Buscar

Atividade estruturada ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Prévia do material em texto

Aluno: SERGIO RICARDO FERREIRA PRIMO
Matricula: 201803497262
Curso: Ciências Contábeis
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Analise Econômica e Financeira para Tomada de Decisão
Disciplina: Análise das Demonstrações Financeiras (GST0029)
Professor (a): EDILENA DE MOURA MENDONÇA
Sala: B 206 - Noite
Macapá / AP
2018
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA
Título
ANÁLISE DE BALANÇO: Analise Econômica e Financeira para Tomada de Decisão.
Objetivo
Compreender os principais índices de análise de balanço e aplica-los para a consecução de um parecer.
Competências / Habilidades
Capacidade de análise crítica dos indicadores
Habilidade de pesquisar em diversas fontes, com a utilização da internet como ferramenta.
Capacidade de redigir textos em linguagem técnica.
Compreensão da interdisciplinaridade do da análise de balanço com as ciências econômicas, contábeis.
Visão atualizada de contextualização econômica e financeira e do mercado.
Desenvolvimento
A atividade estruturada da disciplina Análise Financeira será realizada em 4 (quatro) etapas, abaixo elencadas. Os arquivos produzidos em cada etapa deverão ser armazenados para reaproveitamento na etapa final.
1ª Etapa
O estudante deverá elaborar uma resenha crítica, entre os principais indicadores de análise de balanço dividindo-os em:
Indicadores econômicos financeiros: índices de rentabilidade; endividamento e liquidez.
Índices de Rentabilidade: Os índices de rentabilidade medem o retorno (lucro) de uma empresa com relação aos investimentos realizados. Quanto maior este retorno, melhor para a empresa em termos de geração de valor. 
- Retorno Sobre o Ativo (ROA): Indica a eficiência no gerenciamento dos ativos, através do retorno obtido após as operações da empresa. 
ROA = Lucro Líquido = Lucro Líquido Atual
 Ativo Total Médio (Ativo Atual+Ativo Anterior)
 2
- Retorno Sobre Investimento (ROI): Indica retorno para investimentos feitos em médio e longo prazos e, consequentemente, a capacidade gerencial da alta administração corroborando com o aprendizado de que se deve priorizar as dívidas de longo prazos.
ROI = Lucro Operacional = Lucro Operacional Atual .
 Ativo Operacional Médio (Ativo Op. Atual + Ativo Op. Anterior)
 2
- Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE): O retorno obtido pelos sócios através de seus financiamentos, ou seja, através do seu Patrimônio Líquido.
ROE = Lucro Líquido = Lucro Líquido Atual
 Patrimônio Líquido Médio (PL Atual+ PL Anterior)
 2
Índices de Endividamento: Na estrutura de capitais disponíveis da empresa é preciso que se conheça a proporcionalidade entre recursos próprios e de terceiros, a dependência da empresa no curto prazo e como se compõe sua exigibilidade. Temos, então:
- Participação do capital de terceiros: Este índice mostra o grau de dependência financeira da empresa, ou seja, o quanto do ativo é financiado por dividas (Obrigações).
PCT = Exigível Total
 Ativo Total
Exigível Total = Passivo Circulante + Passivo Não Circulante
- Grau de Endividamento: Comparação entre a dependência de capital de terceiros com relação ao capital próprio.
GE = Exigível Total 
 Patrimônio Líquido
- Composição do Endividamento: Analisa o montante de dívidas de curto prazo com relação ao endividamento total.
CE = Passivo Circulante
 Exigível Total
Índice de Liquidez: As empresas contam com recursos de terceiros para seus investimentos e para obter esses montantes seus credores precisam confiar em sua capacidade de pagamento analisando os índices de liquidez.
- Liquidez Corrente: Medir a capacidade da empresa em saldar seus compromissos de curto prazo. Quanto maior, melhor. 
ILC = Ativo Circulante
 Passivo Circulante
Liquidez Seca: Também relacionado a curto prazo, mas descontando a incerteza de realizações dos estoques.
ILS = Ativo Circulante – Estoque
 Passivo Circulante
Liquidez Imediata: Avalia a disponibilidade, ou seja, recursos imediatos à disposição da empresa.
ILI = Disponibilidades
 Passivo Circulante
Liquidez Geral: Relaciona disponibilidades e obrigações de curto e longo prazos.
ILG = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo
 Passivo Circulante + Passivo Não Circulante
Indicadores de prazos médios: prazo médio de recebimento de vendas; prazo médio de pagamento de fornecedores e prazo médio de renovação de estoque.
- Prazo Médio de Recebimento de Vendas: No Prazo Médio de Recebimento de Vendas a empresa poderá avaliar se esse prazo de recebimento está de acordo com a média mais viável para o fluxo de caixa desejado do fluxo financeiro atual.
Conforme o pagamento dos clientes, com essa fórmula abaixo vamos saber qual o prazo de recebimento no período de 1 ano:
PMR = Duplicatas a Receber x 360
                 Receita de Vendas 
- Prazo Médio de Pagamento de Fornecedores: O índice do prazo médio de pagamento tem como objetivo medir e identificar a idade média das duplicatas a pagar, ou em quantos dias a empresa paga suas duplicatas. Está diretamente relacionado com a negociação que é feita entre a empresa e seu fornecedor, e com as condições de crédito obtidas pela empresa
PMP = Fornecedores x 360
Compras
- Prazo Médio de Renovação de Estoque: Quantos dias, em média, a empresa leva para vender seu estoque. Quanto maior for este índice, maior será o prazo que os produtos permanecerão estocados, aumentando a necessidade de investimentos em estoque. 
PMRE= Estoque Médio x 360
 Custo de Vendas
 
2ª Etapa
CRÍTICAS A ANALISE DE BALANÇO
O objetivo da Análise de Balanço é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômica - financeira da organização, utilizando relatórios gerados pela Contabilidade e outras informações necessárias à análise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros.
O produto da análise de Balanço é apresentado em forma de um relatório que inclui uma análise da estrutura, a composição do patrimônio e um conjunto de índices e indicadores que são cuidadosamente estudados e pelos quais é formada a conclusão do analista.
As informações da análise de balanços estão voltadas para dentro e fora da empresa e não se limitam apenas a cálculo de meros indicadores de desempenho.
Para que a análise possa espelhar a realidade de uma empresa, é necessário que o profissional de contabilidade tenha certeza dos números retratados nas Demonstrações Contábeis e quem efetivamente espelham a real situação líquida e patrimonial da entidade.
No levantamento dos Balanços e das demais Demonstrações Contábeis, que no Brasil são intituladas de Demonstrações Financeiras, são necessários vários procedimentos que estão detalhados nas NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade, na Lei das Sociedades por Ações, no Regulamento do Imposto de Renda e em normas expedidas pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários.
Então, para que o contabilista possa fazer uma perfeita análise do balanço, ele necessita saber se foram observados todos os procedimentos recomendados pelas normas em vigentes, sendo um destes requisitos a realização de auditoria financeira, fiscal, tributária e operacional.
A análise de balanços é uma das principais ferramentas para auxiliar a tomadas de decisões e pode ser dividida em:
a) Análise Contábil – tem por objetivo a análise de relatórios e demonstrações com a finalidade de fornecer informações numéricas preferencialmente de dois ou mais períodos de modo a instrumentar os administradores e acionistas, entre outros, que estejam interessados em conhecer a situação da empresa para que possam tomar decisões. A Análise Contábilsubdivide-se em:
Análise de estrutura;
Análise de evolução;
Análise por quocientes;
Análise por diferenças absolutas.
b) Análise Financeira – é a tradicionalmente efetuada através de indicadores para análise global e a curto, médio e longo prazo da velocidade do giro dos recursos.
c) Análise da Alavancagem Financeira - é utilizada para medir o grau de utilização do capital de terceiros e seus efeitos na formação da taxa de retorno do capital próprio.
d) Análise Econômica – é utilizada para mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio, o lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais.
Portanto, a verdadeira análise das Demonstrações Contábeis deve abranger:
A avaliação de Ativos (Circulante, Realizável de Longo Prazo e Permanente) e Passivos (Circulante e Exigível a Longo Prazo) utilizando-se os princípios e demais regras constantes das Normas Brasileiras de Contabilidade, da Lei das S/A, do Regulamento do Imposto de Renda;
A análise das receitas e despesas, principalmente no que se refere à apuração de fraudes documentais com o intuito de manipulação de resultados;
A verificação e a apuração de ações administrativas ou judiciais tanto ativas como passivas de cunho trabalhista, previdenciário, fiscal e tributário;
A avaliação de riscos e de capital mínimo, no caso das instituições do SFN, segundo a Resolução CMN 2099 (Acordo da Basiléia), incluindo limites de endividamento, de risco e capital mínimo e de imobilização e de determinados tipos de operações.
