Buscar

filosofia 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 e 8
Leia com atenção as observações abaixo
ATIVIDADE DA AULA 05
Por que dizemos que a harmonia não vem de separarmos, equitativamente, o que cada professor, para ser professor, precisa saber em Filosofia da Educação, Pedagogia, didática e ensino (educação)? (mínimo 08 linhas)
 Na verdade a harmonia vem do conjunto formado por pedagogia, filosofia, ensino e didática, porque ela vem da capacidade dos professores desenvolverem e manterem certas políticas educacionais capazes de prezar pela cultura de que os quatro ramos de conhecimentos citados não sejam utilizados pelos leigos. Ou seja, nas instituições onde formam-se os professores, tais conhecimentos precisam ser protegidos da ignorância e daqueles que não os dominam. Devem ser ensinados e estimulados, respeitando as aptidões individuais, mas desenvolvendo o mínimo aceitável de cada uma delas em cada profissional. E isso não necessariamente precisa acontecer em uma reunião formal.
ATIVIDADE DA AULA 06
De acordo com os estudos em aula, disserte sobre a frase: Ser detentor de um conhecimento e não utilizar-se dele como um instrumento de modificação do status quo, é deter um conhecimento que não tem sentido. (mínimo 08 linhas)
Possui o conhecimento não é o bastante para a transformação. Sendo assim o conhecimento só será válido se for colocado em prática. Aprender a filosofar, pensar e refletir é que vai transformar esse conhecimento em uma ação, neste momento o filósofo da educação estará não só fazendo história, como sendo protagonista dela. O compartilhamento do conhecimento é fundamental para o aperfeiçoamento tanto do professor quanto dos seus alunos, sendo assim o conhecimento é um instrumento fundamental para o ensino e aprendizagem, e estar sempre buscando novas experiências e formas de aprendizado, pois assim podemos transmitir com mais confiança as informações necessárias aos alunos, quanto a ter o conhecimento e não transmiti-lo, seria ter água e não poder beber. Ou seja compartilhar conhecimento, é o mesmo que disseminar desenvolvimento.
ATIVIDADE DA AULA 07
Segundo Saviani, considera que o método é essencial ao processo pedagógico, mas ele por si só não se garante e nem garante uma alteração qualitativa da compreensão da prática social. Que método é este? Comente. (mínimo 08 linhas)
 O método preconizado situa-se além dos métodos tradicionais e novos. Inicialmente ele faz uma abordagem a respeito das pesquisas qualitativa e juntamente com as modalidades que as integram. Saviani fala de momentos que caracterizam esse método, sendo que devem ser articulados em um momento único, e que a duração deve variar de acordo com as situações específicas que envolvem a prática pedagógica. Momentos caracterizados pela prática social problematização, instrumentalização, cartase, e o último momento é a pratica social, agora definida como ponto de chegada em que os alunos atingem uma compreensão que supostamente já se encontrava com o professor no ponto de partida. A prática social neste sentido é alterada qualitativamente pela mediação da ação pedagógica. Mas é necessário valorizar e conceituar a educação como uma atividade mediadora no seio da prática social global.
ATIVIDADE DA AULA 08
Porque dizemos que a Filosofia da Educação que Rousseau propõe tem um caráter necessariamente utópico? Discorra. (mínimo 08 linhas)
Porque ele propõe uma nova concepção de educação e apela para o que deve ser melhorado, no desejo de torna-lá melhor nos dias de hoje e assim melhorar ou aperfeiçoar o homem. Ele ainda fala que em todos os projetos seja eles quais forem, tem que ter uma absoluta bondade, e uma facilidade na sua execução, para que o projeto seja admissível e praticável e que o que ele oferece de bom esteja na natureza da coisa, e que a educação proposta seja conveniente e igualitária para o homem. Enfim, a dimensão utópica é tudo aquilo que não foi realizado e que ainda não é da ordem do real, mas aquilo que pode ser realizado e que deve vir real ou que possa ser realizado ou desenvolvido. A mim, basta-me que, seja onde for que nasçam homens e que eles possam fazer o que oriento.
Obs.:
Todas as respostas devem obedecer o mínimo de linhas pedido, caso não aconteça será descontado pontuação (de 0,5 pontos por atividade);
Enviar as atividades de acordo com as normas da ABNT: tamanho da letra 12, sem negrito, sem itálico e sem caixa alta. Tipo da Fonte: Time New Roman, cor preta.
Margens: 3cm (superior e esquerda); 2cm (inferior direita);
Não precisa enviar cabeçalho nas atividades;
Enviar perguntas e respostas no portfólio da aula 08;
Enviar todas as atividades (5, 6, 7 e 8) no mesmo documento (doc ou docx);
ENVIAR TODAS AS ATIVIDADES JUNTAS, NO MESMO DOCUMENTO, EM UM ÚNICO PORTFÓLIO (AULA 08);
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER RESPONDIDAS COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS. A INTERPRETAÇÃO CONTARÁ COMO PROCESSO AVALIATIVO.
Depois de corrigidas as atividades, não há possibilidade de reenvio.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes