Buscar

Biomoléculas e sua importância para a vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biomoléculas e sua importância para a vida
Biomoléculas são compostos químicos sintetizados, pelos seres vivo que participam da estrutura e do funcionamento do organismo vivo. A célula para sua sobrevivência, necessita realizar uma série de reações metabólicas, entre essas reações citamos: respiração celular, digestão, divisão, secreção celular e síntese de proteínas, de lipídios entre outras. Para que essas reações ocorram é necessária a presença de moléculas, que chamamos de biomoléculas. Essas biomoléculas atuam como unidade construtora das células animais, são elas: água, carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos, conhecidos como DNA e RNA. Todas essas biomoléculas são formadas basicamente, oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio. Para realizarmos qualquer atividade física precisamos deles, cada nutriente tem seu papel importante para a prática de exercícios.
A prática de atividade física traz benefícios à saúde, entre eles, o aumento do gasto energético, diminuição de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, diminuição de estresse. A alimentação prepara o organismo para o esforço, fornecendo nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e seu objetivo.
 A água é composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, conhecido como H²O, importante para a hidratação do nosso corpo. Perdemos cerca de 2 litros de água por dia, por isso é indicado que ingerimos também 2 litros de água por dia, o restante poderá ser consumido por meio dos alimentos, em caso de práticas de exercícios é indicado também o uso de isotônicos.
Os lipídeos, é uma reserva energética e são armazenas em células especializadas. São também importantes na manutenção da temperatura corporal, e principais componentes das membranas celulares. Os principais grupos dos lipídeos são os ácidos graxos, que são os lipídeos de reserva energética, os fosfolipídios que são os componentes das membranas celulares e os esteroides que é o colesterol, também responsável pela síntese de vários hormônios, como a testosterona o estrogênio e a progesterona.
Ao realizar uma atividade física para perda de gordura devemos reduzir a ingestão de lipídeos na dieta. Não deve ser consumido no início dos treinos alimentos rico em gorduras, para melhores resultados.
Os alimentos como carne, ovo, leite são ricos em proteínas, não devem ser ingeridos antes das atividades físicas pois tem uma digestão mais demorada, podendo provocar desconforto estomacal durante a execução do exercício. E logo após os exercícios também não é recomendado, devido a prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gasto nos esforços. Os alimentos proteicos devem ser consumidos de forma fracionada, para que haja maior aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.
Os carboidratos são os principais combustíveis celulares, servem de matéria prima para a produção de glicogênio muscular que é a primeira e principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Possuem também função estrutural, e participam do processo de reconhecimento celular, são encontrados como forma de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
 A dieta deve de um praticante de atividades físicas como de um sedentário deve ser composta na sua maioria por alimentos composto de carboidratos como, arroz, batata, macarrão e pão.

Continue navegando