Buscar

Prova Gera

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. O "Intercâmbio colombiano", termo surgido em referência ao famoso explorador espanhol Cristóvão Colombo, provocou inúmeras consequências, das quais, a mais TRÁGICA se constituiu:
e. nas enormes epidemias no Novo Mundo.
2. O estudo de populações, especialmente em termos de tamanho e densidade, fertilidade, mortalidade, crescimento, distribuição etária, migração e estatísticas sobre vidas, e da interação de todos estes fatores com as condições sociais e econômicas" é realizado pela 
b. Demografia
3. A Promoção da saúde e os programas de prevenção de doença concentram-se em manter as pessoas saudáveis. Prevenção inclui uma variedade de atividades ou "intervenções", concentrando-se na redução dos riscos para a saúde. Se subdividindo em prevenção: fundamental; principal; secundária; terciária e quaternária. Nesse sentido, podemos definir a prevenção fundamental como:
c. a prevenção dos fatores de risco em si, começando com a mudança das condições sociais e ambientais em que estes fatores se desenvolvem
4. A Organização Mundial de Saúde (OMS), fundada em 1948, direciona e coordena a saúde internacional no sistema das Nações Unidas. Sendo reconhecida como a principal organização de saúde pública no mundo. Nesse sentido, podemos afirmar que a OMS:
c. auxilia os governos a realizarem acordos com instituições nacionais e internacionais para conjugar esforços internos e externos a favor do mesmo objetivo que consiste em manter a saúde global.
5. A área da saúde pública global tem presenciado um sucesso significativo nas últimas décadas. As principais realizações bem-sucedidas consistem em
I. Redução na mortalidade infantil e nas Doenças imunopreveníveis;
II. Acesso a água potável e saneamento;
III. Prevenção e controle da malária;
IV. Prevenção ou controle da HIV/AIDS;
V. Controle da tuberculose e das doenças tropicais negligenciadas.
 d. Todas as alternativas estão corretas
6. Após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento de vacinas passou a ocorrer em alta velocidade, as campanhas de vacinação para lactentes e crianças em idade escolar foram massificadas. Como consequência desse processo:
b. as doenças da infância, como a poliomielite, o sarampo e a rubéola diminuíram significativamente ao longo dos anos 1950 e 1960.
7. O ambiente é definido como: Tudo o que é externo ao hospedeiro humano de forma individual. As dimensões físicas, biológicas, sociais, culturais e outras do ambiente comumente interagem, influenciando o estado de saúde dos indivíduos e populações. O ambiente pode ser classificado de acordo as com dimensões físicas, biológicas e sociais. Ao referir a dimensão biológica pode-se afirmar que:
c. inclui patógenos ou reservatórios para doenças infecciosas.
8. Os determinantes de saúde são os vários fatores que influenciam a saúde e o bem-estar, desde as redes sociais, a situação econômica até as características mentais e físicas, e o ambiente em que você vive, trabalha e tem seus momentos de lazer. Nesse sentido, os principais fatores determinantes das condições de saúde incluem:
d. os condicionantes biológicos; o meio ambiente; os meios socioeconômico e cultural.
9. Compreende-se a saúde como situação substancial de todo ser humano, incluindo todos os determinantes sociais necessários no processo saúde/doença. Esse entendimento rompe com um modelo de compreensão da doença que dominou o pensamento da saúde pública por várias décadas e que colocava ênfase no sistema de assistência médica. Esse modelo era o:
a. Biomédico
10. Os agentes domésticos são classificados como indivíduos ou grupos que se reúnem para trabalhar com uma finalidade específica de saúde. Realizando iniciativas vinculadas a saúde pública. Esses profissionais:
a. efetivam coletas de dados de extrema importância para realização de testes e análises realizados nas universidades e instituições acadêmicas, os quais poderão ser transcritos em relatórios ou em artigos para reforçar e divulgar os serviços prestados e realizados de saúde global.
11. De acordo com o Dictionary of Epidemiology, (2014) o "sistema de procedimentos, verificações, auditorias e ações corretivas para assegurar que todas as pesquisas, testes, monitoramento, amostragem, análise, outras atividades técnicas e relatórios sejam da mais alta qualidade alcançável", é denominado por
e. garantia de qualidade
12. Os registros de pandemias e pragas têm ocorrido desde que o homem começou a viajar e explorar o seu entorno. Dentro das cidades, a partir da epidemia de Peste Negra tornou-se prática comum o combate a proliferação das doenças contagiosas por meio:
d. da quarentena ou do isolamento.
13. Aprendemos que, a saúde global representa "a área de estudo, pesquisa e prática que prioriza a melhoria da saúde e o alcance da igualdade na saúde para todas as pessoas no mundo". Nesse contexto, a saúde global está preocupada com:
I. Melhoria mundial de saúde;
II. Ampliação das desigualdades em assistência médica;
III. Proteção contras as ameaças à saúde.
c. I, II e III
14. A saúde ambiental consiste na prevenção e no controle de doenças, ferimentos e deficiências relacionados às interações entre as pessoas e seu ambiente. Globalmente, quase 25% de todas as mortes e as doenças em geral podem ser atribuídos a fatores ambientais. Os fatores ambientais que provocam doenças são diversos, incluindo:
I. Exposição a substâncias perigosas no ar, na água, no solo e nos alimentos;
II. Equilíbrio ambiental e ecológico;
III. Perigos físicos;
IV. Deficiências nutricionais
c. I, III e IV estão corretas
15. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como "um estado de bem-estar físico, mental e social completo, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade". Nesse sentido, é correto afirmar que:
a. o quê se entende por saúde é bem mais amplo do que o conceito definido pela OMS, pois para o indivíduo ter e manter-se saudável deve se levar em consideração os diversos determinantes sociais, tais quais, o trabalho, a moradia, o lazer, etc.
16. Aprendemos que, Saúde pública é a ciência e a arte de prevenir doenças, prolongar a vida, e promover a saúde e a eficiência com o esforço organizado da comunidade. Nesse sentido:
a. a saúde pública busca manter todos os indivíduos saudáveis e sem doenças ao limitar as possibilidades de ameaças e riscos sanitários, para permitir que cada cidadão tenha seu direito de nascer com saúde e ter longevidade.
17. Os sistemas de saúde e de atendimento variam muito entre as nações e entre países de baixa, média e alta renda. Nesse sentido, constituem-se de elevada renda e sistemas de saúde avançados os países:
d. Suíça, Suécia e Alemanha
18. A promoção da saúde é definida como "a arte e a ciência de motivar as pessoas a melhorarem seu estilo de vida para ter a saúde completa, não apenas a ausência de doença". Desta forma,
b. o objetivo da promoção da saúde é facilitar a capacidade da pessoa de realizar tarefas cotidianas, participar de atividades e cumprir objetivos pessoais importantes para seu bem estar.
19. O setor público de saúde oferece oportunidades para muitos residentes em inúmeros países, muitas vezes, o cuidado é complementado através do setor privado e das ONGs. Segundo o material didático estudado, o único país que o Setor público fornece cuidados de saúde aos pacientes e financia os serviços de saúde integralmente para toda a população é
d. Cuba
20. O "Intercâmbio colombiano", termo surgido em referência ao famoso explorador espanhol Cristóvão Colombo, provocou inúmeras consequências, das quais, a mais TRÁGICA se constituiu
a. nas enormes epidemias no Novo Mundo
21. Em diversos contextos, as Agencias e instituições de saúde utilizam uma avaliação da saúde da comunidade (CHA), também conhecida como avaliação das necessidades de saúde da comunidade (CHNA), para identificar:
e. As deficiências na saúde de uma comunidade.
22. A Organização Mundial de Saúde (OMS), fundada em 1948, direciona e coordena a saúde internacionalno sistema das Nações Unidas. Sendo reconhecida como a principal organização de saúde pública no mundo. Nesse sentido, podemos afirmar que a OMS:
e. auxilia os governos a realizarem acordos com instituições nacionais e internacionais para conjugar esforços internos e externos a favor do mesmo objetivo que consiste em manter a saúde global.

Outros materiais