Buscar

administração de sistemas de informação aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1a aula
	
	
	
	
	
	 
	Exercício: GST1663_EX_A1_201602406308_V1 
	19/04/2018 10:49:53 (Finalizada)
	Aluno(a): ANA PAULA JUNIOR DA SILVA
	
	Disciplina: GST1663 - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 
	201602406308
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Com a implementação de um Sistema de Informação as empresas procuram um benefício significativo, preferencialmente de longo prazo sobre a concorrência. De qual benefício estamos falando?
		
	 
	Vantagem Competitiva
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os sistemas podem ser classificados em abertos ou fechados, conforme sua natureza. Os sistemas abertos são mais complexos e exigem mais atenção. A empresa ou organização é um sistema, posto que é um conjunto de partes, cada qual com seu objetivo, que juntas concorrem a um objetivo comum.
I. A empresa é um sistema aberto
PORQUE
II. Possue relação de troca com o meio ambiente em que está inserida.
Com relação a relação entre as afirmativas I e II, podemos concluir que:
		
	 
	As 2 afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quais os impactos (negativos) que as organizações sofrem ao implantarem um Sistema de Informação em seus departamentos?
	
	 
	Resistência às mudanças de implementação dos Sistemas de Informação.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A/O __________________ de um sistema de informação é responsável pelo registro ou coleta de todos os dados gerados nas empresas em suas atividades diárias, tanto internas quanto externas; A/O__________________ é o combustível para mudanças estratégicas necessárias à evolução natural da estrutura organizacional da instituição; Um sistema_____________ é aquele que sofre influência apenas de fatores internos da organização; A/O _____________é qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Assinale a resposta correta:
		
	 
	Entrada, informação, fechado, dado;
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A tecnologia da informação passou a permear todos os processos operacionais da empresa e, cada vez mais, está afetando a capacidade competitiva, influenciando a posição de custo, a qualidade do serviço aos clientes e a capacidade de inovação. Por isso, a habilidade de uma empresa de alavancar o potencial da tecnologia está sendo reconhecida, pelo mercado e pela alta diretoria, como um fator crítico de sucesso. É o que afirma a empresa Bain & Company (www.bain.com). Um sistema de informação eficiente pode ter um grande impacto na estratégia corporativa e no sucesso da organização. Este impacto pode beneficiar a organização, os usuários do sistema de informação e qualquer indivíduo ou grupo que interagir com o sistema de informação. Entre os benefícios que as empresas procuram obter através dos Sistemas de informação estão:
	 
	Menos erros e melhor precisão com eficiência operacional e decisões mais assertivas.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos conceitos dos princípios gerais da abordagem sistêmica, assinale a alternativa a seguir que contem a relação principio versus conceito correta:
		
	 
	Teleologia: é o princípio segundo o qual a causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. Em outras palavras causa e efeito é uma relação probabilística.
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Teoria Geral de Sistemas (TGS), um sistema é caracterizado por um conjunto determinado de parâmetros. Os parâmetros de um sistema são: Entrada (ou Insumo), Processamento (ou Processador), Saída (ou Produto), Retroalimentação (ou Retroação) e Ambiente.
Com relação aos parâmetros de um sistema, avalie as afirmações seguintes:
I. Ambiente é o meio que envolve externamente o sistema. Em um sistema aberto esse meio se relaciona de tal forma com o sistema que existe entre ambos - sistema e ambiente - uma constante interação.
II. Processamento é a função de sistema que visa comparar a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido. O processamento tem por objetivo a atividade de controle.
III. Saída (output) é a finalidade para a qual se reuniram elementos e relações do sistema.
IV. Retroalimentação (feedback) é  o fenômeno que produz mudanças, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas.
V. Entrada (input) é a força de arranque ou de partida do sistema que fornece o material ou energia para a operação do sistema.
São verdadeiras SOMENTE as afirmações:
	 
	I, III e V.
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo Bill Gates, "o modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá. Há mais concorrentes. Há mais informação disponível sobre eles e sobre o mercado, que agora é global" (1999). Partindo desta premissa, segundo este grande empresário da tecnologia da informação americano
	 
	as organizações que souberem utilizar e administrar as informações disponíveis de forma correta, terão maiores chances de sair vencedoras no cenário globalizado da atualidade.
	
	
	
	 
	Exercício: GST1663_EX_A1_201602406308_V2 
	19/04/2018 11:23:25 (Finalizada)
	Aluno(a): ANA PAULA JUNIOR DA SILVA
	
	Disciplina: GST1663 - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 
	201602406308
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O Escaneamento ótico de etiquetas com código de barras em mercadorias configura-se em qual processo da informação?
	 
	Entrada (Imput)
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos diversos tipos de Sistemas podemos afirmar que Sistemas Abstratos são:
	
	
	 
	compostos de conceitos, planos, hipóteses e idéias (software);
	 3a Questão
	
	
	
	
	Corresponde a um benefício significativo e, preferencialmente, de longo prazo de uma empresa sobre a sua concorrência e que é um dos efeitos pretendidos com a adoção de um Sistema de Informações:
	 
	Vantagem competitiva
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Se uma empresa utiliza a internet para permitir que pessoas e seus membros em diferentes locais trabalhem juntos como uma equipe virtual, ela está utilizando a Internet para apoiar:
	
	 
	A comunicação e colaboração nas empresas.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Entre os parâmetros de um sistema, uma das etapas ocorre com a finalidade de gerar informações com base nos processos desenvolvidos e tem a finalidade de auxiliar no controle e na avaliação do sistema como um todo. Assim pode-se avaliar ou corrigir o estágio de entrada, o processo de transformação das informações (processamento) e as saídas resultados. Identifique abaixo o parâmetro que acabamos de detalhar.
	
	
	 
	Retroação, retroalimento, retroinformação (feedback).
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A descrição de sistema aberto é exatamente aplicável a uma organização empresarial. Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente. Influi sobre o meio ambiente e recebe influências dele. É um sistema integrado por diversas partes relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes. As organizações possuem as características dos sistemas abertos. É importante alinhar algumas características básicas das organizações enquanto sistemas. Indique nas alternativas a seguir aquela que contém o conceito correto:
		
	 
	Interdependência das Partes: A organização é um sistema social com partes independentes e inter-relacionadas. O sistema organizacional compartilha com os sistemas biológicos a propriedade de uma intensa interdependência de suas partes, de modo que uma mudança em uma das partes provoca um impacto sobre as outras.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O sistema de informaçãoassume papel estratégico nas organizações na era dos mercados globais. Auxiliando na tomada de decisões rápidas e acertadas, revitalizando processo de negócios e obtendo vantagens competitivas. Dentre as principais funções de um Sistema Organizacional, podemos citar EXCETO:
	
	
	 
	Recursos de Dados: que constituem conhecimento valioso como recurso para o Feedback.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As organizações podem ser analisadas em função de características relevantes. Leia as afirmações a seguir, elaboradas a respeito dessas características, e selecione a opção de resposta correta. I. As organizações como sistemas sociais apresentam comportamento determinístico. II. Sinergia é uma característica organizacional, decorrente do esforço simultâneo de vários órgãos que acarreta a ampliação do resultado alcançado. III. A falta de relacionamento entre as partes de uma organização pode provocar perdas e desperdícios, conhecido com entropia.
	
	
	 
	Somente as opções II e III são verdadeiras
	
	 
	Exercício: GST1663_EX_A1_201602406308_V3 
	19/04/2018 11:36:56 (Finalizada)
	Aluno(a): ANA PAULA JUNIOR DA SILVA
	2018.1 EAD
	Disciplina: GST1663 - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 
	201602406308
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Por definição, podemos afirmar que Tecnologia da Informação é:
	
	 
	Um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Fazem parte dos fatores propiciados ou potencializados pelos Sistemas de Informação, exceto:
		
	 
	Relacionamento menos estreito com clientes e fornecedores.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que de acordo com a Teoria Geral de Sistemas, completa a frase: "O todo apresenta propriedades e características próprias que"
	 
	Não são encontradas em nenhum dos elementos isolados.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comportam-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. A homeostasia (autoregulação) garante a rotina e a permanência do sistema, levando a adaptabilidade que conduz a ruptura e a inovação. Assinale a alternativa correta considerando as características de um sistema:
	
	
	 
	Homeostase é a capacidade de regulação do ambiente interno de modo a manter-se uma condição estável mediante múltiplos ajustes. No contexto empresarial é essencial para a evolução e dinamismo do sistema
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual das seguintes alternativas NÃO se aplica quando o sucesso de um sistema de informação é avaliado por sua eficiência?
	
	 
	Melhorar a estrutura e cultura organizacional.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual conjunto de fatores compõe a ¿Efetividade da Gestão dos Sistemas de Informação¿?
		
	 
	Segurança da Informação, Qualidade da Informação, Sistemas da Informação, Estratégia da Informação
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual dos seguintes cargos tem a responsabilidade de administrar a Tecnologia da Informação e os Sistemas de Informação nas empresas?
	
	
	 
	Diretor-executivo de informações (CIO).
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A característica da mudança na estrutura organizacional de uma empresa, em consequência da implantação do sistema de informações gerenciais é:
	 
	Descentralização das informações.

Outros materiais