Buscar

atividade de autoavaliacao cartografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Um mapa hipsométrico apresenta uma estrutura de dados matricial.
	Estrutura matricial ou em grade, que é representada por matriz (M) com n linhas e m colunas. Sendo assim, temos M (n,m), em que cada pixel ou célula tem um valor que indica a cor ou tom de cinza que ele apresenta (p.126).
2) SPRING. O Spring exemplifica um dos elementos que compõe o Sistema de Informação Geográfica (SIG), que elemento é esse?
	SOFTWARE.
		O Spring é um software brasileiro que merece destaque, criado em 1991 ele é um SIG desenvolvido e mantido pela DPI-Inpe, com download via web de acesso gratuito. (p. 124).
3) “A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço”.
A Cartografia é:
-O Mapa é a representação no plano, geralmente em escala pequena, dos aspectos geográficos naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.
-A carta é a representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais (paralelos e meridianso) com a finalidade de possibilitar a avaliação de pormenores com grau de precisão compatível com a escala.
	O GLOBO é a representação cartográfica sobre uma representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade cultural e ilustrativa. Planta é um caso particular de carta. A representação se restringe a uma área muito limitada e a escala grande, consequentemente o número de detalhes é bem maior.
4) “A projeção cartográfica é definida como um traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas”.
PROJEÇÃO EQUIDISTANTE – As que não apresentam deformações lineares para algumas linhas em especial, isto é, os comprimentos são representados em escala uniforme.
PROJEÇÃO EQUIVALENTE – Têm a propriedade de não alterarem as áreas, conservando assim uma relação constante com as áreas, conservando assim uma relação constante com as suas correspondentes na superfície da Terra. Seja qual for a porção representada num mapa, ela conserva a mesma relação coma a área de todo o mapa.
PROJEÇÃO CONFORME – Representam sem deformação todos os ângulos em torno de quaisquer pontos e, decorrentes dessa propriedade não deformam pequenas regiões. Sendo assim, mantêm a forma de áreas a serem representadas.
	A projeção equidistante conserva os comprimentos, a projeção conforme conserva a forma (ângulos), a projeção equivalente mantêm as áreas. (P. 71)
5) Sobre a simbologia Cartográfica:
- Os símbolos, de acordo com suas formas de implantação, empregados no mapa são: lineares e zonais.
- Os símbolos, de acordo com suas características específicas, empregados no mapa são: convencionais.
	Símbolos lineares (hidrografia e limites das bacias) e zonais (tipos de formações vegetais), símbolos quanto a suas formas de implantação, e símbolos convencionais (Como também é classificada a hidrografia) quanto a suas características específicas. (p. 79)
6) Elementos do mapa:
- Elementos constituintes dos produtos cartográficos (de possível visualização): legenda e escala gráfica; Simbologia cartográfica quanto a sua forma de implantação:linear e zonal; Estrutura dos dados: matricial.
	Quantoquanto aos elementos constituintes dos produtos cartográficos (de possível visualização): legenda e escala gráfica (elementos presentes na parte inferior do mapa a direita; Simbologia cartográfica quanto a sua forma de implantação: linear (limites administrativos) e zonal (variações climáticas); Estrutura dos dados: matricial. (p. 17-19; p. 126)
7) “Cartas e mapas são documentos cartográficos elaborados sem um fim específico. A finalidade é fornecer ao usuário uma base cartográfica com possibilidades de aplicações generalizadas, de acordo com a precisão geométrica e tolerâncias permitidas pela escala. Apresentam os acidentes naturais e artificiais e servem, também, de base para os demais tipos de cartas”.
- A cartografia geográfica é o tipo de representação cartográfica com menores escalas. Por esse motivo, os detalhes planimétricos e altimétricos são generalizados e, sendo assim, a precisão geométrica diminui nesses produtos.
	- As bases cartográficas fazem parte da cartografia geral. (As bases cartográfica fazem parte da cartografia geral e têm duas utilidades: servir ao usuário como base de informações gerais e servir como referência para a elaboração de variados produtos)
	- A cartografia geral pode ser dividida em cartografia cadastral, cartografia topográfica e
cartografia geográfica. (A cartografia geral pode ser dividida em cartografia cadastral, cartografia, topográfica e cartografia geográfica. Essa subdivisão faz referência à escala dos documentos cartográficos.
- A cartografia cadastral tem as seguintes características: representação em escala grande. (A cartografia cadastral tem as seguintes características, representação em escala grande, geralmente planimétrica e com maior nível de detalhamento; com tais características, esses mapas tem grande precisão geométrica.)	
8) Em 1 cm de mapa representa-se 2.750 m da realidade. A respeito da escal do mapa e a simbologia cartográfica utilizada quanto à sua forma de implantação:
Escala 1:275.000; símbolos zonais, lineares e zonais.
	E=d/D é E=1cm/2.750 metros é E=1cm:275.000cm é E=1:275.000 Dados da legenda são representados pos símbolos pontuais: as ciclovias são representadas por símbolos lineares e áreas de montanha são representadas por símbolos zonais. (P.91)
9) “A cartografia digital, também chamada de cartografia assistida pos computados (CAC), a qual, de acordo com Taylor (1991), não é apenas um processo de transformar métodos manuais em automatizados, mas é um meio de explorar novas formas de lidar com os dados espaciais. Também podemos considerar que é um novo jeito de construir mapeamentos”. (p.103)
Outros termos surgiram com a cartografia digital:
Computer Aided Mapping (CAM) são sistemas de mapeamento auxiliado por computador. Estes partem da tecnologia CAD, e o que marca a diferença entre eles é que o CAM são organizados em camadas, ou layers. Como são sistemas voltados à cartografia, os CAM possibilitam o georreferenciamento de aspectos da superfície terrestre em seus produtos.
	Computer Aided Design (CAD) – são os sistemas de desenho auxiliados por computador. Não se trata de softwares específicos para a cartografia, mas são o principal meio de transformar mapas analógicos, impressos em papel, em mapas de formato digital.
	Computer Aided Mappins (CAM) – são sistemas de mapeamento auxiliado por computador. Estes partem da tecnologia CAD, e o que marca a diferença entre eles é que os CAM são organizados em camadas, ou layers. Como são sistemas voltados à cartografia, os CAM possibilitam o georreferenciamento de aspectos da superfície terrestre em seus produtos. (p. 123)
10) A respeito dos SIG e Datum:
Para construir um mapa é preciso definir a superfície de referência utilizada como representação da superfície terrestre no modelo matemático. Conhecer a latitude e a longitude de um ponto sem ter o datum definido não diz muito.
Como os modelos matemáticos evoluíram com o tempo, com o desenvolvimento das ciências e da tecnologia, os modelos mais recentes apresentam erros menores diante da forma real.
Em 2005, o IBGE anunciou a adoção do SIRGAS 2000 como seu sistema de referência geocêntrico oficial. (p. 37)

Outros materiais