Buscar

Conceitos_-_Antropologia_Alimenta-ʢ̤̣o

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antropologia da Alimentação – aula teórica – 1. Período – Curso de Gastronomia
Prof. Fabiana de Lima Carneiro
Conceitos aula 1:
1.Antropologia Social e Cultural:
Ciência que se constitui na segunda metade do século XIX e se propõe a refletir de forma científica sobre o homem.  Se caracterizando nos seus primórdios pelo estudo de populações “exóticas”, hoje, segundo LAPLANTINE (2000)*1,  sua definição passa pelo tipo de olhar que coloca sobre o homem, que enfoca o homem em sua totalidade e em sua diversidade em todas as sociedades de todos os tempos.
2.Antropologia da Alimentação:
Vertente da Antropologia que se ocupa dos sistemas alimentares e dos múltiplos significados sombólicos dos alimentos: o que é considerado comida, como o gosto é culturalmente definido, a função social das refeições, os modos à mesa, a alimentação como forma de distinção entre as classes sociais, os tabus alimentares etc.
Conceitos aula 2:
1.Senso comum: 
Forma de se conhecer o mundo transmitida entre as gerações e baseada na interpretação do cotidiano, em crenças e em tradições.
2.Conhecimento científico: 
Forma disciplinada e metódica de se conhecer o mundo através das causas dos fenômenos.
 
3.Cultura no senso comum:
Segundo DAMATTA(1986)*1, consiste em sabedoria, conhecimento, sofisticação.
 
4.Cultura no Conhecimento científico:
Segundo LARAIA(2007:25)*2, que cita a definição dada por Edward Tylor “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”.
 
5.Sistemas alimentares:
Se definimos por sistema um todo organizado que articula e conecta diferentes elementos, os sistemas alimentares, característicos dos diferentes grupamentos humanos, se caracterizam pelas representações e pelo simbolismo acerca dos alimentos, modos de preparo, modos à mesa, a função social das refeições, as gramáticas alimentares, mitos, crenças, hábitos, tabus etc.

Outros materiais