Buscar

PRIMEIRO RELTÓRIO POLITICAS DE SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

História da Saúde Pública no Brasil 
1º Relatório
No período colonial , por volta de 1900, o Brasil era tomado por várias epidemias, como Febre Amarela, Cólera, Varíola...e acredita-se que os imigrantes eram os culpados , deixando o porto em crise e os políticos locais queriam evitar a entrada de imigrantes no país. Quem tinha saúde eram os donos de terra e políticos e os pobres só tinham s benzedeiras.
No início do século XX , o doutor Oswaldo Cruz ,diretor de Manguinhos, declara guerra para combater as doenças e melhora da saúde pública, e que os doentes contagiosos “os pobres do cortiço” , com doenças como Lepra, Tuberculose, doenças contagiosas deviam ficar em quarentena, e ser retirado das ruas e quem não cumprisse suas ordens era considerado um crime para sociedade.Os políticos queriam que os pobres fossem expulsos da cidade.
A vacina contra Varíola foi criada e passa a ser obrigatória, mais a maioria das pessoas ,pobres e militares se negam a ser vacinados.O Dr. Emílio Ribas convivia com doentes de Febre Amarela a fim de provar que não pegaria a doença.Após finalizar as obras de saneamento básico do porto de São Paulo, acredita-se que todos estavam livres das epidemias.
Em 1918, a Gripe Espanhola matou muitas pessoas e os médicos e a saúde pública não sabe o que fazer contra doença, era um castigo dos céus.
Em 1923 ,o deputado Eloi Chaves cria a Lei de Aposentadoria e Licenças de Saúde para os funcionários das industrias 
Em 1930 , o presidente Getúlio Vargas declara unificação dos setores de saúde. Foi criada a SESP ,Serviço Especial de Saúde Pública , para que médicos cuidasse de militares no interior do país contra a Varíola e outras epidemias, chegando a lugares onde a saúde publica é mais difícil.
Em 1950, o presidente Getúlio Vargas cria o Ministério da Saúde,para fortalecer a Saúde Pública, agir na precaução de doença. E seriam criados centros de saúde em áreas específicas tais como; Hospital para Leprosos e outras doenças contagiosas, Hospício para Loucos ...entre outras medidas.
Em 1967 é criado o INPS o Instituto Nacional de Previdência Social , juntando todos os institutos de saúde pública e Previdência, garantindo acesso a saúde aos trabalhadores.
Em 1978 o Governo Federal reuni todos os órgãos de assistência médica e previdência ;criou o SIMPAS (Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social) sendo formado pelo INAMPS, o INPS e os recursos financeiros passa a ser controlado pelo IAPAS.
Em 1980 é declarado que o sistema Previdenciário tinha entrado em falência, aumentando o número de manifestações populares no país. O IAPAS não dispõe mais de recursos , levando ao aumento nas contribuições.
O SUS, Sistema Único de Saúde, foi criado em 1986, tendo como princípio a Universalidade, a Integralidade e a Equidade, sendo um direito a todos. Cada cidade terá postos de atendimento e seus conselhos e conferências trazendo autonomia e independência.Em 1990 é implantada a Lei 8.080 que estabeleceu recursos destinados ao SUS. E em 1994 é implantado PSF, Programa de Saúde da Família, para levar saúde preventiva nas residências dos trabalhadores.
Ouve inúmeras mudanças desde então mais ainda a muito a fazer, as dificuldades são enormes e as necessidades maiores ainda. As Políticas de Saúde são pactuadas, todos acompanham medidas de apoio que podem melhorar o SUS, temos referências internacionais em qualidade de atendimento incluindo Transplante ,Atendimento de Emergência e Especialidades, porém ainda não é alcançada por todos, o orçamento é pequeno, prioridades de saúde ainda precisam ser acompanhadas e tratadas de forma clara para o alcance de toda população. No interior a saúde ainda está longe do ideal, o SUS é um projeto ainda em crescimento para transformar a sociedade como um todo.
HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL 
PRIMEIRO RELATÓRIO 
Aluna.: Anne Cristina dos Santos Muniz
Matéria.:Políticas de Saúde 
Turno.: Noite
Curso de Biomedicina

Outros materiais