Buscar

planejamento para fundar uma organização não

Prévia do material em texto

planejamento para fundar uma organização não-governamental sem fins lucrativos, cujo objetivo é de atuar junto aos imigrantes. 
R= Como toda organização, mesmo uma sem fins lucrativos precisa de um Plano de Negócios, pois é nele onde a viabilidade econômica precisa ser discutida. Toda organização, mesmo as sem fins lucrativos, precisam fechar o mês ou o ano com o caixa positivo.
Primeiramente, é preciso saber de onde virá o dinheiro para o início das operações. Doações? Financiamento coletivo? Apoio governamental? Venda de produtos para construir o capital? Todas essas são opções a serem definidas.
Após isso, é preciso montar uma equipe capaz de gerir a ONG, priorizando, é claro, os imigrantes que serão atendidos. Mas mesmo para uma boa ação é preciso ter planejamento estratégico: pois de nada adianta falir não pensar no dinheiro e deixar a ONG falir - pois assim não se poderá ajudar mais ninguém.
Após isso, ações de integração e socialização com a comunidade precisam ser feitas. Os imigrantes precisam se sentir mais em casa sem perder sua cultura, enquanto que os brasileiros precisam socializar com os mesmos, sem sentirem-se preconceituosos, ameaçados ou algo do tipo. É preciso haver uma coexistência harmônica na comunidade geral.
Exemplos dessas ações são rodas, onde os imigrantes contarão suas histórias. Oficinas de intercâmbio cultural, onde eles mostrarão e aprenderão cultura. Oficinas de língua portuguesa, para que eles possam se situar e conviver da melhor forma; além de festivais com a cultura dos mesmos - e também com a brasileira - respeitando as diferenças culturais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes