Buscar

habeas data

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTISÍMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUÍZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CIVIL DA COMARCA DE FORTALEZA-CE. 
 
 
 
 
MAGNÓLIA, brasileira, estado civil (...), profissão(...), inscrito no RG nº(...), residente e domiciliado(...), Bairro(...), CEP nº(...), Cidade, Estado(...),vem, perante Vossa Excelência, com fulcro no art. 5, inciso LXXII, alínea a, da constituição da República Federativa do Brasil de 1988, e na Lei n°9.507/97, impetrar o presente HABEAS DATA Contra o ato coator praticado pelo(a) Diretor Geral do Hospital Público Estadual da Capital do Estado do Ceará, órgão integrante da Administração Pública Direta do Estado, e vinculado à Secretaria de Saúde do Estado, sediada na rua(...), nº(...),bairro(...), Ceará pelos fundamentos de fato e de direito que se seguem:
DOS FATOS
A impetrante é Magnólia, que foi internada com urgência no Hospital Estadual da Rede Pública de Fortaleza, e após vários exames foi diagnosticada como portadora de Lúpus, depois de uma suscetível melhora teve alta e lhe foi repassado que deveria fazer uso de medicação constante e ficar sob supervisão médica, no entanto a impetrante não recebeu nada por escrito, nem prontuário, na qual seria de suma importância para seu tratamento médico. A impetrante buscou requerer formalmente a documentação fazendo solicitação por escrito junto a Diretoria do Hospital.
Em face da inércia do órgão ao fornecer as informações requeridas, a impetrante dirigiu-se pessoalmente e obteve do impetrado o requerimento negado pois segundo o mesmo alega que não poderia ter acesso ao prontuário médico solicitado pois eram informações técnicas de acesso restrito aos médicos do hospital, fato na qual impulsionou a mover a presente ação.
DOS DIREITOS
Nos termos do art. 5º, inciso LXXII, alínea “a” da Constituição Federal está previsto que o Habeas Data será concedido:
Para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
Na mesma essência, a Lei nº 9507/97, dispõe:
Art. 7º Conceder-se-á habeas data: 
 I - para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa te, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público;  
Conforme descrito nos fatos a autora depende dos dados ocultos pelo hospital para poder da continuidade ao seu tratamento de saúde, ou seja, as informações requeridas tem relação indiscutível à pessoa do impetrante, legitimando o presente pedido.
Segundo diz a Lei nº 9507/97, art.1º parágrafo único:
Parágrafo único: Considera-se de caráter público todo registro ou banco de dados contendo informações que sejam ou que possam ser transmitidas a terceiros ou que não sejam de uso privativo do órgão ou entidade produtora ou depositária das informações.
Conclui-se que de acordo com a leitura do art. 5º, inciso LXXII, alínea a, da Constituição Federal, c/c o art. 1º, parágrafo único da Lei nº 9507/97 pode se extirpar, que o legitimado passivo é sempre que tem o poder-dever de conceder vistas, retificação ou de dados referentes ao legitimado ativo. Ou seja, o legitimado passivo é o Diretor (a) Geral do Hospital que tem o poder-dever de conceder as informações pleiteadas pela impetrante.
Nesse caso, faz-se presente a condição da ação necessária para a impetração do habeas data, à luz de que a impetrante procurou obter informação através de um requerimento, mas o Direto (a) Geral do Hospital negou sem nenhuma justificativa concreta.
DOS PEDIDOS
Ante o exposto, vem à presença de V. Excelência requerer:
A oitiva do representante do Ministério Público no prazo legal de cinco dias nos termos do art. 12 da Lei nº 9.507/97;
A concessão da gratuidade judiciária a impetrante, pois não dispõem de recursos para custear as despesas do processo sem prejuízo de seu próprio sustento;
Pedido de prioridade de julgamento conforme o art.19 da Lei nº 9.507/97;
A notificação da autoridade coatora, sobre os fatos narrados, assim, se for interesse prestar informações, de acordo com o art.11 da Lei nº 9.507/97;
Produção de todos os meios de provas necessárias
Dá-se à causa o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para fins legais.
Pontificam a presente os seguintes documentos:
Recusa administrativa.
Protocolo do requerimento administrativo.
Nestes termos, pede-se deferimento.
 
Termos em que,
pede deferimento.
Fortaleza, data(...)
 
(Advogado)
OAB/(...) nº XXXX

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes