Buscar

Exercícios CG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios CG
Aula 1
1 Segundo o que estudamos na aula 1, dentre as inúmeras competências que podem ser consideradas importantes para a organização, assinale nas opções de resposta a seguir oferecidas, aquela que aponta corretamente uma das mais necessárias.
Comunicação
2 Teresa e Albuquerque trabalham na área de Marketing de uma empresa multinacional e, estão trocando ideias sobre um processo que consiste na troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Assinale o processo sobre o qual estão trocando ideias:
Comunicação
3 Segundo o que estudamos nesta disciplina, qual competência é considerada como condição necessária para o convívio e a colaboração entre os indivíduos? Assinale a resposta certa
Comunicação
4 Mercês está em reunião com os seus subordinados para falar a respeito da importância da troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Assinale o tema da reunião:
processo de comunicação.
5 Matias e Natalia estão participando de uma palestra sobre Comunicação Interpessoal. Neste momento está sendo citada uma das suas funções básicas: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. Aponte-a:
Controle.
6 O processo por meio do qual o receptor da mensagem se comunica de volta com o emissor, no processo de retroalimentação da comunicação, é denominado:
Feedback
7 Sobre o processo de Comunicação: I- A recepção da mensagem não garante sua compreensão, por isso o receptor deverá compartilhar do mesmo referencial no qual a mensagem do emissor está baseada. II- A Mensagem é o objeto da comunicação, ou seja, refere-se ao conteúdo das informações veiculadas. III- O Canal é o meio de circulação das mensagens, possibilitando algum tipo de contato entre o emissor e o receptor. IV- O Código constitui-se num conjunto de signos, representa a base na qual a mensagem foi elaborada. Marque a alternativa correta:
Todas as alternativas estão corretas.
8 Um gestor para ter sucesso em suas comunicações deve aprimorar constantemente sua capacidade de comunicação. Com relação ao canal de comunicação, deve:
Utilizar diferentes canais de comunicação.
Aula 2
1 Marque a opção que melhor define o conceito de desindividuação:
Tendência de o indivíduo se perder na multidão e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do indivíduo quando está no meio da multidão
2 Um dos estágios do desenvolvimento do grupo é um período de alta emoção e tensão entre os mebros, podendo ocrrer hostilidades e lutas internas entre eles e, o grupo passa normalmente por algumas mudanças. As atenções voltam-se para os os obstáculos que se interpõem às metas do grupo. Baseado nesta afirmativa, assinale a opção de resposta que indica, corretamente, a que fase o enunciado se refere.
AGITAÇÃO
3 Em quantas fases o desevolvimento típico de equipes ocorre?
4
4 Qual a principal característica dos grupos sociais?
Interação;
5 É da maior importância descobrir maneiras de resolver pacificamente os conflitos. Muitos deles têm solução pacífica, com pouco rancor. A natureza do conflito e as maneiras como ele pode ser solucionado têm sido objeto de grande volume de pesquisas em psicologia social. Sendo assim, uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo, chamamos de: Negociação.
6 Duas características devem ser observadas no indivíduo que pratica escuta ativa. A característica que faz com que ele se coloque na posição do outro indivíduo e, assim, o entenda melhor é chamada de
Empatia
 7 Sabemos que a principal característica dos Grupos Sociais - tema da Aula 2 - é a interação. Entretanto, como podemos explicar a formação deles? Assinale a resposta certa
Variam em tamanho, tendo - na maioria - dois ou três membros que, definem suas regras de comportamento aceitável
8 Um aspecto muito importante na coesão do grupo é com relação à entrada dos membros no grupo. Assim, podemos afirmar que:
Quanto maior a dificuldade para entrar em um grupo, mais coeso o grupo normalmente se torna
Aula 3
1 O que causa o fenômeno chamado de subgerenciamento, segundo o estudo de Bruce Tulgan em relação ao gerenciamento do desempenho? Assinale a resposta certa
Falta de interesse dos gerentes em realizar suas funções (por falta de tempo/capacidade ou medo de avaliar as pessoas, por exemplo)
2 Sobre os papeis desempenhados pelos Gestores: I- Sub-gerenciamento: É causado por falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções - em alguns casos por falta de tempo, capacidade ou até mesmo o medo de julgar pessoas. II- Coordenação: Maneira pela qual distribui as tarefas de seus subordinados e habilidade em obter uma ação integrada pela consecução dos objetivos do grupo. III- Mentoreação: Pressupõe um mentor e um protegido, numa relação de longa duração visando ao desenvolvimento global do protegido através da experiência e tutela do mentor. Marque a alternativa correta:
( ) Todas as alternativas estão corretas.
3 Considerando as equipes de trabalho, é possível admitir que na maioria das vezes, elas sejam um paradoxo. Assinale a resposta que indica, corretamente, o significado desta expressão mencionada pelo enunciado, em relação às equipes de trabalho
Ao mesmo tempo em que possuem elevado potencial, estão sujeitas às falhas, também
4 O fenômeno do 'subgerenciamento', apontado por Bruce Tulgan, aponta que bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho. Marque a opção que não apresenta um desses aspectos:
Apontar no grupo o culpado pelos erros
5 Pelo que os Gerentes são responsáveis nas organizações modernas? Assinale a resposta certa
O conjunto das alternativas de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
6 Cada vez mais as competências gerenciais tem se mostrado um importante diferencial na gestão das organizações. Depois de estudar 1000 empresas, Mark Huselid e seus colaboradores constataram que as relações entre gerentes e colaboradores pode responder pela melhora em:
Aumento do fluxo de caixa, redução da rotatividade e elevação do valor da empresa no mercado
7 Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, fala-se na celebração de contrato de desempenho mútuo entre eles, visando formalizar e garantir o comprometimento de ambas as partes com os resultados e com a organização. Esse contrato engloba, EXCETO:
Metas pessoais.
8 No passado, um Gerente representava o sujeito que possuía o maior conhecimento dentre todos aqueles que atuavam em determinado setor ou processo. E este saber maior era um dos elementos determinantes para que ele se tornasse o Gerente. Logo, o conhecimento era um fator determinante e, por conta disto, não era compartilhado com a equipe para não sofrer ameaças ao cargo. Porém, no cenário do mercado atual, o Gestor precisa agir de maneira diferente. Baseado neste raciocínio, assinale a resposta que indica uma das atribuições principais no perfil gerencial no contexto atual
Agir como instrutor/treinador, multiplicando o conhecimento
Aula 4
1 Quando se identifica um empregado-problema, algumas ações devem ser realizadas para corrigir a situação na empresa. A estrutura de ação nesse caso consiste primeiramente em: 
Diagnosticar o problema;
2 Com base em (SOUZA et al., 2006) entre outros autores, analise as seguintes assertivas sobre a importância da avaliação de desempenho: I. Uma das mais críticas práticas de gestão de pessoas; II. Mede a contribuição individual e de uma equipe para o alcance dos objetivos organizacionais; III. Detecta lacunas de competências e permite o desenvolvimento de competências latentes nos colaboradores, melhora a qualidade e a produtividade. Quais estão corretas?
Todas estão corretas
3 Dentro dos tipos de avaliação, existem dois tipos que são separadasem objetiva e subjetiva, porém a subjetiva ainda é dividida em duas, quais são os subtipos da avaliação subjetiva:
Subjetiva absoluta e relativa
4 Qual o nome que se dá ao contrato onde se busca garantir o desempenho de coordenadores e empregados?
Contrato de desempenho mútuo;
5 A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado dele. Quais são os dois tipos de avaliação
Objetiva e Subjetiva
6 Um supervisor, no dia a dia do gerenciamento de uma equipe, deve ressaltar a avaliação pessoal para descobrir e desenvolver as forças do indivíduo e não somente as fraquezas, porque, assim, estará:
Dando retornos positivos e proporcionando motivação.
7 O feedback, ou retorno, é essencial para o processo de avaliação de desempenho. O empregado avaliado deve receber o retorno da sua avaliação, isto é, deve ser informado sobre como o seu desempenho foi avaliado, suas deficiências técnicas e comportamentais, o que deve melhorar, o que é esperado dele para a próxima avaliação, etc. O objetivo do retorno pode ser descrito como sendo o de permitir
O alinhamento do comportamento do empregado com as metas organizacionais estabelecidas proporcionando a melhoria dos resultados e gerando a motivação do empregado
8 Para avaliar o desempenho de seus empregados as empresas utilizam um tipo de avaliação onde os dados são quantificáveis ou imparciais. Essa avaliação é chamada de:
Avaliação objetiva.
Aula 5
1 John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. Assinale a única alternativa que apresenta alguns destes estágios.
Consolidar ganhos, Ancorar a mudança em sua cultura.
2 Mudanças fazem parte do universo corporativo. A chegada de um novo gerente, um processo de fusão empresarial e a implementação de um sistema de informação avançado são exemplos de situações que mudam a rotina das corporações. Neste caso, para ter sucesso,a empresa deve se preocupar com:
um plano de comunicação muito bem estruturado e elaborado para que se defina o processo de mudança.
3 Cada vez há mais necessidade de mudanças dentro das organizações pelo simples fato de terem que se adaptar às pressões do entorno. A sua rapidez de adaptação às mudanças torna-se um fator diferencial competitivo pois:
as mudanças do ambiente externo exigem da organização a capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a estas transformações
4 John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para realização de mudanças. O estágio que, segundo ele, envolve estabelecer confiança de que os resultados podem ser alcançados e de que as barreiras para a mudança serão removidas é chamado de:
Fortalecer a ação.
5 O modelo "descongelar-mudar-recongelar" foi desenvolvido por:
Kurt Lewin
6 Lewin postulava que as mudancas bem-sucedidas nas organizacoes passam por tres etapas astante distintas, conhecidas como ¿Modelo de tres etapas de Kurt Lewin¿. Marque a opção correta.
Descongelar, Mudar, Recongelar.
7 John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. Assinale a única alternativa que apresenta alguns destes estágios.
Fortalecer a ação, Acertar a visão.
8 O gerenciamento de mudanças requer alguns conhecimentos básicos sobre novos modelos e modismos e isso a psicologia ajuda a conhecer o processo da interação humana e suas importantes variáveis, que nas atuais organizações contemporâneas tem-se discutido as formas de gerir os seus colaboradores.Assim ao criar uma coalizão orientadora é preciso:
identificar, primeiramente, as pessoas que estão mais dispostas a realizar a mudança e depois, elas receberem ajuda para que influenciem os outros a participar do processo.
Aula 6
1

Outros materiais