Buscar

apol as duas 100 (Anexos)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - pol sociedade familia e instituicao escola.docx
Questão 1/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte afirmativa: 
“A formação [docente] não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓMEZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed., p. 15-34. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 25.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre ser profissional da educação na atualidade, é correto afirmar que:
		
		A
		Ser profissional da educação hoje é acima de tudo saber conservar as características do modelo tradicional de ensino.
		
		B
		Compreende-se que o professor deve deixar de ser aprendiz para ocupar-se totalmente em lecionar.
		
		C
		Admite-se que o professor nunca está pronto, acabado, mas, sempre em processo de (re)construção de saberes.
		
		D
		A formação do professor está completa quando ele conclui o curso específico em nível superior.
		
		E
		Os processos formativos de um professor findam quando ele consegue o doutoramento em sua área de atuação.
Questão 2/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia a seguinte afirmação:
“[...] a formação do professor [...] não é tarefa que se conclua com estudos de conteúdos e de técnicas, num curso de graduação. É uma aprendizagem que se faz num contínuo, possibilitando, ao mesmo tempo, a articulação entre a formação inicial, a continuada e as experiências vividas pelo professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ENS, Romilda Teodora. Significados da pesquisa segundo alunos e professores de um curso de Pedagogia. 2006, 138f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. p. 20.
Conforme os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, assinale a alternativa que apresenta as duas especificidades da profissão docente que parecem diferenciá-la das demais profissões:
		
		A
		Especificidade educativa e especificidade profissional
		
		B
		Especificidade matemática e especificidade linguística
		
		C
		Especificidade estudantil e especificidade trabalhista
		
		D
		Especificidade tradicional e especificidade inovadora
		
		E
		Especificidade acadêmica e especificidade pedagógica/humanista.
		
		
		
Questão 3/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com o fim do Regime Militar e a reabertura democrática, as unidades subnacionais e as antigas e as novas formas de organização da sociedade civil, encontram espaço para fortalecer a si e às instituições democráticas; promover a descentralização e criar novos canais de inter-relação entre os entes federados e entre estes e novos atores sociais. Nesse contexto, a Constituição de 1988 institucionaliza diretrizes que marcam a ascensão de um novo modelo de gestão das políticas públicas baseado na descentralização política e administrativa da União para as demais unidades federadas, na responsabilidade do Estado, na participação da população, na formulação e controle em todos os níveis de governo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SCHMIDT, Vera Viviane. Sociedade civil organizada: Políticas públicas e políticas de saúde no Brasil. INTERthesis, Florianópolis. v.3, n. 1, p. 1-28, jan./jun. 2006. p. 3.
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil a respeito da democratização da gestão pública e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações brasileiras, é correto afirmar que:
		
		A
		Apesar da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações, é necessário que o mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira capaz de redefinir e alterar as relações entre o Estado e a sociedade.
		
		B
		A institucionalização dos Conselhos Gestores no processo de deliberação e controle social não está relacionada com a democratização da gestão pública no Brasil.
		
		C
		A existência, na Constituição Federal e em todas as legislações brasileiras, da exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas é condição suficiente para a garantia e a funcionalidade da democratização da gestão pública.
		
		D
		Na Constituição Federal e em diversas legislações vigentes no Brasil, não são tratadas as questões relativas à garantia da democratização e municipalização das políticas públicas.
		
		E
		A implementação, na Constituição Federal e nas mais diversas legislações brasileiras, da descentralização e municipalização das políticas públicas é um fator criado especificamente para corroborar com a ineficiência da democratização da gestão pública no Brasil.
Questão 4/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed., p. 15-33. São Paulo: Cortez, 2000. p. 19.
Considerando o texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre as concepções metodológicas acerca do trabalho que o professor exerce, relacione corretamente cada uma das concepções listadas a seguir às suas respectivas características:
1. Concepção tradicional da profissão docente.
2. Concepção contemporânea da profissão docente. 
( ) Ideia de trabalho docente como exercício de uma vocação, missão.
( ) Admite o professor como sacerdote do saber.
( ) Ideia de trabalho docente como exercício de um ofício, profissão.
( ) Necessidade de formação acadêmica e continuada do professor.
( ) Profissão de professor como atividade técnica e não de pesquisa.
 Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
		
		A
		1 – 1 – 2 – 2 – 1  
		
		B
		1 – 2 – 1 – 1 – 2
		
		C
		1 – 1 – 1 – 2 – 1
		
		D
		2 – 2 – 1 – 2 – 2
		
		E
		1 – 2 – 1 – 2 – 2
Questão 5/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte afirmativa:  
“A partir da Constituição Federal de 1988, os conselhos gestores tornaram-se instituições importantes no âmbito das políticas públicas. Decorrentes, sobretudo, dos princípios constitucionais que prescrevem a participação da sociedade [...], eles se disseminaram pelos municípios e estados brasileiros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Conselhos gestores de políticas públicas: Aspectos teóricos sobre o potencial de controle social democrático e eficiente. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 894-909, artigo 12, out./dez. 2015. p. 895.
Conforme os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, assinale a afirmativa que corresponde ao papel dos Conselhos Gestores na formulação das políticas públicas:
A
		Constituem-se em uma equipe de trabalho formada por políticos do governo federal
		
		B
		São os gestores políticos responsáveis por implementar todas as políticas públicas
		
		C
		São grupos sociais, desvinculados do governo, que trabalham em prol da população
		
		D
		Constituem-se em um canal de interação entre a sociedade e o governo
		
		E
		São grupos sociais, desvinculados do governo, que trabalham em prol da população
		
Questão 1/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Considere o seguinte extrato de texto: 
“[...] podemos reivindicar três funções indissociáveis para as creches e pré-escolas. Primeiramente uma função social, que consiste em acolher, para educar e cuidar, crianças entre 0 e 6 anos e 11 meses, compartilhando com as famílias o processo de formação e constituição da criança pequena em sua integralidade”. 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEAL. Franciele Clair Moreira Leal Silveira. Práticas cotidianas na Educação Infantil: Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf>. Acesso em 8 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil sobre educação e cuidado e a superação da dicotomia entre assistência e educação, é correto afirmar que:
		
		A
		É consenso que a ideia de “cuidado” não tem como ser incluída no conceito de “educar”, pois “cuidar” e “educar” são tarefas que até hoje são consideradas opostas entre si.
		
		B
		Atualmente, as creches precisam direcionar seu trabalho somente para o “educar”, isto é, para o fazer pedagógico, enquanto que as pré-escolas precisam se preocupar apenas com o “cuidar”, entendido apenas como “assistencialismo”.
		
		C
		O conceito de educar envolve somente as creches e as pré-escolas, tendo em vista que as crianças de 0 a 6 anos precisam de maior cuidado para garantir sua educação.
		
		D
		Estudiosos da área da educação salientam que a ideia de “cuidado” deve ser concebida de forma mais abrangente do que uma mera assistência à criança; é preciso incluí-la no conceito de “educar”, ou seja, algo que compreenda todas as atividades ligadas à proteção e ao apoio necessário ao cotidiano de qualquer criança.
		
		E
		Os trabalhos nas creches e nas pré-escolas precisam ser direcionados exclusivamente para o “cuidar”, entendido apenas como “assistencialismo”, e não para o pedagógico, visto que são crianças de 0 a 6 anos que necessitam somente desse cuidar que envolve amor e carinho por parte dos educadores.
Questão 2/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A educação das crianças de zero a seis anos tem em sua tradição a oferta em jornada de tempo integral em grande parte das instituições. Por trás dessa tradição, existem fatores de naturezas diversas e provavelmente complementares, como os socioeconômicos e os políticos”. 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAUJO, et al. Educação Infantil: Em Jornada de tempo integral dilemas e perspectivas.
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32831-seb-educacao-infantil-em-jornada-de-tempo-integral-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 8 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil a respeito do papel que as instituições de educação infantil ocupam na sociedade e das políticas que as envolvem, é correto afirmar que:
		
		A
		As políticas tímidas para a educação infantil ajudam a impulsionar o debate sobre o papel da educação sem necessidade de pressão, de cobrança.
		
		B
		A tradição da maioria das creches e pré-escolas para a população de baixa renda é marcada por um atendimento de primeira qualidade.
		
		C
		Atualmente, as escolas também ocupam o papel de liberação da mulher para o mercado de trabalho com a possibilidade de períodos de atendimento variados.
		
		D
		A questão da qualidade deve ficar centrada nos centros de excelência, uma vez que essas instituições garantem o atendimento gratuito a toda população.
		
		E
		A escola não é um recurso necessário como mecanismo de liberação da mulher para o mercado de trabalho; a escola deve se limitar à educação, para tal, precisa ficar alheia às necessidades das famílias dos infantes.
uestão 3/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[...] a criança não foi reconhecida historicamente como um sujeito capaz, racional e que tivesse condições de estabelecer seus próprios fins. Que essa caracterização do infante foi uma escolha baseada em condições históricas e econômicas que, à medida que a sociedade se modifica, novos condicionantes vão surgindo no contexto social e revelam condições de perceber as crianças sob novas perspectivas”. 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHIORI, Alexandre Freitas. O discurso da criança como sujeito de direitos: perspectivas para a educação física na infância.  <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/viewFile/1980-4512.2012n25p33/20363>. Acesso em 08 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil sobre a infância e valores e conceitos que giram ao seu redor, assinale a altiva correta:
		
		A
		Ao longo da história, as crianças sempre foram o principal objeto de atenção do mercado de consumo, o qual, sem pensar em lucros, sempre se preocupou em respeitar os limites, as necessidades e o pleno desenvolvimento do infante.
		
		B
		A história mostra que os infantes sempre tiveram os mesmos sentimentos e sempre foram alvos das mesmas preocupações.
		
		C
		Não há e não houve uma única forma de se compreender e de se relacionar com a infância, já que os sentimentos e os valores se alteram historicamente.
		
		D
		Uma mesma sociedade terá uma mesma constituição econômica, cultural e social, não alterando as relações que envolvem a infância.
		
		E
		Uma mesma sociedade, em seu tempo, comportará, a partir de sua constituição socioeconômica e cultural, um único modelo de infância, pois a criança é universal, com características comuns independente de qualquer outra variável.
Questão 4/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A discussão acerca da qualidade da educação remete à definição do que se entende por educação. Para alguns, ela se restringe às diferentes etapas de escolarização que se apresentam de modo sistemático por meio do sistema escolar. Para outros, a educação deve ser entendida como espaço múltiplo, que compreende diferentes atores, espaços e dinâmicas formativas, efetivado por meio de processos sistemáticos e assistemáticos”. 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, ago. 2009. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 08 abr. 2017.   
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil sobre a questão da qualidade da educação no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo qualidade não se traduz em um conceito único, universal e absoluto, já que diferentes setores da sociedade e diferentes políticas educacionais podem compreendê-lo de modo distinto.
II. O termo qualidade é único e absoluto, assim sendo, não depende de como os diferentes setores da sociedade e diferentes políticas
educacionais o compreendem.
III. Uma boa educação tem um custo e ele não é baixo; portanto, falar em qualidade na educação implica necessariamente discutir recursos para o seu financiamento. 
Está correto apenas o que se afirma em:
		
		A
		I e III
		
		B
		I e II
		
		C
		II e III
		
		D
		II
		
		E
		 I
Questão 5/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia a seguinte afirmativa: 
“[Segundo Steinberg, as] mídias sabem que construir uma Kindercultura pode render não apenas o consumo do presente – festas de aniversário, Natal, como estabelecer uma prática devida, um modo de viver integrado ao consumo como um hábito ou estilo de vida. A cultura massificada da mídia faz parte das culturas socializadoras das crianças e compartilha com as culturas infantis do universo imaginário da infância”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele esta disponível em: BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2028100.pdf>. Acesso em 14 dez. 2016. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Infância nas vozes das crianças: Culturas infantis, trabalhos e resistências sobre culturas produzidas para crianças, assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de kindercultura:
		
		A
		Esse conceito se refere a criar um estilo de vida infantil totalmente ligado à natureza.
		
		B
		Kindercultura é uma cultura que idealiza o aprender sem regras ou normas para o desenvolvimento integral da criança.
		
		C
		O conceito de kindercultura diz respeito a uma cultura que é passada para as crianças por meio de materiais didáticos criados exclusivamente para se trabalhar em sala de aula, tendo em vista o desenvolvimento integral e o bem-estar social do infante.
		
		D
		O termo kindercultura se refere a uma cultura que transmite às crianças informações de valores morais.
		
		E
		Kindercultura é uma cultura que anuncia uma nova ideia de infância a partir, basicamente, do consumismo.
		
		(?)
		
		(?)
		
		(?)
		
		(?)
		
(?)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais