Buscar

resumo estagio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
 PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE
SINED CRISTINA FRAGOSO FERREIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO FINAL
�
VITÓRIA
2016
SINED CRISTINA FRAGOSO FERREIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Adriano Batista da Silva
Tutor de sala: Renata Calmon Berger
VITÓRIA
2016
�
sumário
1 INTRODUÇÃO	04
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO	05
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional	06
	
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO	06
3.1 Caracterização do Campo de Estágio	07
3.2 A Rotina.................	08
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 
4.1 Introdução		09
4.2 Dados Gerais do Projeto	09
4.3 Referencial Teórico	11
4.4 Planos de Aula da Intervenção	11
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção	17
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................	18
MOSTRA DE ESTÁGIO	19
REFERÊNCIAS	20
�1 
INTRODUÇÃO 
O estágio supervisionado na Educação Infantil é uma oportunidade muito importante, afinal podemos observar a rotina da sala de aula de alunos em uma faixa etária em que está ocorrendo o processo de alfabetização, é quando o aluno passa a desenvolver a leitura e muitas outras etapas que serão fundamentais para seu bom desenvolvimento cognitivos e que serão necessários para que obtenha o conhecimento.
O estágio divide-se em três etapas: a primeira etapa é a observação, onde o acadêmico observa primeiramente a estrutura física da escola, onde variam desde os aspectos físicos da escola, até aspectos financeiros.
Num segundo momento dessa etapa, o acadêmico observa como acontece a rotina da aula, como a professora titular, ministra suas aulas, quais os métodos de ensino utilizados, assim como os recursos pedagógicos que tem auxilio, dentre muitos outros aspectos.
 
Na segunda etapa,o acadêmico auxilia nas atividades propostas em sala,nesse momento já é possível diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, a importância do planejamento, da utilização do ensino lúdico, a utilização correta dos recursos pedagógicos, o comportamento dos alunos e a agressividade na sala de aula dentre uma infinidade de aspectos que são relevantes notar quando se é um educador.
Na terceira etapa, o estagio propicia ao acadêmico de fato, uma vivencia na sala de aula, é quando este pode finalmente por em prática alguns requisitos básicos que devem ser indispensáveis a prática educativa sendo: domínio de conteúdo, postura diante dos alunos, habilidades e competências para ensinar onde devem servir como estratégias para lidar com problemas e dificuldades de aprendizagem, comportamento irregular, agressão física, verbal ou qualquer tipo de interação entre alunos que não seja harmoniosa, além das dificuldades comuns de uma sala de aula, da gestão, ou ainda do próprio processo de ensino em si.
Cada etapa a sua maneira contribui para o desenvolvimento do acadêmico e aquisição de experiência ainda que muito limitada e restrita a poucas horas, trata-se de uma oportunidade única e que deve ser valorizada e aproveitada.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
Nesta parte apresente brevemente a instituição em que realizou o estágio informando.
 O estágio será realizado na Educação Infantil com a carga horária de 100 horas (cem horas) distribuídas da seguinte forma:
 
 52 horas totais em atividades realizadas na Instituição de Educação Infantil;
 
 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.
 
 
Este relatório de estágio sobre a Educação Infantil nos permite ter uma visão mais ampla sobre o que de fato é a Educação Infantil.
 
A importância desse estágio na formação do professor contribuiu para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade. É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também é importante que estejamos capacitados.
 
Costa (2002) explica que educar é ir além da transmissão de informações ou de colocar à disposição do educando apenas um caminho, limitado a escolha ao seu próprio conhecimento. A educação é um processo historicamente construído, e o educador possui um papel nesse processo, devendo estimular o educando a buscar sua identidade e a atuar de forma critica e reflexiva na sociedade.
 
 
O contato com os professores e alunos oferece subsídios para uma reflexão mais aprofundada visando o melhoramento da prática pedagógica realizada em sala de aula conforme garante a LDB.
O tema trabalhado no projeto de intervenção foi Noções de Astronomia, Dia/Noite, Claro/Escuro, Sol/Lua, onde a intenção principal foi fazer com que as crianças percebessem as diferenças do dia e da noite, as ações que fazemos durante o dia e a noite, relação de movimento da terra rotação.
 A proposta de trabalho do conteúdo envolveu os conhecimentos prévios das crianças, o que tornou as aulas mais interessantes e participativas.
 
 O planejamento envolve organização e prática estruturada, em permanente construção, flexivel, com ações voltadas aos objetivos educacionais.
 
 A importância deste estágio na formação do professor contribui para um conhecimento da realidade em âmbito escolar. O desenvolvimento das crianças é fundamental, mas para que ocorra é necessário que o professor domine o conteúdo com conhecimento, usando técnicas e recursos para ensinar, tendo como compromisso a necessidade dos alunos, e sempre buscando formação.
 
 
 
 
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
A realização do estagio é um momento em que o estágiario tem a oportunidade de confrontar toda a teoria estudada com a realidade da sala de aula, além de observar o trabalho e o dialogo com profissionais da modalidade, que aqui em questão é a Educação Infantil.
 
 Um dos objetivos do estágio é de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional, bem como articular e vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional. 
Esse momento do estágio deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno.
 
 Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia" (PIMENTA E LIMA, 2004), tornando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador.
 Quais os objetivos do Estágio seguindo discussoes realizadas de forma teórica.
 
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 
Nesta etapa da educação, há uma série de conhecimentos, aprendizagens e necessidades, que são necessárias para a vida e o desenvolvimento pleno das crianças. Na pré-escola é indispensável o cuidar e o educar, pois as crianças ainda são muito dependentes do adulto, e exige cuidados como o descanso, a recreação, a alimentação. Todos esses pré-requisitos são registrados na Proposta Pedagógica da escola.
 
 Os cartazes que decoram a sala são na maioria confeccionados pelos próprios alunos, e alguns pelo próprio professor, os cartazes são geralmente produzidos
coletivamente ou em grupos, nas atividades que são penduradas no varal há marcada a individualidade de cada um aluno, alguns é percebido o capricho e o um bom desenvolvimento, mas em alguns é possível perceber uma grande dificuldade na execução e realização do objetivo da tarefa.
 
3.1 Caracterização do Campo de Estágio
A Escola CMEI Abilio Luiz Fagundes é bem estruturada.
 
Etapas de Ensino
Educação Infantil
Creche
Pré-escola
Infraestrutura
Água filtrada
Água da rede pública
Energia da rede pública
Esgoto da rede pública
Lixo destinado à coleta periódica
Acesso à Internet
Dependências
11 salas de aulas ( 2 salas com 22 alunos e o restante 20 alunos)
57 funcionários
Sala de diretoria
Sala de professores
Alimentação escolar para os alunos
Cozinha
Parque infantil
Berçário
Banheiro dentro do prédio
Banheiro adequado à educação infantil
Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
Dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
Sala de secretaria
Banheiro com chuveiro
Refeitório
Despensa
Pátio coberto
Equipamentos
Computadores administrativos
TV
Copiadora
Equipamento de som
Impressora
Equipamentos de multimídia
TV
DVD
Copiadora
Retroprojetor
Impressora
Aparelho de som
Projetor multimídia (datashow)
Câmera fotográfica/filmadora
3. 2 A Rotina Observada 
A rotina da instituição em geral, é diariamente e com recepçao dos alunos e formação de filas, aguardando o sinal para a entrada para as salas de aulas, acompanhados dos seus professores.
 
 A professora regente da sala de aula onde foi realizado o estágio, mostrou-se bastante prestativa e a acolhida foi muito boa, teve disposição para ensinar e acompanhar as estágiarias em todas as atividades, corrigindo quando preciso.
 
 A turma era bastante agitada, mas a professora regente tinha bastante dominio de sala, conhecimento do conteúdo e procupação com o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos alunos.
 
Nas salas de aula é permitido que o aluno se expresse, de suas opiniões, se levante, mas só com a autorização do professor, é percebível que os alunos não demonstram reações de medo nas aulas, mas de respeito ao professor.
 
O professor cooperador demonstrou domínio na sala, atualizada com os conteúdos a serem transmitidos, se mostra muito competente na sua atuação como educador, gosta de ler, estudar e pesquisar os conteúdos.
 
 No que se refere a organização, a rotina da educação infantil não muda muita coisa; diariamente após o sinal para entrada, formando filas no pátio e entram com a professora para a sala, fazem uma oração e inicia as atividades, na saída os pais dentro do horário determinado pela escola vão até a sala e pegam seus filhos. A alimentação das crianças acontece todos os dias no mesmo horário de lanche, e jantar, a escola oferece uma alimentação diferente com bastante cuidado na higiene e é servida pelo pessoal da cozinha.
A sala de aula é ampla, as carteiras são adequadas ao tamanho do aluno, a mesa da professora fica localizada a frente da sala no canto esquerdo. Os materiais didáticos e brinquedos lúdicos ficam guardados nos armários. Existe na sala prateleiras para organizar as mochilas e pertences dos alunos.
 A professora regente tem um cuidado com o bem estar e saúde das crianças, sempre atenciosa, e ouvindo o que o aluno tem a falar.
 
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 
4.1 Introdução
O tema trabalhado no projeto de intervenção foi Noções de Astronomia, Dia/Noite, Claro/Escuro, Sol/Lua, onde a intenção principal foi fazer com que as crianças percebessem as diferenças do dia e da noite, as ações que fazemos durante o dia e a noite, relação de movimento da terra rotação.
 A proposta de trabalho do conteúdo envolveu os conhecimentos prévios das crianças, o que tornou as aulas mais interessantes e participativas.
 Turma de 4 anos / pré – Professora Angelica .
 
 
4.2 Dados Gerais do Projeto
- Identificação da instituição: CMEI Abilio Luiz Fagundes
 
 - Carga horária: 24 horas
 
 - Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: Estagiária Sined Cristina Fragoso Ferreira.
 
 - Temática – conteúdo: Noções de Astronomia: noite/dia, sol/lua, claro/escuro, movimento da terra- Rotação
 
 - Objetivo geral: Compreender a diferença entre dia e noite, a reconhecer as atividades direcionadas ao seu cotidiano, como por exemplo horário para dormir, momento em que se brinca e a vai a escola.
 - Instigar a busca do novo, visando os conhecimentos prévios dos alunos.
 
 - Objetivos específicos: 
- desenvolver criatividade, racíocinio e atenção;
 
 - observar o céu, analizando as diferenças entre dia e noite;
 
 - relatar e compartilhar experiências vividas no cotidiano.
 
 - Metodologia: Este projeto deve ser aplicado em 6 aulas com 4 horas cada, assim em 24 horas, as aulas estão divididas em 6 planos de aula, referentes a Noções de Astronomia.
 
 Conversação sobre as noções de Astronomia que ocorrer durante as aulas, perguntas sobre quais as principais ações que fazemos durante o dia e a noite? O que eles vestem quando esta calor? Utilizar materiais iniciais como a contação de história do livro Dia e Noite, de Giselle Vargas, prendendo a atenção das crianças ao mostrar as imagens ilustradas do livro, roda de conversa sobre o que eles viram e gostaram do livro, quem são os principais personagens da história.
 Envolver a família na atividade, pedindo para que os pais mostrem aos seus filhos o céu durante a noite, e participe junto com eles deste momento lúdico.
 
 Proporcionar a partilha de como foi olhar o céu durante a noite, o que viram no céu? Qual a diferença entre o dia e a noite?
- Recursos:
 Lapis de cor, 
 folha sulfite, 
 cartolinas, 
 recortes de revistas,
 
 cola, 
 
 tesoura,
 colchonetes,
 
 papel laminado,
 
 tinta guachê,
 
 lousa,
 Globo terrestre,
 
 Lanterna,
 
 Massinha de modelagem.
 
 
 - Avaliação: As crianças serão acompanhadas e a turma avaliada conforme a participação e interação durante as atividades propostas.
 
 
 
4.3 Referencial Teórico 
Nesse processo de ensino-aprendiazagem os recurso a serem utilizados são muitos, porém, se o professor não souber como utilizá-los adequadamente pouco adiantará, é importante ressaltar a importância da busca dos cursos de formação, os estudos na instituição e a partilha de conhecimentos, assim como a troca de experiências, pois o professor deve ter conhecimento do conteúdo que irá trabalhar em sala de aula, com dominio do mesmo.
 As atividades devem ser propostas para as crianças de uma forma significativa e dinãmica para que eles consigam assimilar o conteúdo novo, e avançando em seu processo de aprendizagem. Porque como diz Freire(1997, p.9) “São as intervenções que sedimentam o aprendizado de perguntar, questionar, que provoca no aluno o pensar-alicerce da aprendizagem significativa e construção do novo.”
 
4.4 Planos de Aula da Intervenção 
Plano De Aula 1
 
 - CONTEÚDO 
 
 Noções de Astronomia
 
 Português
 
 - OBJETIVOS 
 Diferenciar o dia e a noite,
 
 Desnvolver a oralidade,
 
 Incentivar e apreciar a leitura.
 - DURAÇÃO 4 horas aula
 - METODOLOGIA
 
 
 
 
 - Acolhida, conversação diária sobre as noções de tempo, realizar a leitura apresentada com imagens imprensas para que os alunos também possam visualizar
a diferença entre o dia e a noite, e observar as suas principais características.
 - Roda de conversa.
 
 - Perguntar aos alunos qual a diferença entre o dia e a noite?- O que eles observaram nas imagens da história Dia e noite, da autora Giselle Vargas, e o que eles costumam fazer durante o dia e a noite em suas casas?
 
 - o que eles mais gostaram do livro? Desenho sobre o que eles gostaram da história.
 
 - pedir para que observem com suas famílias a noite suas características, e entregar os bilhetes para os pais acompanharem
na execução da tarefa.
 
 
 - RECURSOS METODOLÓGICOS 
 
 - cartaz com o texto e imagens do livro Dia e Noite, da autora Giselle Vargas.
 
 - sulfite e lápis de cor.
 
 
 - PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
 
 - diferenciar entre o dia e noite.
 
 - a avaliação será num processo participação na roda de conversa.
 
 
 PLANO DE AULA 2
 
 - CONTEÚDO
 Noções de astronomia
 
 matemática 
 
 noções de tempo ontem, hoje e amanhã
 - OBJETIVOS 
 
 Identificar e reconhecer quantidades,
 
 Estabelecer noções de ontem, hoje e amanhã.
 
 - DURAÇÃO 4 horas aula
 - METODOLOGIA
 Iniciar a aula com acolhida, seguir a rotina diária da professora regente, cabeçário, com calendário e quanto somos?
 
 levar os alunos para observarem o céu durante o dia.
 Conversar sobre o que eles viram ontem a noite no céu.
 
 Questionar diferenças entre o céu durante o dia e durante a noite.
 
 Aplicar material impresso para eles pintarem e identificarem quantidades de letras da palavra dia e noite.
 
 Diferenciar a rotina do dia e a noite através de colagem de gravuras em cartaz, fazendo com que os alunos diferencie suas ações.
 - RECURSOS METODOLÓGICOS 
 
 Cartolinas preta e amarela
 
 Recortes de revista
 
 Tesoura
 
 Cola
 
 Folha sulfite
 
 Lapis de cor
 
 - PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
 identifica e reconhece quantidade de letras na atividade proposta.
 Reconhece semelhanças entre dia/noite, e noções de tempo, ontem, hoje e amanhã.
 
 Participação nas atividades.
 
 
 PLANO DE AULA 3
 
 
 - CONTEÚDO 
 Ciências: sol, fonte primária de luz e calor.
 Português, sonorização das letras
 
 - OBJETIVOS 
 
 Observar e estabelecer relações entre o sol como fonte de calor.
 
 Reconhece e sonoriza as letras do alfabeto.
 
 - DURAÇÃO 4 horas aula
 - METODOLOGIA 
 Acolhida dos alunos, cabeçalho, qaunto somos? Calendário do tempo, Leitura do Alfabeto e sonorização.
 
 Continuar trabalho com o Sol e a Lua/ Dia e Noite.
 Dar papel laminado, montar o formato do sol e da lua, relembrar qual é o responsável pela luminosidade do dia e a escuridão da noite. O Sol, quando aparece é dia, e quando se esconde é noite.
 
 Explicar Noções de Rotação do Planeta Terra para que ocorra o dia e a noite.
 
 Montar atividade para pintura.
 
 Atividades de rolar nos colchonetes.
 
 - RECURSOS METODOLÓGICOS 
 Papel laminado
 
 Tinta guachê
 
 Cola
 
 Tesoura
 
 colchonetes
 
 
 - PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
 Verificar como foi a participação nas atividades, e a interação social entre as crinças durante o momento lúdico de brincar.
 
 
 PLANO DE AULA 4
 
 
 - CONTEÚDO 
 português
 
 socialização
 - OBJETIVOS 
 divertir-se com o jogo da memória e quebra-cabeça
 compartilhar do mesmo jogo com o colega,
 
 conhecer as regras dos jogos
 
 - DURAÇÃO 4 horas 
 
 - METODOLOGIA 
 
 Acolhida, rotina diária de quanto somos? De tempo, hoje, ontem e amanhã, calendário, cabeçalho e sonorização do alfabeto.
 
 Verificar conhecimentos prévios dos jogos.
 
 Distribuir os jogos de memória e quebra cabeça que foram confeccionados com cartolina, sendo os mesmos com imagens de figuras relacionadas a dia/sol, noite/lua.
 
 Transmitir as regras dos jogos
 
 - RECURSOS METODOLÓGICOS 
 
 Cartolina
 
 Cola
 
 Tesoura
 
 Gravuras
 
 - PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
 Participação e interação dos colegas entre si e desenvolvimento social.
 
 
 PLANO DE AULA 5
 
 
 - CONTEÚDO 
 
 Ciências, Sol, fonte de luz e calor
 
 Português, leitura do alfabeto
 - OBJETIVOS 
 Sensibilizar a curiosidade do aluno.
 Diferenciar o sol como estrela e a terra como planeta.
 Coordenação motora.
 
 - DURAÇÃO 4 horas aula
 - METODOLOGIA 
 
 Recepção dos alunos, cabeçalho, quanto somos?, calendário do tempo e leitura do alfabeto.
 
 Usando um globo terrestre e uma lanterna, posicionando a lanterna na direção do globo terrestre, explicando que quando o sol ilumina um lado do planeta terra, sendo o dia, do outro lado que esta escuro é noite, e vice verso, sendo possível melhor compreensão da noção de dia e noite.
 
 Explicar que o sol é uma estrela e a terra é um planeta.
 
 Pedir que com massinha de modelagem façam o sol, a terra, a lua e as estrelas
 - RECURSOS METODOLÓGICOS 
 
 Globo terrestre
 
 Lanterna
 
 Massinha de modelagem
 
 
 - PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
 
 As crianças serão avaliadas pelas ideias expressas oralmente durante a demostração da atividade e realização das tarefas propostas.
 
 
 PLANO DE AULA 6
 
 
 - CONTEÚDO 
 Artes
 
 
 - OBJETIVOS 
 
 Ampliar o conhecimento do conteúdo aplicado nas aulas anteriores.
 
 Conhecer uma obra artistica.
 
 
 - DURAÇÃO 4 horas aula
 - METODOLOGIA
 Acolhida, cabeçalho, calendário,quanto somos?
 
 Retomar rapidamente os conteúdos aplicados sobre Noções de Astronomia durante as aulas anteriores.
 
 Apresentar a obra Noite Estreladas de Vangogh, mostrar para eles e falar sobre quem é o artista, pedir o que eles percebem na obra? O que o autor mais destacou na obra? O que eles acharam da obra?
 
 Pedir para que façam uma releitura da obra, usando tinta guachê e papel laminado.
 
 - RECURSOS METODOLÓGICOS 
 
 Folha sulfite
 
 Tinta guachê
 
 Papel laminado
 
 
 - PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
 
 Observar se houve fixação do conteúdo de Noções de Astronomia, dia/noite, claro/escuro, e conhecimento da obra de Vangogh.
 
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção
Durante a intervenção percebe-se que existe um envolvimento das crianças nas atividades propostas.
 O tema tema do projeto foi Noções de Astronomia,Dia/Noite, Claro/Escuro,seguindo o Currículo da Escola.
 
 O primeiro dia de aula foi realizado com uma contação de história, do livro de Giselle Vargas, Dia e Noite, foi feito uma roda de conversa, e as crianças se envolveram muito com a história, pedindo para observar as imagens do livro, e comentando sobre o mesmo, com este material deu para iniciar o assunto do projeto, eenvolvendo as crianças.
 
 No segundo dia de aula, além da rotina diária dos alunos, pude trabalhar com eles a observação do céu, e retomar o tema aplicado e iniciado no dia anterior, como tarefa de casa, mandei bilhete para a familia observar o céu durante a noite com as crianças, onde obtive bastante êxito, pois todos comentaram em sala, o que eles viram a noite e o que viram durante o dia, teve criança que viu até disco voador, a atividade também envolveu a criatividade e conhecimento prévio dos alunos, pois através da colagem de gravuras nos cartazes do dia e da noite deu para perceber o quanto eles tem a Noção das ações que é realizada nestes períodos.
 Durante a semana foi continuado a aplicação das atividades do tema escolhido, seguindo sempre a rotina diária da sala, mas com atividades dinâmicas que envolvessem as crianças.
 
 A turma era bastante curiosa, participativa, e unida, fazendo com que cada dia de aula fosse diferente, aprendi muito com elas.
 
 Através do convivio com as crianças tive a oportunidade de perceber e verificar o quanto elas ainda sendo pequenas tem conhecimento prévio do assunto, o quanto elas se envolvem e participam da aula, buscando aprimorar o que já sabem, e como elas nos ensinam muito.
 
Considerações finais
A realização do estágio permitiu o contato com a realidade escolar, possibilitando, conhecer a rotina diária da instituição, o envolvimento da direção, professores e coordenação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.
 Sendo assim possível relacionar os conhecimentos adquiridos no decorrer do estágio, a mesma é fundamental para que como futuros pedagogos estejamos comprometidos com a educação e sermos capazes de promover mudanças no ambiente escolar, e também melhorias no ensino de nossas crianças.
 O estágio permitiu o contato com a realidade escolar, possibilitando, conhecer a rotina diária da instituição, o envolvimento da direção, professores e coordenação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.
 
MOSTRA DE
ESTÁGIO
No decorrer do Estágio mantive uma postura crítica, ética e profissional sempre procurando opinar de forma construtiva, mas respeitando sempre a ideologia da escola.
 
 O estágio é de suma importância para o conhecimento e o desenvolvimento de toda teoria adquirida na caminhada do curso de Pedagogia.
 
 Ao final desta etapa concretizada, foi notório o meu crescimento profissional e o meu conhecimento pedagógico, a realização deste estágio me oportunizou experiências valiosíssimas em relação ao trabalho e atuação do professor da Educação Infantil.
 
 Ao realizar as visitas e observações pude estar em contato com a realidade da escola, sua história, a clientela atendida por essa escola, seu quadro de funcionários, tudo isso contribuiu em muito o meu aperfeiçoamento na prática pedagógica e na execução e elaboração desse relatório.
 
 A realização deste estágio enriqueceu-me de novos conhecimentos, ricas experiências e a pratica aliada com a teoria.
 
 Pude perceber o quanto amo e quero ensinar e o quanto preciso me envolver com tal profissão para que tal amor não morra no meio das decepções, mas que se firme e aumente a cada desafio e a cada dificuldade no decorrer de um futuro esplendido que me espera neste mundo tão complexo e relevante.
 
 
REFERÊNCIAS
FRANCO, M.L.B. Qualidade total na formação profissional: do texto ao contexto. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 1995.
 FREIRE,Madalena. Ingredientes do ensinar. Instrumentos metodológicos II. São Paulo: Espaços Pedagógicos, 1997, p.9-11.
 
 Projeto Político Pedagógico Da escola CMEI Abilio Luiz Fagundes 2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes