Buscar

prova fundamentos educação infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Atente para o excerto a seguir:
“A proposta curricular e as situações de ensino, na educação infantil, devem ser organizadas de modo que as atividades e experiências de aprendizagem tenham um objetivo e um valor educativo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 93. 
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, responda à seguinte questão: quais elementos norteiam o professor da educação infantil e estão postos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Formação pessoal e social.
( ) Formação abstrata e econômica.
( ) Formação do conhecimento de mundo.
( ) Formação técnica e profissional.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
Você acertou!
A organização do RCNEI é estruturada de acordo com a faixa etária. Ele apresenta dois âmbitos de experiências que abarcam formação pessoal e social e a formação do conhecimento de mundo. Entre estes dois âmbitos existem elementos que refletem e priorizam eixos de trabalho que o psicomotor e cognitivo dos alunos. Ambos, formação pessoal e social e a formação do conhecimento de mundo estão voltados para os aspectos de ordem integral e comunitária/social do aluno da educação infantil. (p.127).
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – F – V – V
Questão 2/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Atualmente, os documentos que norteiam a educação básica são a Lei 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica/apresentacao>. Acesso em: 11 nov. 2016.
No Brasil, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) foi a primeira proposta para a primeira etapa da educação básica: a educação infantil. Ele apresenta objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para diferentes faixas etárias. Sobre essa proposta, de acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
(  ) O RCNEI não é um documento de caráter obrigatório a ser seguido pelas instituições de educação infantil, mas representa uma articulação das políticas nacionais para discutir o assunto.
(  ) A organização no RCNEI é estruturada de acordo com as idades e em dois âmbitos de experiências: formação pessoal e social e conhecimento de mundo.
(  ) Em relação à formação pessoal e social, o RCNEI considera importante que as experiências que favorecem a construção intelectual do sujeito sejam estimuladas, como forma de desenvolver os esquemas abstratos.
( ) As definições apresentadas no RCNEI são concebidas como uma concretização dos propósitos da instituição, sendo que esta considera tais definições um meio para as crianças poderem exercitar o pensamento próprio, o sentir e o ser de forma a compreender a realidade em que vivem.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – V
Você acertou!
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI de 1998, foi a primeira proposta apresentada para a educação infantil, o qual contempla objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para as diferentes faixas etárias dessa etapa da educação básica. Ele não é um documento de caráter obrigatório que deverá ser seguido pelas instituições que ofertam a educação infantil. Porém, ele representa uma articulação das políticas nacionais para discutir o assunto. Ele apresenta objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para diferentes faixas etárias entre 0 e 6 anos. No que concerne à formação pessoal e social são consideradas as experiências que favorecem a formação do sujeito em relação ao desenvolvimento das capacidades afetivas e de natureza global da criança além de seus esquemas simbólicos. As definições apresentadas no RCNEI são concebidas como uma concretização dos propósitos da instituição, sendo que esta considera tais definições um meio para as crianças poderem exercitar o pensamento próprio, o sentir e o ser de forma a compreender a realidade em que vivem (p. 126-127).
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	F – V – F – F

Outros materiais