Buscar

caso concrreto do 1 ao 3 de constitucional 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 1
 O município de Parués, no Estado Anaguá, fica na margem esquerda do Rio Ituiruaçú e faz divisa com o município de Erolim, que fica no Estado vizinho de Rocilom, na margem direita do mesmo rio. O caudaloso rio sempre foi a principal fonte de peixes para a alimentação das populaçõeslocais. Certo dia os moradores são surpreendidos com a notícia de que a empresa HOTEL S/A comprou vários hectares de terra na região para criar um Resort na localidade. Um grande empreendimento imobiliário que inclui, entre outras coisas, o uso do Rio Ituiruaçú como local para prática de esportes radicais aquáticos. As autoridades dos dois Estados iniciaram uma briga para saber de quem era a responsabilidade pela fiscalização, controle e pelas autorizações ambientais para o empreendimento.
Considerando a art. 23 parágrafo único da Constituição Federal que diz:
?Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: (...)
Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem -estar em âmbito nacional.?
E ainda a Lei complementar n.º 140/2011 que fixa normas para União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas relativas à proteção do meio ambiente, responda: Como solucionar a referida contenda?
RESPOSTA
A questão envolve o conflito material de competencia. Segundo a CF a competencia para omeio ambiente constitui competencia material comum entre a união os Estados a Distrito Federal e os municipios (9 art 23, inciso VI).
A constituição federal estabelece dispositivo para que a lei complementar Federal que estabeleça normas de cooperação entre os entes que integram a federação. A colizão de interesses dos Estados no que conserve na definição da copetencia para as ações administrativas relativas ao meio ambientes esta definida na lei complementar 140/2011 ( art 7, XIV, alinea ´´e´´). Conforme a lei complementar a competencia é da união, no caso de lincenciamento ambiental de empreendimentos e atividades localizadas ou dezenvolvidos em dois ou mais Estados.
Semana 2
O BREXIT ANIMOU MOVIMENTOS SEPARATISTAS NO BRASIL (Disponível em : http://www.bbc.com/portuguese/brasil -36720198) Líderes de movimentos sep aratistas brasileiros veem no res ultado do plebiscito no qual os britân icos votaram pela saída do Reino Unido d a União Europeia um bom momento para con quistar novos adeptos. Eles não são necessariamente novos - a maioria surgiu nas décadas de 8 0 e 90, como "O Sul é meu País" e o Grupo de Estudos para o Nordeste Independente (Gesni), fundamentados em um h istórico de revoluções como a Praieira (18 50), e as guerras do Contestado (1912) e dos Farrapos (1845), entre outras. Há m ovimentos mais recentes, que afirmam ter "ares mais mo dernos", inspirados nas demandas da Catalunha e da Escócia - caso do Movimento São Paulo Livre, criad o logo após as eleições presidenciais de 2014. Considerando os temas estudados na aula, analise criticamente estas iniciativas separatistas. 
Resposta: O estado Brasileiro adotou como um modelo a f orma federati va, os Estados Federais n ão admitem a separação da sua unidade federativa os membros que entregam a federação nem mesmo de religiões que agregam e m determinados entes na fe deração, em virtude d o principio d a indisolubidade.A Constituição Federal colocou como clausula pétrea explicita a forma a Federativa do Estado, o que impedi o uso de emendas con stitucionais que tem por fim aboli a federação. A situação que União Européia vivia não guarda delação com o Brasil, a u nião Eu ropéia é uma confederação de Estado independentes que se unirão para a proteção comercial econômica e da segurança da região neste caso os Estados são independentes e soberano admitindo a saída d a União da Européia.
Semana 3
A cidade brasileira de Porumberá do Estado de Maueré faz divisa com a cidade de Cambraio del Sol, no Paraguai. Desta forma, Brasil e Paraguai, naquela localidade, têm como fronteira nacional apenas uma estrada que os separa. O prefeito de Porumberá, sabendo que muitos de seus munícipes trabalham na cidade vizinha, em solo paraguaio, a fim de facilitar a vida de seus naturais, entrou em contato com o prefeito de Cambraio del Sol para assinarem um acordo de cooperação para emissão de vistos de trabalho, o que facilitaria muito a vida dos brasileiros por lá empregados. O prefeito de Cambraio del Sol adorou a ideia e informou que além dele o próprio presidente do Paraguai viria à cidade para a cerimônia de assinatura do referido acordo e fazia questão de assiná-lo também. O governador de Maueré, sabendo da iniciativa do prefeito brasileiro, informou que além de também estar presente à ce rimônia e assinar o acordo, iria entrar em contato com a Presidência da República do Brasil e convidaria o Chefe do Executivo brasileiro para o evento e assinatura do documento. Contudo, ficou em dúvida se, ao convidar o chefe do Executivo, ele mesmo o governador, não seria ?ofuscado politicamente?. Resolve então consultar a Procuradoria do Estado para resolver a questão. Você é o(a) Procurador Geral do Estado de Maueré. Como orientaria o governador neste caso? 
Resposta: O procurador deverá emitir parecer tecnico informando ao governador que , apesar de relevante a ideia do acordo e nos possiveis resultados favoráveis as populações, ou mesmo não pode ocorrer. Conforme a C.F compete a união manter relações com Estados estrangeiros e, especificamente ao presidente da Republica celebrar acordos internacionais que deverão ser submetidos o referendo do congresso nacional.
Semana 4
Veja a notícia abaixo: ( Disponível em : http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,rio-pede-r-14-bilhoes-ao-governo-federale-negocia-intervencao-branca,10000080737 ) Rio pede R$ 14 bilhões ao governo federal e negocia ?intervenção branca?. Sem capacidade financeira para pagar suas contas, governo do Rio tenta convencer Temer a liberar um novo socorro, e aceitaria a indicação de um nome para gerir as finanças do Estado; equipe econômica resiste a uma nova ajuda Considerando a teoria constitucional , o que se entende por ?Intervenção Branca? ?
Resposta:

Outros materiais