Buscar

Ciclo Menstrual Embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ciclo Menstrual
O ciclo menstrual é o período durante ovócito amadurece é ovulado e entra na tuba uterina. O ciclo menstrual médio é de 28 dias Mas também varia entre 23 e 35 dias, sendo o primeiro dia do ciclo designado como dia no qual se inicia o fluxo menstrual Os hormônios produzidos pelos folículos ovarianos e pelo corpo lúteo (estrogênio e progesterona) causam mudanças cíclicas no endométrio. 
Primeira fase do ciclo menstrual a camada funcional da parede uterina desintegra-se e é expelida com o fluxo menstrual, que normalmente dura de 4 a 5 dias. O sangue descartado pela vagina esta misturado com pequenos fragmentos de tecido endometrial. Após a menstruação o endométrio erodido torna-se delgado. 
Segunda fase é a fase proliferativa, ela dura em torno de 9 dias, coincidindo com o crescimento dos folículos ovarianos. Ela é controlada pelo estrogênio secretada pelos folículos. No inicio da segunda fase o epitélio superficial vai se reconstruir e recobrir o endométrio.
Terceira fase é a fase lútea (ou secretora), durando aproximadamente 5 dias, ela coincide com a formação, crescimento e o funcionamento do corpo lúteo. A progesterona que é produzida pelo corpo lúteo estimula o epitélio glândula a secretar o material mucóide rico em glicogênio. As glândulas vão se tornando amplas tortuosas e saculares. Já o endométrio vai ficar espesso por causa da influencia da progesterona e do estrogênio do corpo lúteo, e também pelo aumento do tecido conjuntivo. 
Se a fecundação não ocorre: o corpo lúteo degenera; os níveis de estrogênio e progesterona vão cair e o endométrio secretor entrara na fase isquêmica durante o ultimo dia da fase lútea;ocorrendo a menstruaçao. 
A isquemia das artérias espiraladas ocorre pela constrição que resulta do decréscimo de secreção da progesterona. A queda hormonal resulta na parede de secreção glândulas na parede do fluido intersticial que por sua vez faz a retração do endométrio e segue- se a ruptura dos vasos e o sangue penetra o tecido conjuntivo adjacente formando-se lagos de sangue que se rompem na superfície endometrial resultando em sangramento para a luz uterina através da vagina. Caso a fecundação ocorra a clivagem do zigoto e a formação do blastocisto, que por sua vez começa a se implantar em torno do sexto dia da fase lútea, prosseguindo e não ocorre a menstruação . Se não ocorrer a gravidez os ciclos continua normalmente ocorrendo até a suspensão permanente da menstruação denominando-se de “Menopausa” que se inicial geralmente entre 48 e 55 anos de idade.

Outros materiais