Buscar

Sustentabilidade Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Na área da Psicologia, um campo que vem se desenvolvendo é a Psicologia Ambiental. Segundo Gabriel Moser (1998), “a Psicologia Ambiental estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as inter-relações - e não somente as relações – entre a pessoa e o meio ambiente físico e social”. Esse campo surgiu no final do terceiro quartel do século XX e trata da relação do ser humano com o meio ambiente partindo do pressuposto que o comportamento humano altera o ambiente, ao mesmo tempo em que o ambiente altera o comportamento humano. Tendo como premissa esse pressuposto, a prática profissional do Psicólogo Ambiental pode ser pensada a partir dos processos de sustentabilidade e, também, na atuação de buscar mudar os hábitos e comportamentos que precisam ser alterados, compreendendo a percepção que as pessoas têm desses próprios hábitos e comportamentos. O Psicólogo Ambiental deve promover iniciativas de mudanças de comportamentos e atos que levem as pessoas a repensarem a questão do desenvolvimento dentro da ótica da sustentabilidade. O Psicólogo Ambiental percebe, na sua rotina profissional, uma relação integrada do sujeito com o meio ambiente.
Quando pensamos em sustentabilidade, logo vem a ideia de preservação do meio ambiente e como podemos aplicá-la ao nosso dia a dia. O conceito de sustentabilidade tem sido ampliado. Atualmente ele é bastante utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da terra, com a agua, as florestas etc.
“O desenvolvimento sustentável está relacionado a atender nossas necessidades sem comprometer as gerações futuras” (Vídeo Desenvolvimento social 3). A sustentabilidade pode ser compreendida como uma qualidade das ações e empreendimentos humanos, que busca a utilização e preservação de todos os recursos disponíveis, possibilitando que tais recursos possam existir em caráter permanente (SILVA et al, 2012). 
O profissional da Psicologia Ambiental deve adquirir a necessidade de agir em prol de um comportamento adequado ao mundo sustentável. Assim a prática deste profissional desenvolverá um comportamento diferenciado que levará para um mundo mais sustentável.

Outros materiais