Buscar

Direitos Difusos: Conceito e Características

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Nayara Macedo T. Ewald 				Turma: 3º Adm – A		
Disciplina: Noções de Direito e Legislação			 Profª.: Patrícia
Direitos Difusos
	A definição legal de direitos difusos está prevista no inciso I, art. 81 do CDC, que define os interesses ou direitos difusos como “transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.” 
	Direitos difusos constituem direitos que ultrapassam a esfera de um único indivíduo, caracterizados principalmente por sua indivisibilidade, onde a satisfação do direito deve atingir a uma coletividade indeterminada, porém, ligada por uma circunstância de fato. Por exemplo, o direito a respirar um ar puro, a um meio ambiente equilibrado, qualidade de vida, entre outros que pertençam à massa de indivíduos e cujos prejuízos de uma eventual reparação de dano não podem ser individualmente calculados.
	Por exemplo na propaganda enganosa não é possível proceder a identificação de todos quantos possam ter sido expostos à divulgação enganosa da oferta de um produto ou serviço – veiculada, por exemplo, pela televisão. Todos que tenham sido expostos têm o mesmo direito e entre eles não há nenhuma relação jurídica, seja com a parte contrária ou entre si. Por isso tudo é que se afirma: os direitos difusos pertencem a todos, sem pertencer a ninguém em particular.
	Quanto à conceituação dos interesses ou direitos difusos, três pontos devem ser observados:
Há indeterminação dos titulares: Os interesses difusos têm como seus titulares pessoas indeterminadas. Por força do art. 2º, parágrafo único e art.29, ambos do CDC, os consumidores são titulares destes direitos por equiparação. Assim, a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que tenha intervindo na relação de consumo ou todas as pessoas, determináveis ou não, expostas às práticas comerciais, são consideradas consumidores. Assim, os interesses difusos existem quando há um número indeterminado de pessoas;
Inexiste relação jurídica base entre os titulares: Os titulares dos direitos difusos são ligados apenas por circunstâncias de fato, ou seja, existe uma identidade de situações que vincula o número indeterminado de pessoas e não uma relação jurídica base entre eles;
Indivisibilidade do bem jurídico tutelado: A natureza da indivisibilidade mostra que o bem jurídico só pode ser considerado como um todo. Não é possível identificar os lesados e individualizar os prejuízos.

Outros materiais