Buscar

trabalho pronto 4º semestre

Prévia do material em texto

�PAGE �13�
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS 
INTRODUÇÃO
A análise do caso da construção da Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce nos desafia a uma série de questionamentos relacionados a Responsabilidade Social e ambiental, Gestão de Pessoas e o Direito Empresarial e do Trabalho.
	Se por um lado a construção da Hidrelétrica trará muitos benefícios para a sociedade, por outo lado também causará grandes impactos ambientais e sócias, como: moradores que perderão uma expressiva porção de terras produtivas, e ocorrerão impactos ambientais pela a interrupção da piracema, além do êxodo rural que causará impacto na historia de vida dos moradores dessa região. O estudo nos desafia analisar o caso buscando o equilíbrio no que se refere os aspectos relacionados a responsabilidade Social e ambiental; gestão de pessoas; direito empresarial e do trabalho.
2. DESENVOLVIMENTO Responsabilidade Social e Ambiental
Existe um movimento que contesta o número de famílias atingidas pelo empreendimento Foz do Rio Doce. É o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Conceitue o que são Movimentos Sociais, apresente quais são os canais para atingir os seus fins no caso aqui analisado.
Em geral, movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, com isso constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Os movimentos sociais, na prática, são a representação da sociedade como organização, que os utiliza como instrumento de ação num contexto histórico específico. O conflito de classe e os acordos políticos são consequentemente, canais dos movimentos para atingir seus fins (BIRUEL, 2016). Os canais mais utilizados são movimentos através de apelo político, manifestações públicas, divulgação em redes sociais e etc.
 Como as tecnologias podem ser utilizadas para favorecer o meio ambiente? O que é tecnologia verde? Como esse tema se relaciona com a questão da Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce?
Criar modelos de eletrônicos que gerem mais economia e tenham uma durabilidade maior, Feitos com produtos menos poluentes e que, de certa forma, podem ser recicláveis. A Apple, por exemplo, começou a se preocupar com seus produtos desde 2007, após serem acusados por negligência ecológica. Steve Jobs, por sua vez, cumpriu o prometido e passou a produzir mercadorias com componentes que causassem menos danos ao meio ambiente. Exemplo disso foi quando eliminou substâncias tóxicas na produção de seus produtos e passou a usar alumínios e vidros recicláveis. Tecnologia verde é uma expressão que vem sendo bastante utilizada pelo setor de tecnologia, para incorporar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Apesar das discussões recentes sobre o assunto abordarem de forma predominante o consumo eficiente de energia, a análise sobre o tema pode ser ampliada. A empresa que controla a Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce, assumiu a responsabilidade de operar de acordo com princípios do desenvolvimento sustentável. Isso, no entanto, não ocorre de maneira completa, dados os impactos ambientais que uma Usina acarreta. Assim, para promover benefícios e favorecer o meio ambiente, é necessário que o uso das tecnologias seja feito de maneira inteligente, atendendo as demandas surgidas dos impactos, e prevenindo posteriores desenvolvimentos negativos na região.
	
GESTÃO DE PESSOAS
	A gestão de pessoas representa um ciclo contínuo. A empresa investe em uma área ou em um grupo de pessoas e logo é necessário atender a outras demandas da mesma área ou grupo.
	A pesquisa de clima organizacional (PCO) deve contemplar assuntos que tragam retorno sobre as percepções e a satisfação dos colaboradores em relação à organização. Por meio das informações obtidas, a empresa poderá agir preventivamente, alinhando interesses individuais e organizacionais em busca de resultados para ambas as partes.
.
FORMULÁRIO DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
	
	QUESTÃO
	Discordo Totalmente
	Discordo
	Concordo
	Concordo Totalmente
	1. Considera a empresa um bom lugar para se trabalhar.
	 
	 
	 
	 
	2. Tenho possibilidade de expressar o que penso e sinto, sem sofrer represálias.
	 
	 
	 
	 
	3. O seu Chefe/Gestor/Gerente é receptivo a sugestões de mudança.
	 
	 
	 
	 
	4. Recebo o devido reconhecimento quando realizo um bom trabalho.
	 
	 
	 
	 
	5. A empresa oferece oportunidade para o seu desenvolvimento e crescimento profissional
	 
	 
	 
	 
	6. O treinamento que você recebe o capacita a fazer bem o seu trabalho.
	 
	 
	 
	 
	7. Estou progredindo em relação ao meu desenvolvimento profissional nessa empresa.
	 
	 
	 
	 
	8. Eu considero que o feedback que recebi até agora foi eficaz.
	 
	 
	 
	 
	9. As condições ambientais do seu local de trabalho são satisfatórias.
	 
	 
	 
	 
	10. Os equipamentos de trabalho oferecidos estão em boas condições.
	 
	 
	 
	 
	11. Você concorda com a sua jornada de trabalho.
	 
	 
	 
	 
	12. Considero a organização da estrutura da empresa bem planejada. 
	 
	 
	 
	 
	13. Estou satisfeito com o meu salário.
	 
	 
	 
	 
	14. Você acredita que o seu salário está de acordo com o do mercado.
	 
	 
	 
	 
	15. Sinto que o meu salário é justo para a função que desempenho.
	 
	 
	 
	 
	16. Sinto-me satisfeito com os benefícios oferecidos pela empresa.
	 
	 
	 
	 
DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO
O desenvolvimento econômico coloca em choque o ambiente e a economia, podendo assim dizer que o ambiente e a economia têm vivido em tensão e até mesmo em antagonismo. A economia vem afetando cada vez mais o ecossistema a nossa volta, e isso causa o sacrifício dos recursos naturais, espécies vegetais e animais que antes existiam em abundância, hoje estão ameaçadas de extinção, devido a poluição, invasão de habitats para o crescimento econômico, captura, venda ilegal, exploração exagerada, entre outros, os quais valem mais que um simples prédio construído pelo homem, causando assim mais males do que bens.
                         A degradação ambiental, que por vezes acompanha o crescimento econômico, passa a ser coibida pelo Direito, resultando em um princípio basilar do Direito Ambiental, o Princípio da Precaução, ou seja, esse princípio é fundamentado na Lei 6.938/ 81, mais precisamente no Artigo 4, nos incisos I e IV, que expressa a necessidade de haver um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a utilização, de forma racional, dos recursos naturais, inserindo também a avaliação do impacto ambiental.
Conforme Martins e De Luca (1994, p. 27), “os passivos ambientais referem-se a benefícios econômicos que serão sacrificados em função de obrigação contraída perante terceiros para preservação e proteção ao meio ambiente”. A análise das obrigações decorrentes de um passivo ambiental pode revelar, de certa forma, o grau de responsabilidade da empresa com a sociedade como também todos os sacrifícios necessários que serão contraídos para proteção e preservação do meio ambiente.
A intervenção do Direito nos assuntos ambientais somente ocorreu quando o homem percebeu que a sua capacidade de modificar a natureza poderia causar danos irreversíveis ao equilíbrio ecológico e mesmo provocaruma destruição irreparável do seu próprio “habitat” (COSTA NETO, 2003, pp. 10/11). Sendo assim, qualquer operação que envolva de alguma forma a modificação ou destruição do meio ambiente, instantaneamente origina uma obrigação de reposição junto ao mesmo e a toda a sociedade, além das possíveis multas e penalidades cabíveis.
A conciliação do desenvolvimento econômico com a preservação do meio-ambiente encontra-se na promoção do chamado “desenvolvimento sustentável”, o qual, de acordo com José Afonso da Silva (SILVA, 2002, p. 26), consiste na exploração equilibrada dos recursos naturais, nos limites da satisfação das necessidades e do bem-estar da presente geração, assim como de sua conservação no interesse das gerações futuras.
3. CONCLUSÃO
O Estudo do caso apresentado abordou temas necessários para a conscientização e reflexão sobre a preservação do meio ambiente e a exploração dos recursos naturais, destacando assuntos voltados para a Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Pessoas e Direito Empresarial e do Trabalho.
	REFERÊNCIAS
Delbono, Benedita de Fatima. Responsabilidade social e ambiental/ Benedita de Fatima Delbono. – Londrina Editora e Distribuidora Educacional S. A, 2016.
Avona, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas/. Marcia Eloisa Avona. – Londrina Editora e Distribuidora Educacional S. A, 2015.
Armelin, Danylo Augusto. Direito Empresarial/. Danilo Augusto Armelin. - Londrina Editora e Distribuidora Educacional S. A, 2015.
Ribeiro, Evandro Luís Amaral. Legislação social e trabalhista/. Evandro Luís Amaral Ribeiro. - Londrina Editora e Distribuidora Educacional S. A, 2015.
Universo Sustentável Noticias. Universidade São Judas! Universo Sustentável. www.usj.br . Disponível em: < http://www.usjt.com.br/universo-sustentavel/>. . http://www.usjt.br/universo_sustentavel/index. php/arquivo-de-noticias/191-tecnologias-a-favor-do-meio-ambiente-.html
 Movimentos Sociais: breve definição - Brasil Escola. - <brasilescola.uol.com.br/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm> / Disponível em:http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
a CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA 
FOZ DO RIACHO DOCE
Luis Eduardo Magalhães
2017
a CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA 
FOZ DO RIACHO DOCE
Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de: 
Responsabilidade social e ambiental – Profs. Elias Barreiros.
Gestão de Pessoas – Profs. Elisete Alice Zanpronio de Oliveira.
Direito empresarial e do trabalho – Profs. Janaina Carla da Silva Vargas Testa .
Seminário IV – Profs. Eduardo de Faria Nogueira.
Luís Eduardo Magalhães – Bahia
2017

Outros materiais