Buscar

QUESTÕES 46,47,48,49,50,51,52 PROVA FINAL DE MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

46-A análise SWOT é uma ferramenta importante para que os gestores das mais diversas áreas da organização obtenham uma visão crítica dos ambientes tanto internos como externos, auxiliando no cumprimento da missão da empresa. Sobre essa análise, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Crescimento de mercados específicos pode ser considerado uma oportunidade.
( ) Os pontos fortes e fracos representam as questões externas que não são de controle da empresa.
( ) As oportunidades e as ameaças representam questões internas que são de controle da empresa.
( ) Linha de produtos fraca pode ser considerada uma ameaça.
47-Definir as estratégias de marketing é fundamental para atender os objetivos estratégicos, como “Gerar lucros de 10% nos próximos 12 meses” e ‘Conseguir 20% de participação no mercado até 2010”. Assim, é definida uma série de ações que possam gerar resultados positivos. Sobre as estratégicas de marketing, analise as sentenças a seguir:
I-Uma estratégia de sucesso realizada por uma organização certamente dará certo para outra organização, independente de a personalidade ou produto serem diferentes. ERRADA
II-Estratégias de marketing podem envolver todos os colaboradores de uma organização, independente do nível hierárquico. CORRETA
III-A informação é fundamental para a definição de estratégias de marketing em um organização. CORRETA
48-Quando um consumidor tem por desejo a aquisição de um produto para uso doméstico, ele irá até o supermercado, loja de conveniência ou comprará pela internet. Nas variadas formas de aquisição, o marketing fornece classificações diferentes para os produtos, de maneira que possam estabelecer estratégias diferenciadas, pois cada produto pode ser comprado em um contexto específico. Sobre as nomenclaturas dos produtos, analise as sentenças a seguir:
I-Produtos de conveniência são distribuídos para vários distribuidores e são baratos. CORRETA
II-Produtos de compra comparada fazem com que o consumidor busque poucas informações antes de comprá-los. ERRADA
III-Produtos de especialidade tem a sua distribuição limitada. CORRETA
IV-Produtos não procurados são desconhecidos ou desnecessários para o comprador. CORRETA
49-Para que seja possível definir estratégias de crescimento de um produto ou serviço, as organizações necessitam compreender, antes de tudo, em qual estágio seu produto ou serviço se encontra. Afinal, ele está bem ou mal no mercado? Para auxiliar nesta identificação, os profissionais de marketing podem utilizar a ferramenta Matriz BCG. Sobre as classificações existentes nessa matriz, analise as sentenças a seguir:
I- Em "Oportunidade", o produto ainda está com um mercado em baixa, mas com alta taxa de crescimento. CORRETA
II- Em "Geradora de Caixa", o produto já é bem-sucedido, porém não é certo que gere receitas positivas para a organização. ERRADA
III- Em "Estrelas", o produto é o carro forte da empresa, gerando lucro devido ao número de vendas e tempo no mercado. ERRADA
IV- Em "Abacaxis", o produto está com baixa participação de mercado, baixo crescimento e gera pouco lucro ou prejuízo para a organização. CORRETA
50-(ENADE, 2015) Levando em consideração apenas o varejo como canal necessário para que as indústrias possam disponibilizar e promover seus produtos, e dessa forma fortalecer solidificando a sua participação e marca no mercado, analise as afirmações a seguir e assinale a resposta correta:
( ) As indústrias consideram que apenas o varejo não é suficiente para distribuição de seus produtos, obrigando-os a procurar outros meios que sejam satisfatórios nos processos até o cliente final.
( ) Os varejistas possuem um maior lucro quando é necessário intermediários para aquisição e distribuição dos produtos, fortalecendo a marca ao cliente.
( ) Os varejistas possuem nenhuma eficiência na distribuição dos produtos, pois não conhecem o mercado em que estão focados.
( X ) Os varejistas alcançam uma maior eficiência quando dispõem de diversidade de produtos e os tornam acessíveis aos mercados-alvo e por meio de seus contatos, experiência, especialização, oferecem à indústria mais do que ela pode conseguir trabalhando sem intermediário.
51-As pesquisas são essenciais nas ações mercadológicas. Elas possuem diferentes objetivos e, de acordo com eles, será identificado o melhor tipo a ser utilizado. Sobre a pesquisa descritiva, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Tipo de pesquisa que preza pela elaboração de características de determinada causa ou acontecimento e seu uso é frequente, quando se pretende analisar características de ações passadas.
( ) Tipo de pesquisa utilizado para descobrir relações de causa e efeito, sendo seu principal método a experimentação.
( X ) Tipo de pesquisa que preza a descrição de características de determinada situação ou função e seu uso é frequente, quando se pretende descrever características de fenômenos.
( ) Tipo de pesquisa que tem o objetivo de investigar o problema e sugerir possíveis soluções, sendo seu maior objetivo a promoção da compreensão do problema enfrentado pelo entrevistador.
52-Posicionar uma marca ou produto significa assumir um significado para esta marca ou produto e transmitir este significado ao consumidor por meio de diversas estratégias de marketing, desde a definição do produto à promoção deste no ponto de venda. Sobre o posicionamento da marca, classifique V ou F:
( F ) O posicionamento representa a organização das marcas existentes, correspondendo a uma abordagem de relação hierárquica entre as marcas de uma organização.
( V ) O posicionamento é um processo de estudo, definição e implementação de uma oferta diferenciada, cujos atributos proporcionem uma posição vantajosa sustentável de uma marca.
( F ) O posicionamento pode ser compreendido como conjunto formalizado de procedimentos para gerar, analisar, armazenar e distribuir as informações para a organização.

Outros materiais