Buscar

fichamento analise de caixas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

De acordo com a leitura do caso
O Fluxo de Caixa é um instrumento de controle financeiro que permite acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa, através de uma relação das entradas (receitas) e saídas (despesas) realizadas em períodos determinados.
O Fluxo é uma das ferramentas mais simples utilizadas na administração financeira. Ele auxilia na tomada de decisões e na melhora no desempenho financeiro através da otimização e alocação dos recursos da empresa, identificando onde se está gastando mais, quanto está sendo investido, se o saldo líquido final é positivo ou negativo, dentre outros fatores.
Ao realizar uma análise de fluxo de caixa é possível identificar como está o cenário da empresa, como gastos desnecessários dentro de algum processo realizado. Assim, por exemplo, em algum setor que esteja ocorrendo um desperdício de recursos é possível observar esse gasto e corrigi-lo a tempo, elevando assim o lucro.
Utilizando o Fluxo de Caixa garante-se maior controle das contas da empresa, sabendo exatamente quanto está sendo gasto e com o quê, além de estar ciente de tudo o que está entrando em caixa de onde vem os recursos.
Esta ferramenta também é fundamental para as tomadas de decisões, uma vez que o futuro pode ser baseado em lições do passado. Para que se possa planejar o futuro da empresa, é preciso reunir a maior quantidade de informações, tanto as atuais quanto as anteriores. Os dados retirados de uma análise de fluxo de caixa são valiosíssimos para embasar a tomada de decisões, uma vez que se conhece os históricos de entradas e saídas, dependendo da amplitude das mudanças que são realizadas, a tendência é que resultados se repitam. 
Para obter sucesso ao utilizar o fluxo de caixa, é de extrema importância criar uma cultura de planejamento e sistematização na empresa. É preciso que haja um elo entre o administrador financeiro e os demais departamentos da empresa para facilitar o trabalho de registrar, verificar e analisar todas as movimentações financeiras que ocorrem na organização.
O fluxo de caixa possibilita também diversas análises, como avaliar o melhor momento para fazer novas aquisições, repor estoques ou até mesmo fazer investimentos, planejando tudo isso para que os desembolsos ocorram simultaneamente à geração de caixa, evitando que a empresa fique com saldo negativo, que como vimos no texto poderá vir a ocorrer, mas somente em casos específicos.
Além disso, o Fluxo de Caixa proporciona a identificação de eventuais desvios na utilização do caixa, aponta aplicações ineficientes dos recursos disponíveis e apresenta a liquidez imediata da empresa, ou seja, as disponibilidades financeiras com maior facilidade para serem utilizadas.
No mundo da Administração, a importância do fluxo de caixa na gestão financeira é inquestionável. É preciso acompanhá-lo e analisar seus dados regularmente, o que fornecerá mais embasamento para controlar todo fluxo financeiro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes