Buscar

Fichamento livro "O Príncipe" - Maquiavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília
Instituto de Ciência Política
Introdução à Ciência Política – turma E – 1º/2018
Profª Danusa Marques
Discente: Mariana Miranda Tavares
Matrícula: 18/0035797
Fichamento 5: Texto “A Política como vocação”
WEBER, Max. O Príncipe. Tradução de Roberto Grassi. 21ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998[1532].
O livro é um clássico da Ciência Política, forte ainda nos dias atuais, e o motivo é seu maior destaque. Trata-se de um presente com o objetivo de agradar o governante de Florença, Lorenzo de Medici e mostrar o conhecimento adquirido sobre política e Estado (MAQUIAVEL, 1998 p.152). 
A obra é construída sobre estudos não dos conceitos republicanos, mas dentro de um modelo de Estado monárquico, apesar de servir ao estudo geral da política. Apresenta orientações sobre como conquistar, desenvolver e manter um principado, modelo de governo da época em que a obra foi escrita, por volta de 1513. E também os motivos que podem levar à perda do reino e como evitar isso (MAQUIAVEL, 1998 p.9).
O autor diz que existem basicamente dois tipos de principados: hereditários, frutos de herança; e novos, frutos de conquista por guerra, compra ou por conta das virtudes do príncipe (MAQUIAVEL, 1998 pp.5-6). Essa situação lembra a democracia, mesmo em um principado. Um dos destaques do debate sobre principados é a importância das guerras para o Estado, o povo e a manutenção do poder.
A obra cresce com a segunda parte quando o autor trata de virtudes e qualidades necessárias a um governante. Reforçando o que fala anteriormente, destaca a necessidade de adequar a atuação do príncipe em função do perfil com quem se relaciona, mostrando as diferenças que são necessárias, para se manter no poder, no comportamento para com súditos, amigos, inimigos, conselheiros e soldados. Nesse contexto, reforça a importância de se entender a necessidade de quem governa como a referência principal para a atuação do príncipe, inclusive no que se refere a bondades ou maldades (MAQUIAVEL, 1998 pp.89-90). O autor reforça que bondade ou não, perfil mais liberal ou conservador, ou ainda o respeito ou não às promessas depende da situação em que se encontra e do momento atual do governo e do reino. Isso reforça a ideia de que existe um perfil ideal para governantes (MAQUIAVEL, 1998 p.144) e o texto ajuda a entendê-lo.

Outros materiais