Buscar

APOL Metodologia do Ensino de Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Leia a passagem de texto a seguir: 
“O PNLD, em seu formato atual, pretende orientar os professores na análise e escolha do livro didático a ser utilizado no trabalho em sala de aula, considerando que os livros incluídos no Guia de Livros Didáticos são mais adequados para tal trabalho tanto em relação aos conteúdos propostos, quanto aos aspectos teórico-metodológicos e ao manual do professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, E. M. Q.  O uso do livro didático de Matemática por professores do ensino fundamental. 2007, 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. p. 23.
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre o Guia do Livro Didático e informações sobre a aquisição dos livros didáticos, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.
I. ( ) O Guia do Livro Didático é um documento composto de resenhas de cada obra aprovada pela avaliação pedagógica realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
II. ( ) Por intermédio dos professores, a cada biênio a escola ou colégio indica quantas coleções forem necessárias, de livros didáticos de cada disciplina, considerando seu PPP.
III. (  ) Nos intervalos de compra de livros, a escola ou colégio devem tomar muito cuidado com os livros didáticos, pois, não são realizadas reposições de livros perdidos ou danificados.
IV. ( ) Os livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental são adquiridos pelas escolas para o trabalho com as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e História. 
Assinale, agora, a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V– F– F– F
	
	B
	V– V– F– F
	
	C
	V– V– V– F
	
	D
	F– F– F– V
	
	E
	F– V– F– F
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] é importante que o professor conheça as etapas da modelagem para que possa definir os responsáveis (aluno e/ou professor) pelas atividades de cada etapa e adequar sua aplicação à realidade da turma, considerando aspectos como: os conceitos prévios estudados pelos alunos; o conteúdo programático a ser desenvolvido; os objetivos conceituais, de atitudes e habilidades; o tempo para sua aplicação e a experiência do professor com atividades de modelagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Helisângela Ramos da. A modelagem matemática através de conceitos científicos. Ciências & Cognição, v. 14, n. 3, p. 114-133, set. 2009.<http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/197>. Acesso em: 31 jul. 2017.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico relacione corretamente as três fases de aplicação da modelagem matemática com suas respectivas características:
1. Escolha do tema
2. Elaboração de questionamentos/hipóteses
3. Resolução do modelo gerado 
(   ) Nessa fase, usam-se os conceitos e algoritmos da matemática.
(   ) Nessa fase os alunos podem discutir com o professor e fazer escolhas sobre assuntos de seu interesse.
(  ) Nessa fase emergem as primeiras dúvidas, que precisam ser simples, conforme os conhecimentos matemáticos já estudados pelos alunos. 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Atente para a citação a seguir: 
“Tratando-se dos alunos as finalidades do livro didático podem ser descritas da seguinte forma: favorecer a aquisição de saberes socialmente relevantes, consolidar, ampliar, aprofundar e integrar os conhecimentos, propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como contribuir na formação social e cultural dos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, E. C. R. T., SIQUEIRA, J. E. M. Geometria Espacial no Ensino Médio: análise de um livro didático de Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. São Paulo. Anais... São Paulo, 2016. p. 1-12. <http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7648_4094_ID.pdf > Acesso em: 26 de ago. 2017. 
Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre as competências matemáticas e habilidades que o livro didático precisa favorecer, analise as seguintes asserções:
I. A competências matemáticas que envolvem a resolução de problemas juntamente com a compreensão e transmissão de ideais matemáticas por escrito ou oralmente são importantes.
PORQUE 
II. As competências matemáticas desenvolvem as habilidades de iniciativa, imaginação, criatividade, bem como a capacidade de argumentação. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
 
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“A Terra, Marte, Vênus e Júpiter são desprovidos de luz própria.
Ora, a Terra, Marte, Vênus e Júpiter são todos planetas.
Logo, todos os planetas são desprovidos de luz própria”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Santos, L. C. A questão do método na investigação científica. TecBahia, Salvador, v. 19, n. 2-3, p. 5-12, 2004.
O fragmento de texto acima é um exemplo de raciocínio indutivo. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico, relacione corretamente cada etapa do raciocínio lógico indutivo com suas características: 
Generalização da relação
 Relação entre as observações
A observação dos fenômenos 
(   ) É a primeira etapa.
(   ) Trata-se da segunda etapa.
(   ) É necessário fazer uma análise, comparando os fatos observados na etapa anterior.
(   ) Esta é a terceira etapa.
(   ) É nessa etapa que se observam os fenômenos ou fatos, procurando determinar as categorias em que os elementos estão incluídos.
(  ) Consiste em generalizar as relações entre as observações, podendo encontrar informações despercebidas em um primeiro momento. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	A
	2 – 3 – 1 – 2 – 3 – 1
	
	B
	3 – 2 – 2 – 1 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 3 – 1 – 2 – 1
	
	D
	2 – 1 – 1 – 3 – 2 – 3
	
	E
	1 – 2 – 3 – 1 – 2 – 3
 
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Considere a seguinte passagem: 
“Estabelecer regularidades nas tabuadas é uma boa metodologia de ensino que terá como resultado uma aprendizagem significativa sem correr o risco do conceito estudado cair no esquecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MICHELS, J. O processo ensino aprendizagem da tabuada: desvendando práticas e criando possibilidades. Monografia (Pós-graduação da Unesc). Criciúma, 2009.
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre o ensino da Matemática, é correto afirmar que:
	
	A
	a memorização de métodos e algoritmos para a Matemática é descartada para o ensino da Matemática.
	
	B
	O aluno, depois de memorizaro conteúdo, deve compreender o conceito relacionado.
	
	C
	O aluno que memorizar um conceito, automaticamente o entende.
	
	D
	O aluno deve compreender os conceitos antes de memorizá-los.
	
	E
	O problema dos alunos que acham a matemática “complicada” deve-se à falta de memorização dos conceitos.

Outros materiais

Outros materiais