Buscar

apol resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Desde a concepção até os 6 anos, a criança desperta para a percepção de um mundo ainda por desvelar, quando a curiosidade se utiliza da observação para a paulatina formação de ainda tênues ideias a respeito do mundo.
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 149.   
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, sobre a educação infantil, segundo Both (2008) leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. ( ) A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer.
II. ( ) A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental.
III. ( ) A etapa educacional da crianças, dos 0 aos 3 anos, é denominada, pela legislação educacional brasileira como educação básica, pois, considera-se como uma educação que se basta em si mesma.
IV. ( ) A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções.
 
Agora, marque a sequência correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer. A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções. (Livro-base, p. 149)
A afirmativa III é falsa, porque, A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental. (Livro-base, p. 149).
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
 
A avaliação é resultado de uma soma de fatores: a forma que o professor escolheu para avaliar, as ideias pedagógicas que permeiam essa escolha, as considerações acerca dos instrumentos utilizados, as datas de aplicação destes, a relação do aplicador com os educandos, entre outros fatores.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 69.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, quais os critérios para a formulação de questões de avaliação?
I. ( ) Apontamento dos objetivos que nortearão a avaliação.
II. ( ) Identificação dos conteúdos mais relevantes e significativos tema da ementa.
III. ( ) Ineditismo da avaliação garante o potencial para atender às exigências avaliativas.
IV. ( ) Variação dos valores a serem atribuídos às notas de prova e outros componentes.
 
 Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois são considerados critérios para a formulação de questões de avaliação: Apontamento dos objetivos que nortearão a avaliação. Identificação dos conteúdos mais relevantes e significativos tema da ementa que comporão as questões de avaliação. Variação dos valores a serem atribuídos às notas de prova e outros componentes (Livro-base, 101).
A afirmativa III é falsa, pois os recursos para promover a avaliação por si não encerram o ineditismo em sua constituição, mas sim, em seu potencial positivo para dar respostas às exigências avaliativas. Livro-base, p. 106. (Livro-base, p. 80)
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V

Outros materiais