No universo de analistas de balanço também existem profissionais que têm competência técnica e legal e que querem fazer a coisa tecnicamente perfeita e de forma absolutamente séria. O grande problema é que os profissionais de contabilidade enfrentam enormes dificuldades para conseguir desempenhar essa função de analista de balanços, que os leigos não conseguem medir por absoluta falta de competência técnica e legal.
Entre as dificuldades, estão principalmente:
A falta de clareza das demonstrações contábeis e a falta de informações mais precisas nas notas explicativas e em outras peças auxiliares dos balanços;
A falta de vontade dos representantes de algumas entidades de prestar as informações necessárias para que o profissional especializado possa efetuar a perfeita análise;
A falta de auditoria operacional, patrimonial, financeira, fiscal e tributária das demonstrações contábeis das entidades de capital fechado e
A falta de credibilidade nos pareceres emitidos por alguns auditores “independentes”.
É importante salientar que o analista de balanço corre o risco de oferecer parecer ou apresentar índices que poucos subsídios darão aos usuários de suas informações e que estas podem ser imprecisas ou enganosas. Assim acontecendo, o analista de balanços poderá ser responsabilizado pelas informações prestadas, se o investidor ou credor sofrer prejuízos. Observe também que empresas de auditoria, apesar de toda sua experiência, também já foram ludibriadas e sofreram sanções. Por esse motivo, pelo menos uma das norte-americanas famosas foi obrigada a fechar suas portas. As Agências Classificadoras de Risco, conhecidas como Agências de Rating também estão sujeitas a processos judiciais caso eventuais informações imprecisas venham a causar prejuízos a pessoas ou entidades que se utilizem de suas informações profissionais.
3ª Etapa
Comentar sobre o EBITDA e fazer uma matriz de pontos fortes e fraco do indicador. 
	
 EBITDA é um tipo de medida financeira, que visa identificar o montante de lucro que uma empresa obteve em determinado período de tempo, não levando em conta alguns tipos de despesas. Segundo Assaf.
 Neto (2012), o EBITDA equivale ao conceito de fluxo de caixa operacional da empresa, apurado antes do cálculo do imposto de renda, e é um indicador do potencial de geração de caixa proveniente de ativos operacionais. 
 Apesar de o EBITDA ser uma medida financeira muito conhecida e amplamente utilizada, Matarazzo (2010) apresenta algumas críticas relacionadas a sua utilização como único instrumento para a avaliação da capacidade da empresa gerar caixa e cobrir o seu serviço da dívida: 
•  O EBITDA é mensurado antes do imposto de renda, enquanto que o caixa disponível para pagar dividendos ou recompra de ações, depois do imposto de renda; poderia ser excluído das despesas desembolsáveis apenas o IR diferido;
•  O EBITDA não considera as receitas e despesas não operacionais, tais como ganhos ou perdas na alienação de bens do ativo fixo; 
•  O EBITDA não mensura a necessidade de reinvestimentos em bens do ativo permanente; 
•  O EBITDA ignora as variações do capital de giro.
 A grande vantagem de as empresas calcularem e apresentarem o valor do seu EBITDA consiste no fato de ele ser considerado um índice “globalizado”, ou seja, é conhecido e utilizado mundialmente por diversas empresas, dos mais variados portes e segmentos de atividade. Dessa forma, tem-se um índice com um método de cálculo padronizado, facilitando a comparação da situação financeira de empresas de países diferentes.
	
 De forma simplificada, segundo Assaf Neto (2012), podemos calcular o EBITDA de uma empresa somando o valor do seu lucro operacional antes do IR com o valor das suas despesas com depreciação, que são despesas não desembolsadas efetivamente. 
 - EBITDA: lucro operacional antes do IR + depreciação.
Traçar um paralelo entre o EVA e o MVA definindo-os e comparando-os.
