Buscar

O que é direito: Breve resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é direito.
	O autor traça um paralelo diferenciando a lei codificada do direito, diferença está presente em diversos países, nos estados unidos por exemplo, os juristas diferenciam o direito objetivo (law), do direito subjetivo (right), ele defende que o estado considera a o direito objetivo (codificado) como supremo, emanando dele mesmo como uma ferramenta da classe dominante.
	Apesar de não haver uma resposta definitiva sobre o que propriamente seria o direito, alguns conceitos são destacados, como o de ser uma espécie de instrumento do estado para reger controle sobre o cidadão, já que este quando age em desacordo com a lei sofre diversas punições.
	Para Lyra, o direito deve passar por um processo de legitimidade que justifique sua função, não se prendendo assim ao um formato mecânico de legalidade.
	Ao apresentar os conceitos das ideologias jurídicas, o autor faz a explanação de cada um, a ideologia como crença aparece na forma de opiniões pré-estabelecidas, tendo sua origem na observação social apontando que nem toda crença é ideologia, mas toda ideologia se manifesta como crença. O segundo conceito é o da falsa consciência, essa seria a formação de um pensamento fermentado por conceitos estabelecidos pela vivência numa classe dominante, sendo assim uma falsa realidade presa numa bolha ideológica. O terceiro modelo é o da ideologia como instituição, destacando as origens sociais da transmissão dos produtos e como modelo supre as necessidades coletivas pelas individuais, que esta minoria dominante teria controle do poder.
	O livro ainda analisa outros aspectos do universo jurídico como o dilema positivo x naturalismo, os tipos de positivismo, direito natural e completa com uma abordagem sócio histórica evidentemente influenciada pela visão de Marx. Em nossa conclusão, se observa que Lyra filho tenta explicar que o direito existe para servir ao povo e tem como objetivo a liberdade, porém as diferenças sócias são um obstáculo nessa busca, já que a classe dominante teria um maior controle sobre o direito.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes