Buscar

Exercícios de fixação para aprendizado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: CEL0493 - HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL 	201609012046
 
Ref.: 201609032735	
 Código de referência da questão.1a Questão
Ao longo da primeira unidade do curso, discutimos sobre o papel do cristianismo entre a Antiguidade e Idade Média. Ainda que a religião em seu cunho ortodoxo tenha sido adotada oficialmente por Imperadores como Constantino e Teodósio, isto não impede sua contestação e dificuldades para se estabelecer junto aos novos reinos no espaço europeu ocidental. Sobre as dificuldades e estratégias desta Igreja Cristã, reconhecida como ortodoxa, nos reinos germanos sucessores do Império Romano do Ocidente devemos sinalizar que:
	
a igreja passa por uma crise clara pela falta de apoio institucional. No Ocidente, seus sinais ficam restritos ao entorno da cidade de Roma.
 Certo	
apesar de afirmar uma ortodoxia no seu discurso, a Igreja passa a ser um instrumento importante da elites locais em negociação com os novos poderes políticos e militares nos reinos germânicos
	
a igreja mudou sua forma de agir, por isso se fala em um cristianismo pagão, ou impuro durante a Alta Idade Média, período tratado como obscuro pela historiografia.
	
a igreja se opõem frontalmente aos reis bárbaros, possibilitando a ascensão de poderes locais como pode ser visto com os capetíngios e o o reino de Castela.
	
substitui o império como maior força institucional unificada, passando a ser o poder realmente reconhecido e sob o qual os reinos germânicos buscam apoiar-se.
 
Ref.: 201609750201	
 Código de referência da questão.2a Questão
A passagem da Antiguidade romana para a Idade Média foi marcada por profundas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. A respeito deste período podemos afirmar:
	O processo de migrações bárbaras se deu durante um período específico, marcado pela conquista de territórios estratégicos dos romanos que não conseguiram resistir ao poderio da cavalaria bárbara e sucumbiram em poucos anos
	O processo de invasões bárbaras foi muito intenso, marcado por grandes lutas e batalhas que os bárbaros venciam por serem mais agressivos e violentos que os romanos, especialmente impiedosos com mulheres e crianças
	O processo de migrações germânicas foi entendido pela historiografia como sendo um período que põe fim ao império Bizantino, pois os bárbaros participavam dos exércitos com muito vigor e entusiasmo para se tornarem grandes generais.
	O processo de invasões germânicas foi pontual, pegando os romanos desprevenidos, posto que seus exércitos estavam voltados para as disputas nas guerras médicas
 Certo	O processo de migrações germânicas ocorreu de forma lenta e gradual marcado, especialmente numa fase inicial, por trocas econômicas e culturais e mesmo pela participação destes povos no exército romano
 
Ref.: 201609031536	
 Código de referência da questão.3a Questão
1- Durante muito tempo o Império Romano conviveu com os povos germanos. Muitas fileiras do exército romano, quando não unidades inteiras, eram compostas pelos chamados "bárbaros". Essa aproximação não constituiu um problema, ajudando o Império Romano Ocidental a se manter por um tempo, vindo a cair em 476 d.C., com a tomada de Roma pelos Hérulos. Considere as afirmativas abaixo:
I. - Migrações (até o século V) - corresponde ao período em que se os povos ditos "bárbaros" migraram, de forma lenta e pacifica para o território do Império Romano.
II. Invasões (a partir do século V) - corresponde ao período em que os povos bárbaros invadiram o Império Romano, por meio de infiltrações violentas e brutais.
III. Mudança de caráter - o que modificou o caráter das infiltrações germanas de migrações para invasões foi de ordem externa com a chegada, à Europa, dos hunos, vindos da Ásia Central. Fugindo dos hunos, boa parte dos ostrogodos emigrou em direção ao oeste europeu, para a região ocupada por outro grupo de germanos, os visigodos, desencadeando as sucessivas invasões.
IV. Germanização - Havia acordos com os povos germanos, permitindo-lhes fixar-se dentro das fronteiras do Império. Muitos desses germanos chegaram a ingressar em unidades auxiliares do exército romano, somando forças na defesa das fronteiras de Roma, atingindo alguns postos de comando.
V. Os romanos se adaptaram totalmente ao sistema cultural germano, facilitando as primeiras interações, mas transformando-se num erro frente a mudança do caráter das infiltrações germanas.
Sobre as infiltrações germanas, podemos considerar corretas:
	Somente II-III-IV
	Somente III-IV-V
 Errado	Somente I-IV
 Certo	Somente I-II-III-IV
	Somente I-IV-V
 
Ref.: 201609035805	
 Código de referência da questão.4a Questão
"Já que quase todas as nações bárbaras beberam sangue romano e rasgaram nossas entranhas, por que será que nosso Deus entregou o mais poderoso dos Estados e o povo mais rico, que leva o nome de romano, ao forte domínio de inimigos que eram tão fracos? Por que? A menos que reconheçamos [...] que é uma questão de mérito, e não de força [...]." 
(Biblioteca de História Universal LIFE. Os Povos Bárbaros na História, 1970.) 
O texto refere-se à hostilidade dos romanos em relação aos povos bárbaros e à idéia de que os bárbaros representavam castigo divino pelos pecados de Roma. Marque a assertiva correta sobre o contexto apresentado pelos historiadores em relação às invasões bárbaras.
 Certo	
Os bárbaros foram tão importantes para a formação da Europa atual que muitos lugares ainda têm nomes originários dos grupos que os ocuparam, a exemplo dos francos que formaram a atual França.
 Errado	
Os romanos chamavam de bárbaros todos os povos que viviam fora de seu território independente de falarem também o latim
	
Os germanos - subdivididos em anglo, saxões, lombardos, francos e muçulmanos foram o principal e mais numeroso grupo bárbaro a invadir o Império Romano.
	
