Buscar

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE LEITURA (FÁBULAS) ATIVIDADE II PROJETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
PAIEF/ UNIRIO/ CEDERJ
DISCIPLINA: SEMINÁRIO PRÁTICAS EDUCATIVAS 6
Atividade Complementar Curricular
Coordenação: Profª Dra. Maura Esandola Tavares Quinhões
Tutor: Prof. Marcelo Vidal
ATIVIDADE II
Projeto de Criação de uma Prática Leitora em Sala de Aula
	Aluno (a): PRISCILA MARTINS LUNARDI
E-mail: pri_lunardi@hotmail.com
Polo: VOLTA REDONDA/ RJ
Cidade em que reside: RESENDE/ RJ
	Matrícula: 20042603360
Telefone: (24) 9 9995-1879/ (24) 98160-4365
Data: 05/ 06/ 2017
INTRODUÇÃO
As fábulas são histórias curtas, cujos personagens são quase sempre animais que transmitem ensinamentos e levam à reflexão sobre os modos de agir, de relacionar-se com o outro e como lidar com as situações que a vida nos impõe. Desta maneira, possibilita educar e ao mesmo tempo desenvolver a imaginação infantil.
Através de uma atividade com fábulas, o professor pode despertar nos alunos o hábito da leitura, da escrita, da interpretação, da produção textual, da ilustração, da descoberta das mensagens implícitas e explícitas nos textos.
Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório linguístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, é possível desenvolver estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático a fim de promover o hábito da leitura. Neste, o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos. 
É prazeroso trabalhar com fábulas, interpretá-las, conhecer tudo o que se esconde na fantasia de cada texto, se envolver no que se encontra por trás de cada de leitura, questionar os valores, analisar as mensagens trazendo para as nossas vidas. 
Portanto, o tema fábulas desperta nos alunos o gosto pela leitura através do lúdico além de desenvolver valores éticos e morais que esperamos que coloquem em prática no ambiente escolar e em suas vidas.
Para iniciar um projeto de prática de leitora com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, sugiro iniciar com a fábula “O leão e o ratinho”.
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto.
Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato suplicou:
- Ora, veja bem, se o senhor me poupasse, tenho certeza de que um dia poderia retribuir seu gesto de bondade...
Apesar de rir por achar ridícula e improvável tal possibilidade, ainda assim, como não tinha nada a perder, ele resolveu libertá-lo.
Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Assim, preso ao chão, amarrado por fortes cordas, completamente indefeso e refém do fatídico destino que certamente o aguardava, sequer podia mexer-se.
O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
- O senhor riu da simples ideia de que eu, um dia, seria capaz de retribuir seu favor. Mas agora sabe que, mesmo um pequeno Rato, é capaz de fazer um grande favor a um poderoso Leão...
Moral da história 1: “Não podemos julgar a importância de um favor, pela aparência ou status de seu benfeitor.”
Moral da história 2: “Nenhum ato de gentileza é coisa vã.”
	Nesta fábula em que os personagens são o Leão e o Rato, vivenciam uma situação vivida na floresta, podemos desenvolver valores como o da amizade, confiança, cooperação, gentileza e solidariedade.
PROJETO DE LEITURA
Objetivos: 
Promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero textual;
Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler, escrever, produzir, ilustrar;
Discutir sobre fábula;
Proporcionar momentos para que os alunos deem opiniões e façam seus comentários desenvolvendo seu senso crítico e oralidade;
Envolver os alunos na leitura, escrita, interpretação e no desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como: dramatizações, produções, de textos, ilustrações e desenhos;
Fazer reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas;
Desenvolver habilidades de leitura, por meio da leitura de fábulas e interpretação de texto;
Conhecer alguns significados de palavras;
Produzir pequenos textos;
Perceber e comparar a finalidade de um texto;
Identificar características de alguns animais;
Conhecer características do lugar onde se passa a história;
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes.
1ª atividade: Iniciar com uma roda de leitura, contando fábula “O Leão e o Rato”, conversar com os alunos sobre os personagens, quem são, onde se passa a história, o que pensam sobre a atitude dos personagens quais ensinamentos este texto proporciona e fazer questionamentos sobre o que é uma fábula, se conhecem alguma fábula, qual conhecem.
2ª atividade: Ilustrar a fábula “O Leão e o Rato” representando os personagens, cenário, espaço, tempo, através do desenho.
3ª atividade: Pesquisar sobre o gênero e como surgiu. Trabalhar a biografia dos mais conhecidos autores de fábulas. Quem foi Esopo? Quem foi La Fontaine? Quem foi Monteiro Lobato? Quais são as principais características das fábulas?
4ª atividade: Pesquisar com os alunos outras obras do gênero textual fábulas e solicitar que levem para a sala de aula alguma fábula. 
5ª atividade: Realizar nos momentos de roda de leitura, a leitura compartilhada em que cada aluno fará a leitura da fábula escolhida por ele. Todos farão a reflexão coletiva e discussão sobre a moral de cada história e os ensinamentos que elas trazem para nós. Observar que fábulas diferentes possuem o mesmo ensinamento e/ou ensinamentos parecidos. Realizar um mural com as frases que representam as fábulas e realizar a ilustração.
6ª atividade: Produzir um texto através da reescrita de uma fábula escolhida pelo aluno, realizando as mudanças que ele faria na história, pensando em um final diferente para a fábula.
7ª atividade: Dividir os alunos, em duplas ou trios, e escolherão uma fábula para realizarem uma dramatização da história escolhida para a turma.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É possível também realizar atividades interdisciplinares utilizando as fábulas trabalhadas em sala de aula, como por exemplo, pesquisar sobre as características dos animais citados nas histórias, utilizar situações descritas nas fábulas como temas para realizarem problemas matemáticos, explorar temas como as estações do ano, realizar atividades de gramática e ortografia, dentre diversas possibilidades que o tema nos oferece.
	 Eu, em minha experiência e prática pedagógica, gosto muito de explorar esse gênero textual. Recentemente desenvolvi uma sequência didática sobre o tema para trabalhar com meus alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e obtive excelentes resultados, pois despertou nos alunos a curiosidade sobre o gênero e recebi o retorno de muitos pais e responsáveis, dizendo que as crianças estavam solicitando livros de fábulas. Consequentemente, percebi a melhora na leitura dos alunos, entonação, pontuação, fluência, além de despertar o gosto e prazer pela leitura.

Outros materiais