Questões capitulo 3
3 pág.

Questões capitulo 3


DisciplinaPsicologia Behaviorista52 materiais721 seguidores
Pré-visualização1 página
Questões capitulo 3 \u2013 Psicologias de Ana Mercês:
1-      Quem é o fundador do behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
John B. Watson, as tendências são comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e análise do comportamento.
2-      Para os behavioristas, qual é o objeto da psicologia e como é caracterizado?
É o comportamento, pela interação indivíduo \u2013 meio e as suas respostas e estímulos do ambiente, ou seja, no cotidiano.
3-      Como o homem é estudado pelo behaviorismo?
O homem é estudado pela sua interação com ambiente sendo, tomado como produto e produtor dessas interações.
4-      Qual o mais importante teórico do behaviorismo?
É o B. F. Skinner (1904-1990).
5-      O que é comportamento de reflexo ou respondente? Dê exemplos.
É o comportamento que ocorre \u201ceventualmente\u201d e involuntariamente diante de determinadas situações. Ex. quando estamos dirigindo no transito e o semáforo acende o sinal vermelho nós tendemos a Parar, ou seja, atitude controlada por antecedentes. Quando nós estamos dirigindo e se deparamos numa situação previa de acidente imediatamente freamos o carro numa atitude de reflexo. E quando estamos mexendo com cebola que choramos facilmente.
6-      Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos.
São condicionados através do feedback e do processo de estímulos-respostas onde o indivíduo recebe e reagem a estimulo do meio externo. Ex. quando nós fazemos uma pergunta levamos em consideração o contexto e a pessoa que irá responder também de acordo com as suas relações com o meio externo. Suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada devido ao encolhimento ou constrição vasos sanguínea, caracterizando o comportamento como respondente.
7-      O que é comportamento operante? Dê exemplos.
É o comportamento modelado atuante no mundo seja direto ou indiretamente e é controlado pelas consequências. Ex. quando nós treinamos um cachorro para realizar uma determinada atividade especifica ex. o cachorro que participa das atividades e maratonas dos policias nas suas ações concretas. Ser ou não engraçado, quando a criança para chamar a sua mãe. O movimento de sucção da criança durante a mama. Quando nós sinalizamos para um transporte, inclinando-se a mão para o mesmo.
8-      Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplos.
Pela aprendizagem do comportamento, e pela relação entre estimulo-resposta e da ação do organismo ao efeito resultante desta ação. Ex. no experimento realizado com o rato pelo Skinner percebemos que o ratinho ao pressionar a barra tomaria um pouco de água e assim satisfazia a sua necessidade e assim o comportamento é aprendido. Se eu faço uma pergunta e estimulo o respondente a responder do modo eu quero a resposta, eu vou estar operado sobre a resposta do respondente.
9-      O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê exemplos.
É o estimulo reforçador, ou seja, na experiência com o rato era a água.
Positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. O comportamento é condicionado pela recompensa, ou seja, se eu pegar um cachorro para realizar uma determinada atividade ou maratona e eu dor ele um biscoito por cada acerto, aumentar a probabilidade da resposta. Quando o professor promete uma recompensa para que eles façam uma pesquisa aumentar a probabilidade da sua realização. Quando nós realizamos uma determinada atividade e somos recompensados até mesmo com palavras ficamos mais motivados e tendemos a alcançar ótimos resultados, ou seja, a dar ótimas respostas.
Negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. O comportamento é condicionado pela punição, ou seja, consiste em evitar ou eliminar a resposta. Ex. no grupo social com o padrão de comportamento estabelecido nós tendemos a evitar o comportamento inadequado para evitar a punição. O jogador de futebol procura evitar o comportamento inadequado para evitar a sua punição ex. à expulsão, para continuar no jogo. Numa discussão ofensiva a pessoa mais equilibrada tende a controlar a discussão para evitar possíveis problemas e as suas punições.
10-  Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos.
Esquiva: é o processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um espaço de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estimulo. Ex. o raio precede a trovoada, o som do mortozinho do dentista precede a dor de dente. Quando nós estamos dirigindo e temos um susto diante de uma situação \u201cprevia de acidente\u201d ficamos, mas espertos e atentos para evitar possíveis problemas durante o nosso percurso.
Fuga: que é o comportamento reforçado aquele que termina com um estimulo aversivo já em andamento. Ex. no ato de colocar as mãos nos ouvidos para não ouvir o estrondo do trovão. Ao desviar o rosto do dentista tentamos fugir da dor, no ato de atenção para evitar possíveis acidentes.
11-  O que é extinção e punição? Dê um exemplo para cada caso.
Extinção: é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Quando nós estamos, paquerado e tentado conquistar uma menina enquanto ela nos mostrar interesse nós acreditamos e ficamos felizes por esta com ela, mas quando esta nos mostrar uma reação de ignorância nós tendemos a se afastar e ficarmos frustrados.
Punição: é outro procedimento importante que envolve a consequenciação de uma resposta quando a apresentação de um estimulo aversivo ou remoto de um reforçador positivo presente. Ex. quando os professores tradicionais colocavam ou colocam os alunos para escreverem inúmeras vezes a mesma palavra a punição consiste no castigo para este aluno.
12-  O que é generalização e discriminação? Dê exemplos.
Generalização: consiste no controle sobre uma resposta devido a estímulo, mas diferentes. Ex. suponhamos que no semáforo existissem fosse às cores vermelho e rosa, correríamos o risco de sermos atropelados, pois os motoristas poderiam generalizar os sinais e não acontece com o verde porque além de ser uma cor distinta esta colocada em posição oposta no semáforo. E quando nós nos confundimos com irmãos gêmeos e pensamos que um é o outro estamos generalizan-dos-lhes. Estudando nós aprendemos e podemos aplicar no cotidiano que nós aprendemos e podemos desenvolver até mesmo a nossa comunicação que é uma das mais importantes habilidades que nós temos e temos que valorizá-la e desenvolve-la de maneira satisfatória.
Discriminação: consiste na extinção de uma resposta sobre a outra. Ex. consiste na adaptação do individuo em diferentes situações e momentos, ou seja, se estamos em uma festa temos se posicionar de acordo com o ambiente assim como qualquer outro lugar onde estivermos. Quando um motorista que esta dirigindo no transito encontrar o final do semáforo fechado ele para, ou melhor, esperamos que ele pare como resposta ao estimulo discriminativo para a emissão do comportamento de parar o veiculo.