Buscar

ARTE NA EDUCAÇÃO MUSEU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA – EDUCAÇÃO E ARTES
Embora as cidades apresentarem espaços gratuitos e interessantes destinados à arte e suas expressões, ainda estes ambientes são pouco frequentados, seja pela falta de incentivo ou interesse. É preciso mudar esse hábito. 
O museu ou centro cultural pode ser um local de entretenimento, mas é também, antes de tudo, um centro de pesquisa, preservação e apresentação de objetos, documentos e experiências que, de algum modo, se tornam caros à sociedade.
Estabelecer relações entre o museu e a escola pode ser uma grande oportunidade de ampliar repertório e criar diálogos com a sala de aula.
A saída da escola para um passeio, por exemplo, é uma quebra na rotina, é uma oportunidade que estimula o conhecimento de forma prazerosa, por isso, visitar museus, centros culturais, acervos e exposições, locais com grandes potenciais educativos, onde é possível ter o contato com obras de arte e conhecimento do que é patrimônio histórico e cultural, acaba desmistificando a ideia que muitos têm de que museu é "chato", "lugar de coisa velha...”.
A visita orientada a um museu, por exemplo, é um encontro de potencialidades: as discussões, observações e sensações partem do olhar atento às obras. Cabe aos educadores fornecer informações e, mais importante, criar um ambiente em que as potências da obra e do público se encontrem. A fala e a escuta são instrumentos fundamentais. Aliadas à prática criativa podem gerar um encontro e, talvez, um acontecimento.
PAULINO, Helenira. Museu e escolas: visitas orientadas. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/o-museu-e-escola-visitas-orientadas/> acesso em: 02 de abril de 2017.

Outros materiais