O MVA (market value added) compara o valor de mercado de uma empresa (de capital aberto) com o quanto ela possui de capital investido no próprio negócio. Portanto, esse índice indica o quanto uma empresa gerou para seus investidores. Se o saldo for positivo, o acionista agregou valor ao seu investimento, ou seja, a diferença entre o valor de mercado da empresa e o capital próprio maximizado, valorizando suas ações; caso contrário, suas ações foram depreciadas.
O MVA é calculado da seguinte maneira:
MVA = (número de ações x preço das ações) - Patrimônio Líquido
O EVA (economic value added) avalia o retorno econômico gerado pela empresa. O índice corresponde ao saldo do lucro operacional após a dedução do custo de capital investido na empresa. Um resultado positivo demonstra que a empresa teve um retorno econômico positivo. Caso esse retorno tenha sido negativo, o índice também será menor do que zero.
A fórmula utilizada para calcular o EVA é:
EVA =(lucro operacional 2) x (1 - alíquota do IR) - (Patrimônio Líquido x TJLP)
A fórmula de cálculo do EVA sofreu algumas modificações de sua forma original, visando a simplificação dos cálculos. O custo de capital próprio das empresas foi substituído pela Taxa de Juros ao Longo Prazo (TJLP), pois quando calculado por uma entidade externa à empresa, as estimativas de alguns dados fazem com que o custo de capital seja impreciso.
Embora a relação entre o MVA e o EVA não seja direta, alguns estudos demonstram que em muitos casos há uma relação entre eles. Se uma empresa obtiver um EVA positivo seguidamente, ela provavelmente também terá um MVA positivo. E caso a empresa tenha um EVA negativo através dos anos, o seu MVA, com o passar do tempo, também se tornará negativo, pois seus investidores deixarão de investir em uma empresa que não está gerando valor. Dessa maneira, pode-se dizer que esses índices são um forte instrumento de análise para o futuro da empresa.
	Uma vez expostos os fundamentos do EVA e do MVA, caberia agora analisar a relação entre essas duas medidas de performance, que buscam aferir o desempenho econômico-financeiro da administração de uma companhia. Comecemos com uma diferença fundamental: a de que o EVA, por se basear nos demonstrativos contábeis, reflete o desempenho passado da empresa, enquanto o MVA, por refletir a visão do mercado de capitais, incorpora a expectativa de resultados futuros da companhia. Na realidade, por ter uma visão de futuro, o MVA está relacionado diretamente com os EVAsfuturos esperados pelos investidores e não com os EVAs passados.
4ª Etapa
Pesquisar no site da BOVESPA – (http://www.bmfbovespa.com.br/ciaslistadas/empresaslistadas/BuscaEmpresaListada.aspx?idioma=pt-br) por setor de sua preferência, uma empresa para aplicar os indicadores financeiros questionados na etapa 1, em conjunto com uma análise horizontal, nos dois anos informados nas demonstrações contábeis realizando um parecer sobre a viabilidade financeira da empresa através dos índices. Para a análise horizontal considerar o primeiro ano com base 100.
ROA = Lucro Líquido = 2.766.865 = 0,029 
 Ativo Total Médio 92.592.969
 
 - Análise: Para cada R$ 1 do ativo gerou um retorno de 0,029.
ROI = Lucro Operacional = 2.766.865 . = 0,036
 Ativo Operacional Médio 75.838.864
 
ROE = Lucro Líquido = 2.766.865 = 0,058
 Patrimônio Liquido Médio (47.704.873)
- O valor investido pelos sócios gerou um retorno de 5,8%.
PCT = Exigível Total > ANO 1 = 43.385.331 = 0,48 / ANO 2 = 46.390.861 = 0,49
 Ativo Total 90.463.193 94.722.744
- Para real de ativo tem –se R$ 0,48 e terceiros no ANO 1 e R$ 0,49 no ANO 2.
GE = Exigível Total > ANO 1 = 43.385.331 = 0,92 / ANO 2 = 46.390.861 = 0,95
 Patrimônio Líquido 47.077.862 48.331.883
- Para cada real de capital próprio a empresa necessitou de R$ 0,92 de capitais de terceiros no ano 1 e R$ 0,95 no ANO 2.
CE = Passivo Circulante > ANO 1 = 15.392.495 = 0,35 / ANO 2 = 18.115.714 = 0,39
 Exigível Total 43.385.331 46.390.861
- No ANO 2 teve maior comprometimento percentual das disponibilidades de curto prazo para saldar as dívidas.
ILC = Ativo Circulante = ANO 1 = 11.907.972 = 0,77 / ANO 2 = 14.044.725 = 0,78
 Passivo Circulante 15.392.495 18.115.714
- No ano 1, a empresa tem R$ 0,77 disponível para cada R$ 1,00 de obrigações com uma melhora no ano 2.
 ILS = Ativo Circulante – Estoque = 11.907.972 - 2.122.616 = 0,54 (ANO 1)
 Passivo Circulante 18.115.714
 
 ILI = Disponibilidades = 13.447.503 = 0,87 (ANO 1)
 Passivo Circulante 15.392.495
 ILG = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo = 11.907.972 + 4.001.246 = 0,37 (ANO 1)
 Passivo Circulante + Passivo Não Circulante 15.392.495 + 27.992.836
DFs Individuais / Balanço Patrimonial Ativo
(Reais Mil)	Código da
Conta
Descrição da Conta
Trimestre Atual
31/03/2016
Exercício Anterior
31/12/2015
Análise Horizontal
1
Ativo Total
90.463.193
94.722.744
-4,49%
1.01
Ativo Circulante
11.907.972
14.044.725
-15,21%
1.01.01
Caixa e Equivalentes de Caixa
1.347.261
1.944.872
-30,72%
1.01.02
Aplicações Financeiras
2.097.383
2.597.469
-19,25%
1.01.02.01
Aplicações Financeiras Avaliadas a Valor Justo
2.097.383
2.597.469
-19,25%
1.01.02.01.01
Títulos para Negociação
2.097.383
2.597.469
-19,25%
1.01.03
Contas a Receber
2.208.895
3.583.444
-38,35%
1.01.03.01
Clientes
818.592
1.015.649
-19,40%
1.01.03.02
Outras Contas a Receber
1.390.303
2.567.795
-45,85%
1.01.03.02.01
Contas a Receber de Partes Relacionadas
1.390.303
2.567.795
-45,85%
%
1.01.04
Estoques
2.122.616
1.987.853
6,77%
1.01.04.01
Produtos acabados
576.149
530.529
8,59%
1.01.04.02
Produtos em elaboração
98.932
117.284
-15,64%
1.01.04.03
Matérias primas
1.242.353
1.090.445
13,93%
1.01.04.04
Materiais de produção
636
943
-32,55%
1.01.04.05
Almoxarifado e outros
237.973
283.425
-16,03%
1.01.04.06
Provisão para perdas
-33.427
-34.773
-3,87%
1.01.06
Tributos a Recuperar
2.431.181
2.645.342
-8,09%
1.01.06.01
Tributos Correntes a Recuperar
2.431.181
2.645.342
-8,09%
1.01.06.01.01
Imposto de Renda e Contribuição Social a Recuperar
2.003.054
2.216.898
-9,64%
1.01.06.01.02
Impostos Indiretos a Recuperar
428.127
428.444
-0,07%
1.01.07
Despesas Antecipadas
492.412
551.996
-10,79%
1.01.07.01
Despesas antecipadas de marketing
492.412
551.996
-10,79%
1.01.08
Outros Ativos Circulantes
1.208.224
733.749
64,66%
1.01.08.03
Outros
1.208.224
733.749
64,66%
1.01.08.03.03
Outros Ativos
215.595
232.872
-7,41%
1.01.08.03.04
Dividendos a Receber
992.629
500.877
98,17%
1.02
Ativo Não Circulante
78.555.221
80.678.019
-2,63%
1.02.01
Ativo Realizável a Longo Prazo
4.001.246
3.764.517
6,28%
1.02.01.02
Aplicações Financeiras Avaliadas ao Custo Amortizado
94.207
89.163
5,65%
1.02.01.02.01
Títulos Mantidos até o Vencimento
94.207
89.163
5,65%
1.02.01.03
Contas a Receber
62.929
0
0
%
1.02.01.03.02
Outras Contas a Receber
62.929
0
0
1.02.01.06
Tributos Diferidos
1.865.451
1.602.220
16,42%
1.02.01.06.01
Imposto de Renda e Contribuição Social Diferidos
1.865.451
1.602.220
16,42%
1.02.01.09
Outros Ativos Não Circulantes
1.978.659
2.073.134
-4,55%
1.02.01.09.03
Imposto de Renda e Contribuição Social a Recuperar
553.437
553.437
0
1.02.01.09.04
Impostos a Recuperar
245.290
274.847
-10,75%
1.02.01.09.05
Depósitos Judiciais, Compulsórios e de Incentivos
553.193
591.811
-6,52%
1.02.01.09.06
Superávit de ativos - Instituto AmBev
8.637
8.637
0
1.02.01.09.07
Instrumentos Financeiros Derivativos
277.653
294.002
-5,56%
1.02.01.09.08
Outros
340.449
350.400
-2,83%
1.02.02
Investimentos
63.893.539
66.073.444
-3,29%
1.02.02.01
Participações Societárias
63.893.539
66.073.444
-3,29%
1.02.02.01.02
Participações em Controladas
63.893.539
66.073.444
-3,29%
1.02.03
Imobilizado
9.784.932
9.911.024
-1,27%
1.02.03.01
Imobilizado em Operação
9.142.988
9.203.932
-0,66%
1.02.03.03
Imobilizado em Andamento
641.944
707.092
-9,21%
-5,761%898919
1.02.04
Intangível
875.504
929.034
-5,76%
-5,761898919
1.02.04.01
Intangíveis
875.504
929.034
-5,76%
1.02.04.01.02
Outros intangíveis
593.646
647.176
-8,27%
1.02.04.01.03
Ágio
281.858
281.858
0
DFs. Individuais / Balanço Patrimonial Passivo
(Reais MilCódigo da
Conta
Descrição da Conta
Trimestre Atual
31/03/2016
Exercício Anterior
31/12/2015
Análise Horizontal
2
Passivo Total
90.463.193
94.722.744
-4,50%
2.01
Passivo Circulante
15.392.495
18.115.714
-15,03%
2.01.01
Obrigações Sociais e Trabalhistas
214.456
341.614
-37,22%
2.01.01.01
Obrigações Sociais
137.681
219.316
-37,22%
2.01.01.02
Obrigações Trabalhistas
76.775
122.298
-37,22%
2.01.02
Fornecedores
4.111.155
5.124.405
-19,77%
2.01.02.01
Fornecedores Nacionais
3.716.409
4.665.565
-20,34%
2.01.02.02
Fornecedores Estrangeiros
394.746
458.840
-13,97%
2.01.03
Obrigações Fiscais
1.105.491
1.907.936
-42,06%
2.01.03.01
Obrigações Fiscais Federais
349.554
859.136
-59,31%
2.01.03.01.01
Imposto de Renda e Contribuição Social a Pagar
27.403
22.674
20,86%
2.01.03.01.02
Demais Tributos e Contribuições Federais
322.151
836.462
-61,49%
2.01.03.02
Obrigações Fiscais Estaduais
751.213
1.042.905
-27,97%
2.01.03.02.01
Obrigações Fiscais Estaduais
751.213
1.042.905
-27,97%
2.01.03.03
Obrigações Fiscais Municipais
4.724
5.895
-19,86%
2.01.03.03.01
Obrigações Fiscais Municipais
4.724
5.895
-19,86%
2.01.04
Empréstimos e Financiamentos
874.022
982.083
-11,00%
2.01.04.01
Empréstimos e Financiamentos
874.022
982.083
-11,00%
2.01.04.01.01
Em Moeda Nacional
503.172
566.508
-11,18%
2.01.04.01.02
Em Moeda Estrangeira
370.850
415.575
-10,76%
2.01.05
Outras Obrigações
9.005.392
9.677.697
-6,95%
2.01.05.01
Passivos com Partes Relacionadas3.947.582
4.142.687
-4,71%
2.01.05.01.02
Débitos com Controladas
3.947.582
4.142.687
-4,71%
2.01.05.02
Outros
5.057.810
5.535.010
-8,62%
2.01.05.02.01
Dividendos e JCP a Pagar
316.363
300.902
5,14%
2.01.05.02.04
Juros a Pagar
24.551
18.149
35,27%
2.01.05.02.07
Opção de Venda de Participação em Controlada
4.197.578
4.643.857
-9,61%
2.01.05.02.10
Outros Passivos
519.318
572.102
-9,23%
2.01.06
Provisões
81.979
81.979
0,00%
2.01.06.01
Provisões Fiscais Previdenciárias Trabalhistas e Cíveis
81.979
81.979
0,00%
2.01.06.01.01
Provisões Fiscais
36.610
36.573
0,10%
2.01.06.01.02
Provisões Previdenciárias e Trabalhistas
28.671
28.065
2,16%
2.01.06.01.04
Provisões Cíveis
8.131
8.924
-8,89%
2.01.06.01.05
Provisões Outras
8.567
8.417
1,78%
2.02
Passivo Não Circulante
27.992.836
28.275.147
-1,00%
2.02.01
Empréstimos e Financiamentos
624.265
734.545
-15,01%
2.02.01.01
Empréstimos e Financiamentos
524.915
635.679
-17,42%
2.02.01.01.01
Em Moeda Nacional
510.545
608.501
-16,10%
2.02.01.01.02
Em Moeda Estrangeira
14.370
27.178
-47,13%
2.02.01.02
Debêntures
99.350
98.866
0,49%
2.02.02
Outras Obrigações
27.121.602
27.291.578
-0,62%
2.02.02.01
Passivos com Partes Relacionadas
25.079.389
25.269.004
-0,75%
2.02.02.01.02
Débitos com Controladas
25.079.389
25.269.004
-0,75%
2.02.02.02
Outros
2.042.213
2.022.574
0,97%
2.02.02.02.03
Provisão para benefícios assistência médica e outros
244.668
248.647
-1,60%
2.02.02.02.04
Fornecedores
242.821
111.734
117,32%
DFs. Individuais / Balanço Patrimonial Passivo
(Reais Mil)Código da
Conta
Descrição da Conta
Trimestre Atual
31/03/2016
Exercício Anterior
31/12/2015
ANALISE HORIZONTAL
a2.02.02.02.05
Diferimento de Impostos Sobre Vendas
550.827
720.697
-23,57%
2.02.02.02.06
Demais Tributos e Contribuições
5.318
5.217
1,94%
2.02.02.02.08
Opção de Venda de Participação em Controlada
976.445
914.726
6,75%
2.02.02.02.09
Passivo a Descoberto com Coligadas
13.615
13.171
3,37%
2.02.02.02.10
Outros Passivos
8.519
8.382
1,63%
2.02.04
Provisões
246.969
249.024
-0,83%
2.02.04.01
Provisões Fiscais Previdenciárias Trabalhistas e Cíveis
246.969
249.024
-0,83%
2.02.04.01.01
Provisões Fiscais
110.291
111.096
-0,72%
2.02.04.01.02
Provisões Previdenciárias e Trabalhistas
86.373
85.253
1,31%
2.02.04.01.04
Provisões Cíveis
24.495
27.108
-9,64%
2.02.04.01.05
Provisões Outros
25.810
25.567
0,95%
2.03
Patrimônio Líquido
47.077.862
48.331.883
-2,59%
2.03.01
Capital Social Realizado
57.614.140
57.614.140
0,00%
2.03.02
Reservas de Capital
54.419.078
54.373.451
0,08%
2.03.02.01
Ágio na Emissão de Ações
53.662.811
53.662.811
0,00%
2.03.02.05
Ações em Tesouraria
-437.842
-617.407
-29,08%
2.03.02.07
Pagamentos Baseados em Ações
956.030
1.013.250
-5,65%
2.03.02.08
Resultados de Ações em Tesouraria
-462.819
-386.101
19,87%
2.03.02.09
Outras Reservas de Capital
700.898
700.898
0,00%
2.03.04
Reservas de Lucros
6.162.152
8.201.323
-24,86%
2.03.04.01
Reserva Legal
4.456
4.456
0,00%
2.03.04.02
Reserva Estatutária
2.141.424
2.141.424
0,00%
2.03.04.07
Reserva de Incentivos Fiscais
4.016.272
4.016.272
0,00%
2.03.04.08
Dividendo Adicional Proposto
0
2.039.171
-100,00%
2.03.05
Lucros/Prejuízos Acumulados
2.766.865
0
0,00%
2.03.06
Ajustes de Avaliação Patrimonial
-73.884.373
-71.857.031
2,82%
2.03.06.01
Reserva de Conversão
2.100.129
3.472.291
-39,52%
2.03.06.02
Hedge de Fluxo de Caixa
283.264
932.109
-69,61%
2.03.06.03
Ganhos/(Perdas) Atuariais
-1.130.926
-1.131.499
-0,05%
2.03.06.04
Opção de Venda de Participação em Controlada Concedida
-2.246.679
-2.246.679
0,00%
2.03.06.05
Ganhos/(Perdas) Participação na Variação de Capital
2.116.657
2.123.565
-0,33%
2.03.06.06
Combinação de Negócios
156.091
156.091
0,00%
2.03.06.07
Ajustes Contábeis de Transações entre Sócios
-75.162.909
-75.162.909
0,00%
DFs. Individuais / Demonstração do Resultado
(Reais Mil)Código da
Conta
Descrição da Conta
Acumulado do Atual
Exercício
01/01/2016 à 31/03/2016
Acumulado do Exercício
Anterior
01/01/2015 à 31/03/2015
Análise Horizontal
3.01
Receita de Venda de Bens e/ou Serviços
5.017.272
5.941.120
-15,55%
3.02
Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos
-2.700.463
-2.700.858
-0,01%
3.03
Resultado Bruto
2.316.809
3.240.262
-28,50%
3.04
Despesas/Receitas Operacionais
148.198
272.149
-45,55%
3.04.01
Despesas com Vendas
-982.596
-948.033
3,65%
3.04.01.01
Despesas logísticas
-389.759
-404.653
-3,68%
3.04.01.02
Despesas Comerciais
-592.837
-543.380
9,10%
3.04.02
Despesas Gerais e Administrativas
-263.873
-301.614
-12,51%
3.04.04
Outras Receitas Operacionais
412.382
451.480
-8,66%
3.04.04.01
Recorrentes
412.382
451.480
-8,66%
3.04.05
Outras Despesas Operacionais
-35.935
-9.994
259,57%
3.04.05.01
Recorrentes
-32.086
-8.405
281,75%
3.04.05.02
Não Recorrentes
-3.849
-1.589
142,23%
3.04.06
Resultado de Equivalência Patrimonial
1.018.220
1.080.310
-5,75%
3.05
Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos
2.465.007
3.512.411
-29,82%
3.06
Resultado Financeiro
-40.620
-541.504
-92,50%
3.06.01
Receitas Financeiras
770.304
1.264.366
-39,08%
3.06.02
Despesas Financeiras
-810.924
-1.805.870
-55,10%
3.07
Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro
2.424.387
2.970.907
-18,40%
3.08
Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro
342.478
-160.244
-313,72%
3.08.01
Corrente
-5.789
-6.675
-13,27%
3.08.02
Diferido
348.267
-153.569
-326,78%
3.09
Resultado Líquido das Operações Continuadas
2.766.865
2.810.663
-1,56%
3.11
Lucro/Prejuízo do Período
2.766.865
2.810.663
-1,56%
3.99
Lucro por Ação - (Reais / Ação)
3.99.01
Lucro Básico por Ação
3.99.01.01
ON
0,18000
0,18000
0,00%
3.99.02
Lucro Diluído por Ação
3.99.02.01
ON
0,17000
0,18000
-5,56%
DFs. Individuais / Demonstração do Resultado Abrangente
(Reais MilCódigo da
Conta
Descrição da Conta
Acumulado do Atual Exercício 01/01 à 31/03/2016
Acumulado do Exercício Anterior 01/01/2015 à 31/03/2015
Análise 
Horizontal
4.01
Lucro Líquido do Período
2.766.865
2.810.663
-1,56%
4.02
Outros Resultados Abrangentes
-2.020.434
2.213.940
-191,26%
4.02.01
Ganhos (perdas na Conversão de Operações no Exterior
-1.372.162
1.831.532
-174,92%
4.02.02
Reconhecimento Integral de Ganhos (perdas) Atuariais
573
667
-14,09%
4.02.03
Hedge Fluxo de Caixa - Ganhos (Perdas). Reconhecido no
Patrimônio Líquido
-373.930
514.714
-172,65%
4.02.04
Hedge Fluxo de Caixa - Ganhos (Perdas) Excluído do
Patrimônio Líquido e Incluído no Resultado
-274.915
-132.973
106,74%
4.03
Resultado Abrangente do Período
746.431
5.024.603
-85,14%

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes