Buscar

Destilação de Petróleo e Processos Associados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Qual é a importancia da temperatura na destilação do petroleo.
É através da temperatura que podemos obter as diversas frações do oléo crú (petroléo) em função dos diferentes ponto de ebulição.
Como o controle de pressão impacta na destilação do petroléo 
Quando maior pressão na torre, diminui o ponto de ebulição, consequetimente usa menos énergia para atingir o ponto de ebulição.
Defina pressão de vapor.
É o ponto de equilibrio termodinâmica em que a quantidade das particulas que vaporiza é a mesma quantidade de particula quee condesam.
O que a pressão de vapor tem haver com a destilação do petroléo
É evitar que as particulaaaaaa mais leves que não foram vaporizadas ou que não atingiram seu ponto de ebuição ou estao proxima vaporizem eos mais pesados fiquem retidos nos pratos.
Qual a influencia da vazão de refluxo numa coluna de destilação
E manter a transferência de massa e de enérgia
Qual a finalidade do emprego do DEA no processo do refino do petróleo
É o processo de remoção de H2S de frações gasosas do petroléo.
O que são mercapitanas
É uma espécie de álcool de enxofre. 
Está entre os principais responsáveis pelo mau cheiro do alho. o mercaptanomé adicionado ao gás de cozinha, ao qual proporciona o odor desagradável característico quando há vazamento, já que os gases combustíveis que o constituem, predominantemente o propano e o butano, são inodoros. É um dos gases relevantes da flatulência humana.
2 – é um composto que possuem um grupo funcional formado por enxofre e hidrogenio (-SH) – grupo tiol e grupo sulfidrila.
Qual o fundamento da ação dos desemulcificantes: O liquido do refluxo que desce da torre, faz com que ocorra o arraste dos mais pesados, aumentado a concetração de leves no topo, isso ocorre devido a transfrencia de massa e calor.
Onde empregamos a osmose
Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).
A osmose ocorre em vários sistemas da natureza. Nas células do corpo humano, a osmose é um processo de extrema importância. A concentração de sais nas células, por exemplo, é controlada pelo sistema de osmose. Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo. 
As principais aplicações da osmose reversa são as seguintes:
Na dessalinização de águas salobras. Tem sido usado no nordeste do Brasil como solução para a problemática da seca nessa região;
Na indústria, é utilizada na fabricação de alguns tipos de bebidas, como certas águas minerais;
Na área da saúde, recebe destaque, principalmente, nos processos de hemodiálise;
Na agropecuária utiliza-se a osmose reversa na dessedentação de animais, na irrigação e hidroponia. Embora neste setor, ainda haja pouca difusão da técnica.
Atua ainda em outras áreas distintas como geração de energia e biotecnologia.
Descorra sobre coqueamento retardado
É um processo de produção de coque a partir de cargas bastante diversas, como o óleo bruto reduzido, o resíduo de vácuo, o óleo decantado, o alcatrão do craqueamento térmico, e suas misturas.Com a aplicação de condições severas de operação, moléculas decadeia aberta são craqueadas e moléculas aromáticas polinucleadas, resinas e asfaltenos são coqueados, produzindo gases, nafta, diesel, gasóleo e principalmente coque de petróleo.
Cracking ou Craqueamento O processo de craqueamento quebra as molécula de hidrocarbonetos pesados convertendo as em gasolina e uma série de destilados com maior valor comercial. Os dois tipos principais de craqueamento são o térmico e o catalítico.
•Polimerização-éoopostodocraqueamento,istoé,moléculasdehidrocarbonetosmaislevesqueagasolinasãocombinadascommoléculassemelhantesparaproduzirgasolinacomaltoteordeoctano(hidrocarbonetocom8carbonos),deelevadovalorcomercial.
•Alquilação-Oprocessoconvertemoléculaspequenasemmoléculasmaislongas,comoasquecompõemagasolina.Diferedapolimerização,poisnesteprocessopodemsercombinadasmoléculasdiferentesentresi.
•Dessulfurização-Oóleocruederivadospodemconterumacertaquantidadedecompostosdeenxofre,comogássulfídrico,mercaptanas,sulfetosedissulfetos.Diversosprocessossãousadosparadessulfurizaressesprodutos,dependendodotipodeenxofrepresenteedaqualidadedesejadaparaoprodutofinal.
•DessalinizaçãoMuitosprocessossãoutilizadospararemoversaleáguadoóleocru
Tiposderecheio:
•Randômicos
–Sãoaquelescolocadosdentrodaseçãosemapreocupaçãonoarranjoqueelesformarão,ouseja,elessãolançadosaoacasodentrodatorre.
•Estruturados
–Sãoaquelesquepodemsercolocadosnatorredeumaformaordenadaouarrumada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes