Buscar

Hemostasia: Mecanismos e Consequências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hemostasia
Definição:
É a interrupção fisiológica de uma hemorragia ou para os procedimentos que têm por finalidade conter sangramentos. Hemostasia é, pois, o conjunto de mecanismos que faz cessar uma hemorragia, mantendo o sangue dentro do vaso, sem coagular nem extravasar, e em que se previnem processos hemorrágicos espontâneos e se contêm sangramentos traumáticos.
Três Principais Mecanismos da Hemostasia:
1°. Hemostasia Primária: ocorre a vasoconstrição, o que torna menor o fluxo sanguíneo; as plaquetas se agregam no local em que há o sangramento, formando um tampão inicial.
2°. Hemostasia Secundária: maior fase do processo. Envolve uma série de reações enzimáticas, que começa com a formação da tromboplastina pela ação dos fatores do plasma, das plaquetas ou do tecido. A tromboplastina, em presença do íon Ca++ e de outros fatores plasmáticos, converte a protrombina do plasma na enzima trombina. A trombina transforma o fibrinogênio em fibrina, e esta, por ser uma proteína insolúvel, precipita-se, formando uma rede de filamentos. O depósito da rede de fibrina na extremidade lesada no vaso retém células sanguíneas, formando-se assim, um tampão denominado trombo, capaz de obstruir o vaso lesado e estancar o sangramento. A protrombina é formada no fígado, e para que sua síntese ocorra, é necessária a presença da vitamina K. Essa vitamina é sintetizada no intestino dos mamíferos por bactérias.
3°. Hemostasia Terciária: ocorre a fibrinólise, ou seja, a dissolução de fibrina, reativando o fluxo sanguíneo. A fibrina é degradada pela plasmina, proveniente do plasminogênio.
Principais Consequências dos Distúrbios da Hemostasia
Distúrbios adquiridos ou hereditários desse processo ocasionam doenças hemorrágicas ou trombóticas. Alguns distúrbios envolvem alterações no fluxo, na composição do sangue ou na parede vascular. Muitos apresentam defeito das plaquetas e alterações congênitas ou adquiridas das proteínas da coagulação; outros são basicamente atribuídos ao meio ou apresentam quadro de hiper-coagulabilidade adquirida. Chama-se trombofilia à predisposição à trombose.

Outros materiais