Buscar

PLANO DE AULA 1 ano higiene Luciana

Prévia do material em texto

BIANCA MATTES GHENO
PLANO DE AULA - 1° ANO 
TOLEDO - PR
2014
BIANCA MATTES GHENO
PLANO DE AULA- 1º ANO 
Trabalho de Ciências e suas metodologias de ensino elaborado para obtenção de nota parcial para ser apresentado a professora Luciana Rech.
TOLEDO - PR
2014
PLANO DE AULA
ESCOLA: Colégio La Salle Toledo;
PROFESSORA: Bianca Mattes Gheno;
TURMA: 1 º Ano TURNO: Matutino DATA: 15/12/2014
CONTEÚDO: Hábitos de Higiene;
CARGA HORÁRIA: 1 aula ( 50 minutos);
OBJETIVO GERAL
Conhecer os hábitos de higiene necessários e indispensáveis para a vida do homem;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
a) Refletir sobre a importância dos hábitos de higiene; 
b) Analisar os hábitos de higiene do nosso dia-a-dia;
EMBASAMENTO TEÓRICO:
	Desde muito cedo é necessário ensinar as crianças alguns cuidados básicos de higiene pessoal que as carregarão para a vida toda. Como por exemplo, a escovação dos dentes de maneira correta, a higienização do corpo na hora do banho, cuidados com os cabelos, nariz, unhas que precisam ser devidamente cuidados. Sendo assim além dos cuidados básicos presentes na escola é importante alertar os pais que os cuidados devem permanecer em casa também, pois assim seus filhos terão uma higiene correta. 
 
METODOLOGIA
	O professor inicia a aula explorando os conhecimentos prévios que os alunos já possuem a respeito dos hábitos de higiene. Como por exemplo: o que eles entendem sobre higiene pessoal? Qual a importância de se ter hábitos de higiene? Em sua casa há hábitos de higiene? Logo após este momento o professor vai juntamente com os seus alunos realizar a confecção de cartazes retratando os hábitos de higiene, os alunos deverão procurar em jornais e revistas imagens e frases relativas à higiene. Após a confecção dos cartazes eles serão expostos no mural da sala para enfatizar todos os dias sobre a importância dos hábitos de higiene.
RECURSOS DIDÁTICOS
- jornais;
- revistas;
- papel Kraft;
- Cartolina;
- pincel atômico;
- cola;
- tesoura;
AVALIAÇÃO
	A avaliação acontecerá ao longo da aula, observando o conhecimento prévio dos alunos, avaliando o envolvimento e a participação nas atividades.
REFERÊNCIAS:
Disponível em:<http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2014/08/como-cuidar-da-higiene-bucal-das-criancas-4576196.html> Acesso em: 25. Novem. 2014.

Continue navegando