Buscar

AP GESTÃO RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201803337300)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Caetano, António (2000), as novas formas de organização do trabalho que marcaram toda a década de 90, atribuem ao responsável pelos recursos humanos não só o maior envolvimento no desenvolvimento das políticas organizacionais em conjunto com a gestão de topo como, igualmente, a necessidade de uma resposta rápida que impõe maior autonomia das equipes de trabalho e a responsabilização dos níveis intermédios da gestão. Diante disto, quais são os serviços prestados pela ARH?
		
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos regulares.
	 
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais.
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos médios.
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos convencionais.
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos inadequados.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803336459)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto aos aspectos internos da organização (abordagem introversiva da ARH) quanto aos externos, ou ambientais (abordagem extroversiva da ARH). Considerando a natureza diversa destes assuntos e a interdisciplinaridade destes conhecimentos, podemos dizer que a ARH envolve conceitos de quais áreas? Assinale a alternativa correta.
		
	
	Engenharia de Segurança.
	
	Psicologia Industrial e Organizacional.
	
	Sociologia Organizacional e Engenharia Industrial.
	 
	O conjunto das alternativas de resposta proposto atende plenamente ao enunciado da questão.
	
	Direito do Trabalho e Medicina do Trabalho.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803336469)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O modelo de gestão é um fator que influencia os empregados e os resultados organizacionais. Assim, compreender a qualidade da gestão, suas características, suas necessidades, suas aspirações, bem como o impacto que os gestores exercem sobre os membros de suas equipes é indispensável ao profissional de Recursos Humanos. Por quê?
		
	 
	O profissional de RH atua como consultor interno junto aos demais gestores da organização.
	
	Dentro das organizações, somente os profissionais de RH entendem dos assuntos relacionados às pessoas.
	
	O profissional de RH precisa ficar sabendo de tudo o que acontece na organização o tempo todo.
	
	Na realidade, o modelo de gestão de RH não é importante, devemos nos concentrar nos gestores de cada área.
	
	O profissional de RH é quem toma todas as decisões realmente importantes nas organizações.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803337125)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um dos objetivos da ARH é alcançar a eficiência e eficácia por meio dos recursos humanos disponíveis. Quanto a eficiência e eficácia, é possível afirmar que:
		
	
	Eficácia é utilizar adequadamente os recursos disponíveis e eficiência é gerar resultados para a organização.
	 
	Eficiência é utilizar adequadamente os recursos disponíveis e eficácia é gerar resultados para a organização.
	
	Eficácia se refere a fatos, eficiência se refere a dados
	
	A eficácia está ligada a administração por objetivos e a eficiência ligada a administração por processos
	
	Eficiência se refere a fatos, eficácia se refere a dados
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803337729)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para diversos referencias teóricos (autores), as organizações do século XXI serão constituídas em torno de seus processos e direcionará as suas diligências em seus clientes e, por conseguinte, será ágil e enxuta e, fundamentalmente seus jobs (cargos, tarefas, empregos ou papéis) exigirão conhecimento do negócio, autonomia, responsabilidade e a desenvoltura na tomada de decisões. Assim sendo, quais são as características dos objetivos organizacionais?
		
	 
	Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo e, por conseguinte, devem ser focalizados em resultados, ser consistentes, específicos, ser mensuráveis e, ser alcançáveis.
	
	Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo e, por conseguinte, devem ser focalizados em resultados, ser consistentes, específicos, ser mensuráveis e, ser previstos.
	
	Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo e, por conseguinte, devem ser focalizados em planejamentos, ser consistentes, específicos, ser mensuráveis e, ser alcançáveis.
	
	Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo e, por conseguinte, devem ser focalizados no futuro, ser consistentes, específicos, ser mensuráveis e, ser alcançáveis.
	
	Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo e, por conseguinte, devem ser focalizados em estudos, ser consistentes, específicos, ser mensuráveis e, ser alcançáveis.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201803336711)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Vimos em nossos estudos que Recursos Humanos são "o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade" (TOLEDO, 1986). Assinale a única resposta que NÃO se refere a uma função do RH:
		
	
	Motivar as pessoas, direcionando-as aos objetivos organizacionais.
	
	Recrutar e selecionar pessoas para compor o quadro organizacional.
	
	Desenvolver pessoas através de programas de educação corporativa, por exemplo.
	
	Manter pessoas através de programas de segurança e qualidade de vida no trabalho.
	 
	Padronizar comportamentos, relegando o tipo de negócio e a subjetividade dos colaboradores.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201803337029)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O principal meio utilizado para diagnosticar e determinar as causas da rotatividade de pessoal costuma ser:
		
	
	Os pareceres da auditoria
	
	As informações fornecidas pelos gestores.
	
	As fichas de avaliação e desempenho.
	
	Os planos de carreira.
	 
	As entrevistas de desligamento.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201803337089)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. A entrevista envolve várias etapascomo: preparação, realização, encerramento e avaliação. O que deve ser considerado na etapa de realização de uma entrevista?
		
	
	O entrevistador deve, ser possível, efetuar a avaliação do entrevistado enquanto os detalhes estão recentes em sua memória
	
	A entrevista deve ser encerrada de modo eficiente e concreto, proporcionando ao candidato algum tipo de informação quanto à ação futura
	 
	A apresentação dos candidatos com seu histórico profissional, educacional, familiar e social; atitudes e interesses e relacionamento interpessoal. O entrevistador deve falar pouco, as perguntas não podem levar a respostas monossílabas e as perguntas devem ser formuladas levando-se em conta o nível social do candidato
	
	O entrevistador deve identificar se o candidato atende ou não ao perfil desejado e qual a sua posição em relação aos demais candidatos
	 
	A descrição e o perfil do cargo; o número, tipo e currículo dos candidatos; elaboração de um roteiro; local e material necessário
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201803337732)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Maria Cecília Loverro, diretora de recursos humanos da Visa do Brasil, os programas de _______________________ proporcionam a redução do tempo de adaptação do novo funcionário a uma nova realidade, onde observa-se a satisfação do novo empregado em poder fazer parte do conjunto de maneira rápida e abrangente, propiciando as melhores condições para o seu desenvolvimento. E os resultados destes programas são a maior produtividade em menos tempo e redução do número de dúvidas a respeito das práticas da empresa, seja com relação às suas políticas, seja na administração dos benefícios. (Estilo & Gestão RH Catho, 45° Edição). Qual a melhor alternativa que complementa a lacuna?
		
	
	melhoria de desempenho
	 
	integração de novos funcionários
	
	treinamento
	
	desenvolvimento profissional
	
	capacitação
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201803336742)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Cada vez empresas que estão preocupadas e atentas à competitividade investem no processo de integração de seus novos funcionários, conhecido com a denominação de AMBIÊNCIA. Esse cuidado existe ou deveria existir, pois, no primeiro dia de trabalho, geralmente o funcionário fica muito apreensivo. Tudo é diferente, surgem muitas dúvidas, muita curiosidade, muita insegurança. Cada palavra, cada gesto tem um significado especial. Tendo como base os estudos realizados sobre ambiência, assinale a ÚNICA afirmativa INCORRETA:
		
	 
	O RH não tem nenhuma obrigação de apresentar, no processo de ambientação, os fatores de riscos físicos, que eventualmente podem existir nas empresas, pois, isso é papel do setor de segurança do trabalho e deve ser feito depois do período de experiência do novo funcionário.
	
	Um ponto que merece destaque nos processos de ambientação de novos colaboradores, refere-se ao realce que o RH deve dar aos traços da cultura da empresa que são por ela valorizados. Esse é um ponto importante que impacta na adaptação e permanência dos novos colaboradores.
	
	O trabalho de promover a integração funcional deve ficar sob a responsabilidade do setor de Treinamento e Desenvolvimento, enquanto que a integração social pode ser liderada pelo Serviço Social ou por uma equipe interdisciplinar do RH.
	
	É conveniente que o superior imediato oriente sobre os objetivos e o funcionamento do seu novo setor de trabalho, bem como sobre as relações que esse setor mantém com os demais setores da empresa.
	
	Estando o novo colaborador devidamente integrado à empresa, aos colegas e ao setor de trabalho, o próximo passo é apresentá-lo ao trabalho que ele irá desempenhar.

Outros materiais