Buscar

QUESTÕES 16,17,18,19,20 PROVA FINAL DE MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

16-(ENADE, 2015) Na década passada houve um grande aumento nas vendas de chocolate, novos dados econômicos a expansão devem aumentar em torno de 10%. No entanto, apesar dos indicadores positivos desse seguimento, nem tudo é doce, a oscilação enorme da moeda americana (Dólar) está aumentando o custo do cacau. Outras variáveis como a logística poderão afetar o crescimento da organização impossibilitando uma maior expansão. Além de comercializar chocolate decidiu vendê-lo diretamente ao consumidor. No ano passado, a organização abriu um quiosque da marca em um determinado shopping e pretende expandir esse projeto de vendas direto ao consumidor por todo o Brasil. Com base na contextualização, classifique V ou F:
( V ) Um dos motivos para os problemas de crescimento e determinação dos preços é o gargalo do crescimento das empresas de chocolate, que está relacionado ao conceito de custo total, considerando os custos de estoque, transporte e processamento de pedidos.
( F ) A ideia do fabricante de chocolate é estar mais próximo do cliente, utilizando esse novo sistema de distribuição.
( F ) Esse novo sistema de quiosques nos shoppings vai desconfigurar o modelo de distribuição de vendas direta aos clientes.
( V ) Supermercados, postos de combustíveis e pequenos estabelecimentos são considerados distribuidores, pois estão vendendo diretamente para os clientes.
17-(ENADE, 2015) O marketing de relacionamento é uma das tendências mais focadas ao marketing atual, pois tem o objetivo de estabelecer relacionamentos mutuamente satisfatórios com os stakeholders, como clientes, fornecedores e distribuidores com a finalidade de atrair e manter os clientes de sua preferência e seus negócios em longo prazo. A comunicação tem um papel essencial para a criação desse diálogo e fidelização entre as partes; por isso, algumas empresas investem em programas de fidelização em eventos que aproximam a marca dos seus stakeholders por meio de experiências sensoriais, a fim de gerar empatias, vínculos e relacionamento em longo prazo. Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I-A utilização do marketing de relacionamento implica o desenvolvimento de ações a partir da análise de banco de dados, por meio de CRM (Customer Relationship Management), a fim de entender o perfil dos clientes. CORRETA
II-Considerar o marketing de relacionamento como estratégia de retenção de clientes significa ignorar a orientação para o longo prazo. ERRADA
III-O marketing de relacionamento compreende a construção de vínculos emocionais com os stakeholders e o desenvolvimento de confiança comprometimento entre as partes. CORRETA
IV-Uma das ferramentas operacionais utilizadas como estratégias de marketing de relacionamento é o programa de fidelização, que deve atender às necessidades e aos desejos dos envolvidos na ação. CORRETA
18-(ENADE, 2015) A companhia de navios de passageiros de uma grande marca mundial, desejando melhorar sua imagem no mercado, decidiu investir uma ação de gestão de marca (branding): a reformulação de identidade visual. Para tanto, contratou uma consultoria que realizou uma pesquisa exploratória com usuários do serviço. A conclusão da pesquisa foi de que a maior parte dos usuários considerava a marca como tradicional e conservadora, o que contrastava com a faixa etária muito mais jovem desses usuário. Por outro lado, a companhia tinha a confiabilidade dos serviços como posicionamento da marca. Considerando a situação descrita, avalie as afirmações a seguir:
I-A formulação da identidade visual leva em consideração a personalidade em sua marca. ERRADA
II-É adequado um visual com uso de cores e motivos que remetam a um público jovem. CORRETA
III-Os elementos da nova identidade visual da marca devem remeteR à confiabilidade dos serviços oferecidos pela companhia. CORRETA
19-Sabemos que as fontes de informações no marketing são valiosas para a tomada de decisão. As mesmas são cruzadas ou combinadas com fontes internas e externas de informação. São exemplos de fontes de informação interna:
I-Relatório de faturamento e quantidade de produto em estoque. CORRETA
II-Publicações setoriais e relatórios do governo. ERRADA
III-Bancos de dados de revistas e relatório de estoque. ERRADA
IV-Banco de dados de jornais e pesquisa com clientes. ERRADA
20-Quando a economia está aquém do mercado, muitos problemas ocorrem, possivelmente afetando o crescimento das organizações. As empresas devem estar preparadas para se adaptar às mudanças geradas tanto pelas forças externas como pelas forças internas. O macroambiente e o microambiente apresentam muitos sinais para que as organizações efetuem imediatamente mudanças para que não ocorram quebras e falências. Considerando o ambiente de marketing, classifique V ou F:
( F ) Macroambiente são forças às empresas que afetam sua capacidade de atender seus consumidores.
( V ) São exemplos de microambiente: públicos, concorrentes e clientes.
( F ) Microambiente são as forças externas maiores que afetam o macroambiente.
( V ) São exemplos de macroambiente: fatores econômicos, fatores socioculturais e fatores demográficos.

Outros materiais

Perguntas Recentes