Com o aumento do número de soldados, algumas fronteiras ficaram desprotegidas o que facilitou a penetração de povos bárbaros no território romano.
	
Os hunos, diferentemente dos germanos, entraram de forma pacífica nos limites do Império Romano, sendo inclusive, alguns deles, aceitos como soldados.
 
Ref.: 201609035658	
 Código de referência da questão.5a Questão
Assinale a alternativa correta a respeito das transformações originárias das relações entre romanos e germanos.
	
Entre o sistema pastoril e aldeão germânico e o militarmente poderoso escravismo romano, somente seria possível um tipo de relação: o conflito armado que originou o poder imperial.
	
O confinamento dos germanos para além das fronteiras, onde deviam combater os hunos e outras invasões, impediu a continuidade dos intercâmbios com os romanos.
 Certo	
O intercâmbio entre romanos e povos germânicos produziu influências sociais, culturais, políticas e ideológicas que modificaram as instituições e contribuíram, mais tarde, para a formação das instituições feudais.
	A mescla de instituições romanas e germânicas somente ocorreu após a queda do Império e a formação dos reinos bárbaros.
	
A interrupção das relações de cordialidade de Roma para com os germanos provocou as invasões de vândalos e visigodos desde o século II.
 
Ref.: 201609750213	
 Código de referência da questão.6a Questão
A respeito do período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média a historiografia tem questionado alguns termos tradicionalmente utilizados. A este respeito marque a alternativa correta:
 Certo	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por migrações germânicas buscando enfatizar o caráter migratório do processo, além de evitar assumir uma perspectiva romana e parcial da história
	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por invasões germânicas enfatizando o caráter de invasão de povos que não tinham contato com Roma e tomaram o Império a partir de violentos combates
	Os termos invasões germânicas tem sido substituídos por invasões bárbaras buscando enfatizar
o caráter migratório do processo, além de ressaltar as características violentas dos povos do norte
	Os termos migrações bárbaras tem sido substituídos por invasões bárbaras buscando enfatizar o caráter bárbaro do processo, onde muitas Igrejas católicas foram destruídas por povos sem fé ou religião
 Errado	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por migrações bárbaras, enfatizando o caráter migratório de povos bárbaros, sem uma cultura definida e com características de violência natural
 
Ref.: 201609097960	
 Código de referência da questão.7a Questão
Assim como a Antiguidade foi exaltada pelos renascentistas, a Idade Média foi, conforme a expressão do historiador Roberto Lopes, "a grande caluniada", pois foi chamada de "idade das trevas", "longa a noite de mil anos", dentre outros adjetivos pejorativos. Essa visão, hoje, é contestada por muitos historiadores que afirmam ser o feudalismo e outras instituições medievais a resposta mais adequada que a sociedade daquele período encontrou para enfrentar seus problemas. Sobre a Idade Antiga e a Época Medieval, considere as afirmativas abaixo:
 I - Na Idade Média, em razão da fraqueza do poder real, os laços de dependência (como os que uniam os suseranos aos vassalos e os senhores aos servos) foram um importante elo de ligação da sociedade européia, que se contrapunha às várias forças desagregadoras, como a economia praticamente auto-suficiente, as guerras e a dificuldade de comunicações;
II - Assim como o pensamento de Platão e de Aristóteles são uma forte referência à filosofia política até os dias de hoje, a democracia ateniense representou a forma mais apurada de igualdade e de participação política das classes sociais, sendo utilizada pelos senhores feudais no trato com seus vassalos durante o medievo;
III - O Cristianismo, tão forte na Idade Média, teve sua origem no Império Romano. Nascido no período de Augusto, foi perseguido violentamente por Constantino, por meio do Edito de Milão, e por Teodósio, para ser posteriormente aceito e oficializado por Diocleciano;
IV - A perseguição aos cristãos decorria do fato de que estes se opunham à religião oficial de Roma, a várias instituições romanas e ao culto ao imperador. Séculos depois, a Igreja Católica recorria às mesmas práticas para enfrentar as heresias, as religiões nascentes ou mesmo pessoas que detinham conhecimentos que fugiam do saber oficial monopolizado pelo clero. Por isso, várias parteiras e curandeiras foram queimadas como bruxas.
V - Dentre as importantes contribuições culturais do medievo, podemos citar: as instituições jurídicas e a arquitetura funcional de Roma católica; os estilos arquitetônicos romântico e gótico europeus; os cantos gregorianos, na música; na literatura, obras como A divina comédia, de Dante Alighieri.
São corretas:
 Certo	Somente as afirmativas I - IV - V
 Errado	Somente as afirmativas I - II - IV - V
	Somente as afirmativas II - III - IV - V
	Somente as afirmativas I - III - IV
	Somente as afirmativas I- II - III
 
Ref.: 201609030735	
 Código de referência da questão.8a Questão
Qual a língua que possuía hegemonia na Europa Medieval em termos de cultura erudita?
 Certo	Latim
	Gaélico
	Não há hegemonia de uma língua.
	Inglês
	Grego

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais