Buscar

O GABA é um neurotransmissor inibitório do SNC dos mamíferos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Psicologia Disciplina: Psicofarmacologia Professora : Anamaria de Souza Cardoso
Acadêmicos: Alessandra; Hayalla ; Maria José ; Nagila Rayanne; Wesley
O GABA, é um neurotransmissor inibitório do SNC do cérebro, os neurônios gabaérgicos usam GABA como neurotransmissor, o GABA é sintetizado a partir do glutamato através da enzima descaborxilase do ácido glutâmico. Os receptores GABA também regulam a neurotransmissão gabaérgicas. Das duas classes principais de aminoácidos neuroativos, o ácido aminobutírico (GABA) é o principal aminoácido inibitório, e o glutamato é o principal aminoácido excitatório. Os fármacos que modulam os receptores do GABA, atingi a atenção, formação da memória, a ansiedade, sono etc.
Os receptores GABA distingue se em: os ionotrópicos ( GABA A E GABA C) e os metabotrópicos ( GABA B), desta forma os benzodiazepínicos e os barbitúricos são moduladores dos receptores GABA A , que atuam em sítios de ligação alostéricos, aumentando a neurotransmissão Gabaérgica. O GABA A, possue agonistas, benzodiazepínicos e barbitúricos os benzodiazepínicos são sedativos, hipnóticos, amnésicos. 
Os benzodiazepínicos exercem um efeito ansiolítico por via da inibição das sinapses no sistema límbico, região do SNC que controla o comportamento emocional e que é caracterizado por uma elevada densidade de receptores GABA A. Os barbitúricos são utilizados para o controle da epilepsia, agentes indutores de anestesia geral. Vale acrescentar que os benzodiazepínicos e os barbitúricos são moduladores dos receptores GABA A. 
Os agonistas, como o mucimol e o gaboxadol ativam o repceptor GABA A. O muscimol é um agonista integral em muitos subtipos de receptores GABA A, o gaboxadol foi aprovado para o tratamento de epilepsia e ansiedade, entretanto, sua administração em doses terapêuticas foi associada à ataxia e sedação. Portanto, percebe que os receptores GABA tem fundamental importância no sistema nervoso, pois o receptores gabaérgicos são inibitórios sobretudo de neurotransmissores excitatórios que tende a trazer uma excitação para o SNC. Desta forma, o receptor gabaérgicos viabiliza a homeostasia evitando a polarização da celular que pode desenvolver quadros epilépticos.
Referência: GOLAN, David E. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. Farmacologia da Neurotransmissão GABAérgica e Glutamatérgica; p. 146-162.

Outros materiais