Buscar

resumo 1 etapa

Prévia do material em texto

Etapa 1
Passo 4
A palavra empreendedor tem origem francesa e significa aquele que assume riscos e começa algo novo. O conceito de empreendorismo tem sido espalhado no Brasil, nos últimos anos, fortificando-se no final da década de 1990, quando foi criado o Sebrae e Softex, mas entre 2000 a 2010 foi um marco na consolidação do tema e de sua relevância para o pais. A maior parte dos negócios criados nos pais são tidos por pequenos empresários, o empreendedor precisa ficar atento ao ambiente de negócios, que ainda não é um dos mais estimulantes no Brasil, onde sempre busca desenvolver de forma continua, pois a concorrência aumenta conforme vai melhorando as condições para se empreender. 
Os empreendedores são pessoas diferentes, que possuem motivação, eles querem ser admirados e reconhecidos. O empreendorismo começou a ser tratado com uma grande importância no Brasil, só depois dos países desenvolvidos, seguindo seus exemplos, mas antes dos anos 90 não se falava em empreendorismo.
Há duas definições de empreendorismo, a primeira é o empreendedorismo de oportunidades, onde o empreendedor sabe onde quer chegar, a segunda é o empreendedor de necessidades onde o empreendedor é um aventureiro por estar desempregado.
O primeiro termo usado como empreendorismo foi tido ao Marco Polo, pois assinou um contrato com um indivíduo que possuía dinheiro para vender as mercadorias deles. Na idade média o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele gerenciava grandes projetos de produção. Já no século XVII o empreendedor tinha um acordo contratual com o governo onde realizavam algum serviço ou fornecia produtos. No século XIX e XX os empreendedores foram confundidos com frequência com gerentes e administradores, pois todo empreendedor deve ser um bom administrador, mas nem todo administrador é um empreendedor
O pensador Oxford Center acreditava que o empreendedor é semelhante ao administrador, já que eles tem as mesmas características, que são: demandas, restrições e alternativas. Onde demandas é o que tem que ser feito, restrições são os fatores internos e externos de uma empresa e alternativas são as opções que os responsável tem na determinação do que e de como fazer.
Com o crescimento do empreendedorismo, algumas ações foram desenvolvidas como:
* Programa de incubação de empresas e parque tecnológicas;
* Desenvolvimento de currículos integrados que estimulem o empreendedorismo em todos os níveis, da educação fundamental á pós – secundária;
* Programas e incentivos governamentais para promover a inovação e a transferência de tecnologia;
* Subsídios governamentais para criação e desenvolvimento de novas empresas;
* Criação de agencias de suporte ao empreendedorismo e á geração de negócios;
* Programas de desburocratização e acesso ao credito para pequenas empresas;
* Desenvolvimento de instrumentos para fortalecer o reconhecimento da propriedade intelectual, entre outros.
Alguns exemplos mundiais que se tornaram referenciam para a educação empreendedora:
* O currículo integrado do Babson College;
* Programa Cap Tem (Bélgica);
* Boule and Bill create an Enterprise (Luxemburgo);
* Período sabático.
Existem muitos mitos sobre empreendedor, um deles é que dizem que os empreendedores não conseguem trabalhar em equipe, mas na verdade eles são excelentes lideres, evitam riscos desnecessários, tem uma capacidade de ter visão e procura ter oportunidades para se aprimorar com o tempo.
No entanto, empreendorismo é o envolvimento de pessoas e processos que leva a transformação de ideias em oportunidades.
“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômico existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. Joseph Shumpeter (1949).
Para Kirzer (1973) o conceito de empreendedorismo é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência.
Concluindo assim que o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Com a definição de empreendedorismo terá seguinte aspectos: Ter iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz; Utilizar os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive e aceitar os riscos calculados e a possibilidades de fracassar.
O curso de empreendedorismo deverá focar:
* Na identificação e no entendimento das habilidades do empreendedor;
* Na identificação de oportunidades;
* Em como ocorre a inovação e o processo empreendedor;
* Na importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico;
* Em como preparar e utilizar um plano de negócios;
* Em como identificar fontes e obter financiamento para o novo negócio;
* Em como gerenciar e fazer a empresa crescer.
As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em três áreas: Habilidades técnicas; Habilidade gerenciais e Características pessoais.
Para Hisrich (1998) o processo de empreendedor é baseado em 4 fatores:
* Identificar e avaliar oportunidade
* Desenvolver o plano de negócios
* Determinar e captar os recursos naturais
* Gerenciar a empresa criada.
Mesmo sendo apresentada na ordem sequencial, não significa que é necessário que siga essa ordem.
Portanto, o empreendedor é influenciado no desenvolvimento econômico dos países, um empreendedor pode ser de fato um fenômeno natural, ou seja, pode-se tornar empreendedor por acaso, onde tem algumas características que são: visão, energia, projeção pessoal e prepotência, assim, o empreendedor consegue enxergar onde os outras pessoas jamais enxergariam, seu conhecimento é muito diversificado, estão sempre buscando deixar a sua marca em tudo o que faz.
ACHEI NOS TRABALHOS FEITOS
Na nossa autoavaliação percebemos que nem todos nos somos empreendedores, a maioria de nos é administrador. Entre 6, só 2 são empreendedores, aquele que cria e que faz as coisas acontecerem, que antes dos fatos acontecerem já sabe o que vai acontecer e que tem uma visão futura da organização. Um empreendedor tem ideias diariamente, e sempre inovadoras.
Já a maioria de nós nos denominamos administradores, porque não somos muitos de ter muitas ideias, preferimos estar relacionados aos processos gerenciais, a solução de conflitos e circunstâncias desfavoráveis para a empresa. 
Porém apesar dos fatos todos os administradores tem que ser um pouco empreendedor mais nem sempre o empreendedor é um administrador. 
Então entendemos que a diferença esta na forma de trabalhar (o administrador trabalha em base de diretriz, cultura, paradigmas entre outros fatores na empresa ou é chefe)
Já o empreendedor trabalha mais na parte criativa, aprendizado e também fatores no ambiente de mercado. 
As diferenciasentre os Empreendedores e os Administradores
Os empreendedores de sucesso sabem tomar decisões, fazem a diferença sabendo explorar todas as oportunidades são dinâmicos, dedicados otimistas e apaixonados pelo o que fazem. São proativos independentes, tem a capacidade de planejar, liderar e organizar.
Todo o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identificando oportunidades. 
Uns dos pontos positivos dos empreendedores são que eles começam a criar coisas muito cedo e adquirem habilidade de negociação e de venda. O empreendedor serial é apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo ato de empreender. É uma pessoa que não se contenta em cria um negócio e ficar a frente de ate que se torne uma grande corporação.
Tipos de empreendedor:
Empreendedor nato;
O empreendedor que aprende (inesperado);
O empreendedor serial (cria novos negócios);
O empreendedor corporativo;
O empreendedor social;
O empreendedor por necessidade;
O empreendedor herdeiro (sucessão familiar);
O empreendedor normal (planejada).
O administrador tem o trabalho deplanejar,organizar, dirigir e controlar. Os administradores diferem em dois aspectos: o nível que eles ocupam na hierarquia, que definem como os processos administrativos são alcançados. Em relação aos níveis, o trabalho administrativo pode ser identificado como: de supervisão, médio e alto. Os administradores médios ficam entreos mais baixos e os mais altos níveis na hierarquia em uma organização. E os administradores de alto nível são aqueles que têm a mais alta responsabilidade e mais abrangentes redes de interações.
Tipos de administradores:
Administrador racional;
Administrador emocional;
Administrador tecnológico;
Administrador paizão;
Administrador general;
Administrador perdido;
Administrador bonzinho;
Administrador alumínio;
Administrador enciclopédia; 
ETAPA 2
Passo 1 (aluno)
1. Analisar criticamente os capítulos 3 e 4 do livro texto da disciplina que trataram de identificar oportunidades 1 e 2 .
2. Pesquisar sobre esse mesmo tema em outras fontes de consulta disponíveis na biblioteca ou localizadas na internet.
3. Fazer essa atividade individualmente, para somente depois discutir com seu grupo.
Passo 2 (equipe) 
Começar a criação de um novo negócio, como se cada integrante do grupo fosse um sócio dessa empresa fictícia , a partir dos seguintes passos :
Em conjunto, dê início ás definições do negocio a ser criado, decidindo sobre as seguintes questões da nova idéia (disponíveis no capitulo 3 do livro -texto sa disciplina , no tópico avaliando uma oportunidade):
a) Qual mercado ela atende?
b) Qual retorno econômico que ela proporcionara?
c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negocio ?
d) Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negocio?
e) Ate que ponto o empreendedor esta comprometido com o negocio?
4. Analisar o texto empreendedorismo ea transcendência de um sonho em uma oportunidade de negocio:
5. confrontar as respostas elaboradas pelo grupo no passo 2 com o conteúdo da figura 3.1 (critérios para avaliar oportunidades )(adaptado de timmons,1994).
Passo 3 (equipe)
1. Decidir sobre qual será o ramo de novo negocio e a região aonde será instalado.
2. Assistir , para auxiliar nessa decisão , a reportagem :empreendedorismo também se aprende na escola produzido pela globo.
Passo 4 (equipe )
1. Elaborar em grupo o relatório, de uma pagina, com as respostas das questões propostas no passo 2 e as decisões solicitadas no passo 3 (comentadas)
2. entregar o relatório com todos os passos resolvidos ao seu professor na aula 7.
Relatório:
1. Qual mercado ela atende?
Há algum tempo, os postos de gasolina faziam parte de um setor listado como de segurança nacional. Era a época dos governos militares e o governo definia tudo: o preço de venda, a quantidade que podia ser fornecida pela distribuidora e até o horário de funcionamento. Em compensação, a concorrência era pequena, pois ninguém podia abrir um posto onde bem entendesse. O candidato tinha que obter uma difícil concessão e a localização era pré-determinada, para evitar proximidade e concentração. Na hora de renovar o contrato com a distribuidora, tudo corria a favor do dono do posto. 
De repente, tudo mudou, veio a desregulamentação e o número de postos de gasolina, nos últimos cinco anos, triplicou. Lançados à concorrência, seus proprietários viram as margens deseu negócio baixar rapidamente. Se, de um lado, se beneficiaram com a concorrência entre os fornecedores (com o aparecimento de novas empresas), os postos têm, agora, que disputar sua própria clientela e fazer contas em centavos. 
2. Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
Retornar o econômico que ele proporcionará é, mensalmente a empresa devolve parte do investimento que você fez inicialmente ou durante a vida da empresa. Esta parte que retorna que paga o investimento feito, é o lucro acumulado no período. 
Verdadeiramente, o negócio só é viável se for capaz de retornar ou devolver o investimento realizado. 
Daí surge à expressão taxa interna de retorno. Significa o percentual, como se fosse uma prestação mensal, que sua empresa paga mensalmente, referente ao investimento feito. Como comparação mais imediata, o negócio é bom se gerar uma taxa de retorno superior ao que outro investimento proporcionado.
Como exemplo simbólico, imagine que nossa empresa necessitou de um investimento inicial de R$ 31.000,00 esteja proporcionando um lucro mensal de R$ 3.088,24. Ela está proporcionando um retorno de 10% ao mês. Como chegar nesta conclusão? Faça a conta para entender melhor: Lucro x 100 3.088, 24 x 100 Retorno sobre o investimento = 10,0% ,Investimento 31.000,00 reais.
Com uma taxa de retorno sobre o investimento de 10,0% ao mês, significa que os R$ 31.000,00 investidos serão totalmente recuperados em 10 meses.
Investimentos 31.000,00 reais Prazo deRetorno = 10 meses
Lucro mensal 3.088,24
Desconsiderando a comparação de riscos entre as possibilidades de investimento existentes no mercado, não é fácil encontrar um investimento com taxa de retorno superior ao nosso exemplo simbólico. O que nos leva a concluir que a empresa simbolicamente representada em nosso exemplo traduz um bom negócio. 
3. Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negocio?
Cada diferença introduzida, seja na forma de atender ao cliente, na disposição e combinação dos equipamentos e ambiente também será diferente, pois seguira nosso estilo e será fruto de suas percepções e decisões, as quais influenciarão diretamente os custos.
Pesquisando e observando seus concorrentes, conhecendo bem o gosto de seus clientes você conseguirá desenvolver diferenciações em seu NEGÓCIO ESCOLHIDO para maior atração de clientes.
É necessário estudar bem o assunto estratégia de mercado para poder desenvolver sensibilidade e flexibilidade para rápida adaptação às necessidades e encantamento de clientes.
4. Qual a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?
Nos vamos necessitar contratar pessoas para auxiliar nos serviços essenciais de nossa empresa, tais como gerente, caixa, faxineira, vigilante ,frentista etc. e para realizar estas e outras contratações temos que observar o que dispõe a legislação em vigor e também a empresa deverá contar com a assessoria de um escritório contábil. Como sabemos, a nossa legislação estabelece várias obrigaçõesque as empresas devem cumprir, tais como: obrigações comerciais, tributárias, fiscais, trabalhistas, previdenciárias etc. Portanto, é fundamental que procuremos um contabilista para que ele possa nos auxiliar nesta importante e difícil tarefa.
5. Ate que ponto o empreendedor esta comprometido com esse negocio?
Um grande empreendedor, estará sempre comprometido com seu negocio, sempre criando novas e grandes idéias, para que seu investimentos no negocio não tenha sido em vão . Então um empreendedor que espera que seu negócio deslanche, sempre devera esta de olho em seu negocio e sempre aposto as necessidade que esse negócio certamente apontara e só ele poderá resolver.
Ramo: posto de gasolina 
Local: Será instalo em São Paulo, na avenida paulista n 222 
Por que um posto de gasolina? Por que Nos últimos tempos os postos de combustíveis estão se tornando uma verdadeira central de apoio para os clientes, ou seja, estão deixando de lado a função de ser apenas um ponto de abastecimento. Numa versão mais moderna os postos de abastecimento estão cada vez mais avançados, agregando diversos serviços e com uma completa infra-estrutura para atender às necessidades dos clientes.
E será na avenida paulista pelo fato de ser uma via muito movimentada e que leva a vários locais, desta forma muitas pessoas indo e vindo do trabalho, das escolas, faculdades ou ate de baladas passarão por La ,é um lugar de clientela variada e sempre esta movimentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes