Buscar

trabalho de anatomia

Prévia do material em texto

Centro universitario Estácio do Recife
 
 
 Acadêmico: Paula daniela mendes dos santos
 
 ANATOMIA SISTÊMICA 
 
 
 
 Recife, 2017
 Universidade Estácio do Recife
 
 Anatomia Sistemica
Trabalho apresentado no Centro Universitário Estácio do Recife referente ao trabalho da disciplina de anatomia sistemica para enfermagem orientado pelo Profº: Fernando Leonel
 Recife-2017 
1º Descreva o caminho do alimento por todo sistema digestório:
A função do sistema digestório é fazer a digestão dos alimentos, a qual começa na boca, através da mastigação e da salivação. Em seguida, o alimento é levado até o Estômago através de movimentos peristáuticos, passadando pela Faringe e pelo Esôfago. Quando chega no estômago começa uma nova digestão. Dessa vez, a digestão será muito mais química que mecânica. A digestão química é feita pelo suco gástrico, fazendo a "quebra" de proteínas, e a mecânica pelos movimentos peristáuticos. Depois do estômago, o alimento vai para o intestino delgado, onde começa a retirada de nutrientes, passando para o intestino grosso, com a retirada de água e formação do bolo fecal, por fim sendo expelido pelo ânus. Neste caminho percorrido pelos alimentos ocorre a "quebra" das proteínas, carboidratos e gorduras.
2º Quais são os nervos crânianos e o que cada um enerva?
Nervos cranianos partem do encéfalo, em doze pares, conectando-o a órgãos do sentido e músculos, principalmente os localizados na região da cabeça.
São eles:
I – Nervo olfatório
É um nervo sensitivo e, como sugere seu nome, transmite impulsos relacionados ao olfato.
II – Nervo óptico
Também sensitivo. Suas fibras estão relacionadas com os impulsos visuais.
III- Nervo óculo-motor
Nervo motor que se relaciona, como o próprio nome indica, ao movimento dos olhos. É importante salientar que esse nervo relaciona-se com quatro dos seis músculos externos que movem essa importante estrutura.
IV- Nervo troclear
Esse nervo é o menor dos nervos cranianos. Ele inerva o músculo oblíquo superior do olho.
V- Nervo trigêmeo
É um nervo misto: fibras motoras estão relacionadas com os músculos da mastigação; e as sensitivas enviam mensagens dos olhos, glândulas lacrimais, pálpebras, dentes, gengivas, lábios, palato, pele da face e couro cabeludo.
VI- Nervo abducente
Nervos predominantemente do tipo motor que são responsáveis por informações relacionadas com os movimentos dos olhos, bem como o ajustamento do foco e de luz. Algumas fibras sensitivas atuam em informações relativas às condições musculares do indivíduo.
VII- Nervo facial
Nervo misto. Fibras motoras fornecem impulsos relacionados com a expressão facial e liberação de lágrimas e saliva. Fibras sensitivas são responsáveis por aspectos relacionados com a gustação.
VIII- Nervo vestibulococlear
Esse nervo sensitivo está relacionado com o equilíbrio corporal e audição.
IX- Nervo glossofaríngeo
Do tipo misto. As fibras sensitivas são responsáveis pelos impulsos originários da faringe, tonsilas, língua e carótidas; e as motoras, por levar impulsos às glândulas salivares e músculos faríngeos.
X- Nervo vago
Nervo misto que está relacionado com os batimentos cardíacos, funcionamento dos pulmões e sistema digestório, fala e deglutição.
XI- Nervo acessório
Nervo motor que envia mensagens aos ombros, pescoço, faringe, laringe e palato mole.
XII- Nervo hipoglosso
Nervo motor responsável pelos movimentos dos músculos da língua, faringe e laringe.
3º O caminho que o ar percorreno sistema respiratório e a função de cada estrutura:
Quando aspirado, o ar passa por um longo caminho até os pulmões, onde ocorrerão as trocas gasosas que fornecerão as nossas células oxigênio para elas continuarem a realizar suas funções,a entrada do ar pode se dar através das narinas, que é a principal entrada para o nosso corpo, ou pela cavidade bucal,o ar segue para a faringe, onde há uma bifurcação: o ar continuará seu caminho e os alimentos que foram ingeridos e passaram pelo mesmo caminho do ar até agora serão direcionados para o esôfago para que possa ser realizada a digestão.
A faringe também serve de entrada para o ar que entra na laringe. Por sua vez, ela impede a entrada de corpos estranhos na próxima estrutura.
A traquéia é responsável pela vocalização, ou seja, sem ela, seriamos incapazes de emitir sons. Os sons são produzidos conforme o ar passa pela caixa vocal. Além disso, ela possui epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado, que tem como objetivo limpar novamente o ar que está cada vez mais dentro do nosso corpo.
Chegando a árvore bronquial, o ar passa pelo brônquio principal (ou primário), brônquio lobar (ou secundário) e brônquio segmentar (ou terciário), onde será continuamente limpo. Os brônquios vão se ramificando, ficando cada vez menores e dando origens aos bronquíolos, que termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas.Essas bolsas, chamadas alvéolos pulmonares, são recobertas por capilares sanguíneos. Eles possibilitarão que o oxigênio será levado pela corrente sanguínea do sistema circulatório e poderá ser levado para todo o corpo, alcançando as células. Uma vez que o ar sai do nosso corpo pelo mesmo lugar (nariz ou boca) que entrou, sabemos que ele irá realizar o caminho inverso ao qual percorreu até que houvessem as trocas gasosas nos alvéolos pulmonares.
.Nariz:A função básica do nariz é aprontar o ar que respiramos para que ele possa chegar aos pulmões em boas condições de realizar a troca gasosa, cabendo a ele a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar inspirado.
Fossas nasais:. Na parte de cima das fossas, existem células sensoriais capazes de captar diferentes cheiros – o que chamamos de olfato.
Faringe:A função da faringe é a circulação de alimentos e ar. Ao respirarmos o ar entra nas fossas nasais ou pelo orifício da boca passando pela faringe, encaminhando-se para traqueia e pelos brônquios até chegar aos pulmões.
Laringe:Exerce função respiratória e fonatória, além de impedir a entrada de partículas estranhas.
Traquéia:Sua função é filtrar, umedecer e aquecer o ar para conduzi-lo aos pulmões.
Bronquios: levar ár aos pulmões. Logo, podemos dizer que os brônquios são as entradas dos pulmões.
 Alvéolos são sáculos de ar que são o final das vias respiratórias cuja função é a troca de oxigênio e dióxido de carbono por meio da membrana capilar alvéolo-pulmonar.
Pulmões:Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo.
4º Cite os tipos de articulações e fale sobre cada uma:
- Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.
-A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. 
- Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial.
5º Quais diferenças entre veias e arterias?As arterias carregam todo o sangue que sai do coração, levando este sangue para todas as células do corpo. Como o coração precisa bater com bastante força para conseguir empurrar o sangue para todos os cantos, as artérias precisam ser grossas para aguentar toda essa pressão!
Já as veias, que são os vasos que coletam o sangue dessas células para levá-lo de volta ao coração, não precisam aguentar tanta pressão, então suas paredes são mais finas.
6º Descreva o caminho do sistema reprodutor e urinario.
 Urinario
Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2) ou ductos, que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.
Além dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário funcionam como um encanamento constituindo as vias do trato urinário. Essas estruturas – ureteres, bexiga e uretra – não modificam a urina ao longo do caminho, ao contrário, elas armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.
 Sistema Reprodutor Feminino
O aparelho reprodutor feminino, ou sistema reprodutor feminino, é formado por dois ovários, duas tubas uterinas, também conhecidas como trompas de Falópio, um útero, uma vagina e uma vulva.A vagina é um canal de 6 a 10 centímetros de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero ao genital externo, conhecido como vulva. O útero une-se aos ovários pelas trompas, que têm extremidades formadas por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos das trompas fazem com que os óvulos, produzidos nos ovários, sejam transportados pela trompa.Uma vez por mês, ocorre a liberação de um óvulo, após um processo de desenvolvimento e maturação. Essa massa celular transforma-se em corpo lúteo ou amarelo. Quando não ocorre a fecundação, esse corpo lúteo percorre o caminho da trompa até o útero e é eliminado junto com a camada interna do útero, chamada endométrio, formando a menstruação.Quando o corpo lúteo é fecundado por um espermatozoide que alcança a trompa, forma-se uma nova célula, com dois pró-núcleos, que se desenvolve e tem suas células multiplicadas, tornando-se depois uma mórula, em seguida um blastocisto e, finalmente, um embrião, que irá se fixar no útero e iniciar seu processo de desenvolvimento ao longo da gestação.
 Sistema reprodutor masculino
O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.
Testículos: Nos testículos ocorre a produção de espermatozóides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino).
 Epidídimo: É no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozóides, além disso, este ducto também armazena os espermatozóides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).
Ductos deferentes: Os ductos deferentes têm a função armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.
Vesícula Seminal:As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados.
Próstata:A próstata é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen. 
 Pênis:É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.
 Uretra:Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e espelir o esperma durante o processo de ejaculação.

Continue navegando