.
	
	Ciência Política.
	
	Antropologia.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201707227485)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Veja - 06/09/2012 - 10:13 - Eleições 2012 "Pesquisa eleitoral dá o tom da campanha nas ruas Apesar de os candidatos insistirem na máxima de que pesquisa eleitoral é um retrato do momento e evitarem, publicamente, comemorar ou demostrar preocupação com os resultados, fato é que os reflexos dos números podem ser sentidos nas ruas. No mesmo dia da publicação de mais uma pesquisa Datafolha, o primeiro colocado, Celso Russomanno (PRB), teve uma agenda no extremo sul da cidade onde não faltaram comentários sobre a liderança e possíveis rivais no segundo turno. Já o segundo colocado, José Serra (PSDB), que registrou queda na preferência do eleitorado, teve um encontro fechado com taxistas e preferiu se calar sobre a pesquisa." A pesquisa eleitoral é um instrumento de investigação que permite compreender os conceitos de poder, autoridade e dominação, conceitos que são utilizados por qual ciência social?
		
	
	Ciência da comunicação.
	
	Ciência da Informação.
	
	Ciência Antropológica.
	 
	Ciência Política.
	
	Ciência Eleitoral.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707909303)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As ciências sociais são compostas por três ciências, dentre as quais temos a antropologia. Assinale abaixo a alternativa que contém o conceito que melhor define a antropologia.
		
	 
	Disciplina que estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, bem como a origem e a evolução da cultura. Ocupa-se ainda da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.
	
	ciência que estuda, por método dedutivo, objetos abstratos (números, figuras, funções) e as relações existentes entre eles.
	
	Disciplina que tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	
	Trata da distribuição de poder na sociedade e as diversas formas de governo. Estuda os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.
	
	Tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201707920090)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre as áreas das Ciências Sociais, qual se ocupa em específico analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda.
		
	 
	Ciências Políticas
	
	Antropologia
	
	Ciências Sociais
	
	Sociologia
	
	Ciências Humanas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707675812)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"não existe cultura, no singular, mas culturas, no plural, pois os sistemas de proibição e permissão, as instituições sociais, religiosas, políticas, os valores, as crenças, os comportamentos variam de formação social para formação social e podem variar numa mesma sociedade no decorrer do tempo". Observe as afirmativas abaixo: I - Não existe ser humano sem cultura; II - Não existe cultura inferior ou superior; III ¿ Em nossa formação cultural a uma valorização da concepção eurocêntrica; IV - Não existe relação entre cultura e educação. V - O determinismo biológico atribui as capacidades ou incapacidades, às questões dadas geneticamente ao ser humano. Estão corretas as questões:
		
	
	I, II, III e IV
	 
	I, II , III e V
	
	I , II e V
	
	II, III e IV
	
	I e III
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201707872147)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
		
	
	heterocentrismo
	
	heliocentrismo
	 
	etnocentrismo
	
	multicentrismo
	
	egocentrismo
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201707227487)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Carta Capital - 06/03/2013 - Multidão acompanha cortejo de Hugo Chávez Brasília " Acompanhada por uma multidão de simpatizantes e seguidores, a urna com o corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou o Hospital Militar, em Caracas, ao meio-dia, e iniciou o cortejo rumo ao Forte Tiuna, na Academia Militar, onde começou a ser velado. (...) A multidão, que portava bandeiras vermelhas, identificam o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), entoava canções que expressavam seu carinho pelo líder bolivariano, a quem reconhece sobretudo pelas políticas de inclusão social e pela defesa da unidade latino-americana."Chávez é nosso pai. Mesmo que não esteja aqui conosco, sempre nos acompanhará. Um homem como ele aparece a cada 200 ou 300 anos", disse, emocionado, um homem de cerca de 60 anos. Ao lado, uma jovem de não mais que 20 anos, exibia, chorando, uma bandeira com o rosto do presidente, que dizia: "Todos somos Chávez". A multidão que acompanhou o funeral de Hugo Chaves e as expressões do tipo "Chávez é nosso pai", reportada na notícia acima, nos recorda qual conceito central na teoria dos tipos puros de dominação elaborada por Max Weber?
		
	
	Dominação política.
	
	Dominação protestante.
	
	Dominação bolivariana.
	 
	Dominação carismática.
	
	Dominação capitalista.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707227481)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Bem no início de um dos seus livros mais importantes, publicado em 1762, Jean Jacques Rousseau afirma que "o homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros". Discutindo esse fato, o filósofo criou uma das obras fundamentais da filosofia política ocidental, chamada por alguns comentaristas de "a Bíblia da Revolução Francesa". O título dessa obra é:
		
	 
	Do Pacto Social.
	 
	Do Contrato Social
	
	Do Serviço Social.
	
	Do Aluguel Social.
	
	Do Estado Social.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201707637489)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O positivismo de Comte compreende três estados de desenvolvimento da sociedade e há gradações entre um estado e outro. A opção que apresenta corretamente a abordagem desse filósofo é:
		
	
	Para Augusto Comte, o estado teológico seria aquele aplicado à pesquisa científica, sendo, portanto, considerado pelo filósofo o estado mais importante.
	 
	Para Augusto Comte, o estado positivo está voltado para a investigação científica e é alcançado apóssuperação do estado teológico e o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado positivo não está voltado para a investigação científica e não representa a superação do estado teológico e o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado metafísico trata do estado mais importante porque trata das causas primeiras.
	
	Para Augusto Comte, o estado mais importante a ser alcançado é o metafísico.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201707696266)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, ensejou a necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima para os países industrializados. Os países europeus, em especial a Inglaterra, iniciou, então, uma expansão em direção a outros continentes que foram dominados e subordinados aos interesses desses países. Esse processo histórico ficou conhecido como:
		
	
	Neoliberalismo
	
	Cientificismo
	
	Darwinismo social
	 
	Neocolonialismo
	
	Positivismo
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes