Buscar

epidemiologia básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 
SIFÍLIS
Variável de Pessoa - Pode atingir qualquer pessoa independentemente de sexo, raça, idade ou preferência sexual, pois Sífilis corresponde uma Doença Sexualmente Transmissível. 
Variável de Tempo – A doença pode surgir em um período de tempo de 3 dias a 15 anos com o tratamento seguido corretamente pode ser curada em poucos dias.
Variável de Espaço – Variável geopolítica, pois correspondem a menos de 150 mil casos por ano.
GRIPE
Variável de Pessoa- Independentemente de sexo, raça ou idade pode acometer qualquer individuo. Porém ocorre suscetibilidade em crianças pequenas, idosos, gestantes, indivíduos portadores de doenças crônicas ou que tenha baixa imunidade.
Variável de Tempo - Ao surgir os sintomas deve ser iniciado o tratamento em 48horas com a devida orientação médica e com tratamento adequado pode ser solucionado em poucos dias ou semanas.
Variável de Espaço - Variável geopolíticas com mais de 2 milhões de casos por ano sendo de ocorrência frequente 
DIABETES TIPO 1
Variável de Pessoa – Pode atingir qualquer pessoa independentemente de sexo, raça ou idade com prevalência nos indivíduos de idade entre 14 e 60 anos.
Variável de Tempo – Predominante como doença crônica que pode durar anos ou se estender pela vida inteira.
Variável de Espaço – Variável geopolítica com ocorrência de mais de 150 mil casos por ano.
ENXAQUECA
Variável de Pessoa – Acomete qualquer pessoa independentemente de raça, sexo ou idade. Indicadores mostram prevalência entre pessoas de 6 a 60 anos de idade.
Variável de Tempo – Predominante como doença crônica que pode durar anos ou a vida inteira.
Variável de Espaço – Variável geopolítica que corresponde de mais de 2 milhões de casos por ano.
QUESTÃO 2 
a) Câncer de estômago: De acordo com a tabela os nascidos fora dos EUA são os mais atingidos, em comparação a população de Japoneses não migrantes, sendo que os homens foram os mais afetados. 
Câncer de intestino: Os norte-americanos brancos são os mais atingidos, tendo os homens grande taxa de prevalência sendo os mais afetados, porém, mulheres também são afetadas em grande número. 
b) Não, com relação ao câncer de estomago e intestino o numero de caso de deveria ser bem maior em pessoas nascidas nos EUA, por conta de sua cultura alimentar do que em pessoas que não nasceram nos EUA. O mesmo vale para os casos de câncer de mama, o numero deveria ser maior em norte-americanos brancos do que nos japoneses não migrantes.

Outros materiais