Buscar

Gerência de exportação aula 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Como funciona a atividade comercial da exportação indireta?
		
	
	O fabricante exporta ao importador, com ou sem agente comercial, porém sem intermediarios tipo trading ou comercial exportadora.
	
	Não existe venda indireta, pois seja do fabricante ou da ECE, são todas vendas diretas ao importador
	 
	O fabricante vende a mercadoria a uma empresa comercial exportador - ECE como venda interna com fins de exportação, e a ECE exporta diretamente ao importador estrangeiro, podendo existir agente comerciais.
	
	Ë uma venda do fabricante exportador ao importador, com a participação obrigatória do agente comercial.
	
	Somente existe venda indireta no mercado interno. Na exportação, sao todas vendas diretas ao importador.
	
	 
	Ref.: 201703311929
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(AFRF 2003) No presente, o sistema multilateral de comércio está conformado pelo(a)
		
	
	Sistema Geral de Preferências.
	
	Acordo Geral de Comércio e Tarifas (GATT), celebrado no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
	
	Organização Internacional do Comércio (OIC).
	 
	Organização Mundial de Comércio, tendo como pilar o Acordo Geral de Comércio e Tarifas (GATT), tal como revisto em 1994.
	
	Acordo de Livre Comércio das Américas (ALCA) e pela União Européia.
	
	 
	Ref.: 201703311925
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(AFRF 2003) No marco da cooperação para o desenvolvimento, os países industrializados estabeleceram o Sistema Geral de Preferências (SGP), almejando facilitar o comércio com os países em desenvolvimento. O SGP consiste em:
		
	
	suspensão de tributos, em caráter definitivo, para importações de matérias-primas e manufaturas procedentes de países em desenvolvimento.
	
	sistema de cotas e preços que beneficiam as importações de países em desenvolvimento e que é negociado no âmbito do Acordo Geral de Comércio e Tarifas (GATT).
	 
	concessões tarifárias, outorgadas em base de não-reciprocidade, para exportações de manufaturas originárias e procedentes de países em desenvolvimento, segundo quantidades, condições de preços e períodos pré-determinados.
	
	negociações que objetivam concessões mútuas de preferências tarifárias para os produtos menos competitivos e que são tornadas permanentes uma vez definidas.
	
	concessões tarifárias condicionais estendidas somente aos países de menor desenvolvimento econômico relativo e que abrangem as exportações de matérias-primas e demais produtos primários deles procedentes.
	
	 
	Ref.: 201703311944
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(AFTN 1996) O Sistema Geral de Preferência (SGP) foi criado no seio da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento - UNCTAD, com o objetivo de fomentar o comércio internacional, especialmente em benefício dos países em desenvolvimento, que há muito, vinham observando dificuldades cada vez maiores para sustentar seus programas de desenvolvimento e industrialização, face ao declínio da importância relativa dos bens primários tradicionais no comércio internacional. A principal característica do Sistema Geral de Preferência é a (o):
		
	
	Estabelecimento de quotas preferenciais aos países em desenvolvimento;
	
	Estabelecimento de padrões menos rígidos para concessão de subsídios à exportação por parte dos governos dos países em desenvolvimento;
	 
	Eliminação total ou parcial, pelos países industrializados, de tarifas que incidem sobre produtos originários de países em desenvolvimento, sem exigência de reciprocidade.
	
	Importação, pelos países industrializados de produtos manufaturados e serviços preferencialmente produzidos nos países em desenvolvimento;
	
	Abertura de linhas especiais de crédito à exportação originária dos países em desenvolvimento;
	
	 
	Ref.: 201703466402
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A ONU em 1970 criou um programa denominado Sistema Geral de Preferencias - SGP que atesta a origem da mercadoria de um país em desenvolvimento exportando para um país desenvolvido e o documento provatporio é o Certificado de Origem FORM-A. Qual é vantagem do importador de um país desenvolvido dentro do SGP?
		
	
	O importador de país desenvolvido terá vantagens aduaneiras, pois terá facilidade no país de destino para fazer a nacionalização da carga.
	
	O importador de pais desenvolvido somente tem vantagens financeiras e bancárias.
	
	O importador de país desenvolvido terá somente vantagens logísticas, pois terá redução parcial ou total do frete e seguro internacional.
	 
	O importador de país desenvolvido terá vantagens tributárias, pois haverá redução parcial ou total dos impostos de importação.
	
	O importador de país desenvolvido somente tem vantagens comerciais oferecidas pelo exportador.
	
	 
	Ref.: 201703311941
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(AFRF 2000) "É sabido que todo processo de desenvolvimento econômico exige volume apreciável de divisas para financiar a importação de bens de equipamento. Os países subdesenvolvidos dependem, para suas receitas de divisas, da exportação de produtos primários, cujo mercado vem declinando cada vez mais nos países industriais. Em outubro de 1970, foi instituído pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) o Sistema Geral de Preferências, conhecido por SGP". Acerca do Sistema Geral de Preferências (SGP) e do Sistema Global de Preferências Comerciais (SGPC), pode-se afirmar que:
		
	 
	A principal diferença entre o GATT e o SGPC é que, enquanto o GATT utiliza o princípio da nação mais favorecida, o SGPC utiliza o sistema de acordos preferenciais dentro do sistema.
	
	O sistema foi incorporado ao GATT nos anos 70, com a cláusula de habilitação (Enabling Clause após a Rodada Tóquio).
	
	O SGP constitui um conjunto de regras gerais adotadas universalmente para estimular as exportações de bens dos PEDs, supervisionadas pela CEPAL.
	
	O SGPC defende uma eliminação de tarifas entre PEDs.
	
	A principal vantagem do SGP é a isenção das tarifas de importação.
	
	 
	Ref.: 201703466359
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O exportador brasileiro, ao elaborar o preço internacional de venda em moeda estrangeira conversível, deve retirar os impostos internos IPI - ICMS - PIS - COFINS da planilha, pois este tributos não devem ser recolhidos quando a empresa exporta seus produtos. Este procedimento tributário é correto?
		
	
	É correto em parte, pois o único incentivo tributário vigente na exportação brasileira é a Imunidade do IPI.
	 
	É correto, as isenções do IPI, do PIS, do COFINS e a não incidência do ICMS são incentivos tributários à exportação para que o preço brasileiro ganhe mais competitividade no mercado internacional, pois nenhum país "exporta impostos".
	
	É correto em parte, pois o exportador brasileiro somente aproveita o incentivo do ICMS, sendo que os tributos federais IPI - PIS e COFINS devem ser recolhidos normalmente, seja venda interna ou externa.
	
	Não é correto do ponto de vista tributário, pois ao emitir a Nota Fiscal de Exportação, a empresa deve formalizar a obrigação tributária, seja uma venda interna ou externa.
	
	É correto em parte, pois o único incentivo tributário vigente é a não-incidência do PIS e COFINS
	
	 
	Ref.: 201703308610
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um gerente de exportação recebeu a proposta de exportar porém entregando a mercadoria no mercado interno. A questão é: essa operação pode ser considerada uma venda internacional?
		
	 
	Não é exportação, pois não houve desnacionalização mediante o desembaraço aduaneiro, embora tenham entrado divisas, elas serão registradas comoinvestimento estrangeiro.
	
	Não é venda interna nem externa, essa operação é conhecida como Triangular.
	
	Será considerada como venda externa, pois o importador pagou divisas e a mercadoria é dele, sendo opcional entregá-la no Brasil ou no exterior.
	
	Sim, pois entraram divisas do importador estrangeiro.
	
	Sim, pois o importador decidiu que a mercadoria fosse entregue no Brasil e remeteu divisas.

Outros materiais