Buscar

Culturas e Meios de Cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Amostras e suas composições:
Cultura A – Yakult
Cultura B – Kefir
Cultura C – Leite cru
Cultura D – Fubá
Cultura E – Maionese
Cultura F – Milho em conserva
	UFC
	Ágar nutritivo
	MacConkey
	Sabouraud
	Ágar SS
	Cultura A
	sim
	não
	sim
	não
	Cultura B
	sim
	sim
	sim
	sim
	Cultura C
	sim
	não
	sim
	não
	Cultura D
	sim
	sim
	sim
	sim
	Cultura E
	sim
	sim
	sim
	sim
	Cultura F
	sim
	não
	sim
	não
Informações sobre os meios de cultura
Ágar SS: a presença de sais biliares e do corante verde brilhante tornam-o um meio seletivo, pois inibem muitas bactérias Gram positivo. É bom para o isolamento de Salmonella e Shigella. É um meio diferencial devido à presença de lactose e de um indicador de pH (vermelho neutro) que permite distinguir os microrganismos fermentadores da lactose (colónias rosa) dos não fermentadores (colónias da cor do meio).
Mac Conkey: é um meio seletivo, pois contém sais biliares e o corante violeta de cristal para inibir o crescimento de bactérias Gram positivo permitindo que as Gram negativo cresçam. Por outro lado, é um meio diferencial, pois como contém lactose e um indicador de pH (vermelho neutro) permite distinguir entre as bactérias Gram negativo que fermentam (ex. E.coli) e as que não fermentam (ex. Salmonella e Shigella) esse hidrato de carbono. As colónias das bactérias fermentadoras de lactose aparecem rosadas enquanto as outras ficam incolores e até transparentes.
Ágar nutritivo: é utilizado para cultivo de microrganismos pouco exigentes nutricionalmente, como por exemplo: Escherichia coli e Streptococcus pneumoniae.
Sabouraud: favorece o crescimento dos fungos, pois tem um pH baixo (5,6) e uma alta concentração de glicose, além disso o crescimento bacteriano está inibido devido à presença de um antibacteriano no meio.
Discussão dos resultados
Todas as amostras cresceram no meio de ágar nutritivo, o que era esperado, já que o meio favorece o crescimento de microorganismos pouco exisgentes, o que todas as amostras possuíam.
Todas também cresceram em sabouraud, que favorece o crescimento de fungos, o que também era esperado, pois todas as amostras foram encubadas, além disso algumas possuíam lactobacilos (como é o caso do Yakult) e outras lactose (maionese, leite cru e yakoult).
Apenas as culturas B, D e E cresceram em MacConkey. Tais amostras são de kefir, fubá e maionese. O esperado seria que, bactérias que fermentam lactose, como as presentes no kefir e maionese, crescessem (o que ocorreu) e também as que não fermentam, como as presentes no fubá. 
As culturas B, D e E cresceram em Ágar SS, novamente o kefir, fubá e maionese. Maionese era esperada, pois é feita com ovo e, desse modo, possui a salmonela. Kefir também era esperado, por conta de fermentar.

Outros materiais