Buscar

Trabalho de TGA Toyotismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introduzindo o Fordismo
O fordismo, foi idealizado por Henry Ford. A sistemática do fordismo é simples, mas extremamente inteligente, constitui-se num modo de produção baseado em inovações técnicas e organizacionais que se articulam, tendo em vista a produção em massa, ou seja, é um conjunto de mudanças nos processos de trabalho na linha de montagem que teve que ser mudado pelas formas de consumo social, o objetivo de Ford era uma produção mais barata e acessível às várias classes sociais da época. No caso da Ford o modelo de veículo chamado T, onde há a radical separação entre a concepção e a execução do trabalho fabril, onde a principal meta era reverter o quadro da crise fordista: a queda da produtividade e da lucratividade. Para colocar em prática o seu modelo, Ford elaborou três princípios básicos sobre a gestão da produção: 
• Princípio da intensificação: consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima, visando a rápida colocação do produto no mercado;
• Princípio da economicidade: consiste em reduzir ao máximo o volume de estoque da matéria-prima;
• Princípio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização e da linha de montagem.
Conceito de Pós – Fordismo
Uma nova fase do sistema capitalista começou a emergir, muitos rótulos foram criados, mas o termo pós-fordismo parece ser o mais apropriado e aceito, o pós-fordismo, foi também conhecida por alguns autores como Toyotismo. Em geral o pós-fordismo é conceito utilizado para definir um modelo de gestão produtiva que se diferencia do fordismo, no que se refere, em especial, a organização do trabalho e da produção. Assim, ao invés de centrar se na produção em massa, característica do fordismo, o modelo pós-fordista fundamenta-se na ideia de flexibilidade. Veremos este conceito mais à frente de forma mais especifica.
 Neo-fordismo
Segundo Harvey pode haver a combinação do fordismo com as novas tecnologias e os emergentes processos de trabalho. Tal abordagem tende a denominar este modelo supostamente flexível de neo-fordismo. Destacam-se como argumentos de uma concepção neofordista a idealização do fordismo no Japão, o forte controle existente até hoje nas organizações e a constatação que o fordismo existe até hoje em várias empresas modernas. 
 Apesar de ser dito por alguns que o fordismo é algo praticamente extinto na nossa sociedade, há uma grande quantidade de empresas que se utilizam dos princípios fordistas. Estas empresas empregam concomitantemente alguns princípios da especialização flexível e sua linguagem, onde paradoxalmente estes reorganizadores pós-fordistas falam o mesmo que os gestores do gerenciamento científico: controlar tempos mortos, reduzir trabalhos indiretos e diminuir estoques.
 A percepção é que fordismo, neofordismo e pós-fordismo são modelos que andam juntos e não se separarão por muito tempo, influenciando o mundo do trabalho.
O que é Toyotismo
E um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Tinha como elemento principal a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava. No toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilização tinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, no chamado Just-in-time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretendia-se que a qualidade dos produtos seja a máxima possível. 
Um pouco da historia
 Criado no japão, após a Segunda Guerra mundial pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fabrica da Toyota. Essa nova ideia espalhou-se a partir da década de 1960 por varias regiões do mundo. Surgiu em uma época em que a estrutura do capital estava em crise, onde o capitalismo buscava mudanças no próprio processo produtivo. 
Principais características 
Automatização
Just-in-time
Trabalho em equipe
Administração por estresse
Flexibilização da mão-de-obra
Gestão Participativa
Controle de Qualidade
Sub-contração 
Entendendo melhor Flexibilização
A flexibilização dos processos de trabalho e da produção- Ocorre com a automação e a consequente eliminação do controle manual por partir do trabalhador. A informática a análise de sistemas e a programação eletrônica passam a ser fundamental dentro das industrias e empresas.
Flexibilização e modalidade dos mercados de trabalho- Pressionando os trabalhadores passam a utilizar as mais diversas formas de trabalho: domestico, autônomo, de curto prazo, na hora, etc. Trata-se de formas de trabalho com baixo nível de especialização e quase nenhum direito trabalhista. 
Controle de qualidade no passado
O conceito do TQM (em língua inglês “total quality management), foi desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como W. Edwards Deminy, Joseph M. e Armand Feigentaum. 
 Mais foi no Japão que a qualidade total tomou formato que influenciou os empresários do mundo todo. Shigeru publicou um livro chamado Total Quality Control. A Toyota foi a primeira organização a empregar o conceito de TQM.
Entendendo este conceito
 Qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais, ou seja, representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas também da excelência da empresa. Tornou-se indispensável uma que:
Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes
Aumenta a produtividade
Reduz os custos internos
Melhora a imagem e os processos de modo continuo
Possibilita acesso mais fácil a novos mercados
Diante disto deve ser reavaliada periodicamente.
Princípios básicos
Total satisfação dos clientes
Desenvolvimento de recursos humanos
Constância de propósitos
Gerencia participativa
Aperfeiçoamento contínuo
 Garantia da qualidade
Delegação
Não aceitação de erros
Gerencia de processos
Disseminação de informações 
ISO
Significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization) localizada em Genebra na Suíça. A sigla ISSO é uma referência a palavra grega ISSO, que significa igualdade. 
 O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comercio internacional, ou seja, promover a normatização de empresas e produtos, para manter qualidade permanente.
 Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão da qualidade.
A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas representa o Brasil nas entidades internacionais de normalização técnica.

Outros materiais

Materiais relacionados

32 pág.
Seis Sigma

Colegio Sagrado Coracao De Jesus

User badge image

Geane Stauski

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes