Buscar

Estudo dirigido Pericia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Quesito é uma Pergunta geralmente apresentada por escrito, preparada para um teste, ou uma prova, que pode ser respondida ou resolvida.
Disponível em https://www.significados.com.br/quesito/. Acesso set. 2017.
Embora não se tratando especificamente de um “tipo” de quesito, após a entrega dos laudos, pode ocorrer a necessidade da apresentação de um quesito conhecido como: ARAUJO, Valdeci e PEREIRA, Agnaldo. Perícia, Arbitragem e Mediação: Dos quesitos aos honorários propostos. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2017.
	A)
	Quesito regular.
	B)
	Quesito de origem.
	C)
	Quesito ordinário.
	D)
	Quesito normal.
	E)
	Quesito de esclarecimento.
Pergunta 2
O laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil são documentos escritos, nos quais os peritos devem registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de provas necessárias para a conclusão do seu trabalho. ARAUJO, Valdeci e PEREIRA, Agnaldo. Perícia, Arbitragem e Mediação: Laudo, pareceres e prazos. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2017.
Diante disso, é possível afirmar que o laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil somente poderão ser elaborados por:
	A)
	Técnico em contabilidade ou pessoa jurídica, devidamente registrados e habilitados pelo Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição.
	B)
	Contador ou pessoa jurídica, mesmo sem o registro e habilitação pelo Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, desde que comprove experiência na área.
	C)
	Contador ou pessoa jurídica, devidamente registrados e habilitados pelo Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição.
	D)
	Contador, Administrador ou Economista, devidamente registrados e habilitados pelo respectivo conselho de classe de sua jurisdição.
	E)
	Contador ou Advogado, devidamente registrados e habilitados pelo conselho de classe de sua jurisdição.
Pergunta 3
Diferente do que ocorre no instituto da arbitragem, em que o árbitro exerce o controle da situação, na mediação as partes é que decidem o litígio, levando em consideração as opiniões do mediador, que tem habilidade e técnica para fazer com que elas negociem da melhor maneira.
Disponível em http://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/822/Mediacao. Acesso set. 2017.
Quanto aos princípios que regem a mediação, o princípio que trata da manutenção do sigilo sobre todas as informações obtidas, é chamado de:
	A)
	Oralidade.
	B)
	Isonomia.
	C)
	Confidencialidade.
	D)
	Autonomia.
	E)
	Imparcialidade.
Pergunta 4
A NBC TP01 em seu item 49 dispõe que tanto o laudo quanto o parecer são, respectivamente, orientados e conduzidos pelo perito do juízo e pelo perito-assistente que adotarão padrão próprio, respeitada a estrutura prevista nesta norma NBC TP01, devendo ser redigidos de forma circunstanciada, clara, objetiva, sequencial e lógica. ARAUJO, Valdeci e PEREIRA, Agnaldo. Perícia, Arbitragem e Mediação: Laudo, pareceres e prazos. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2017.
Um dos elementos mínimos exigidos pela referida norma que deve constar no Laudo Pericial Contábil é:
	A)
	Currículo com a formação e experiência do perito.
	B)
	Valor dos honorários propostos.
	C)
	Custos operacionais da perícia.
	D)
	Relato das diligências realizadas.
	E)
	Análise comparativa com trabalhos similares.
Pergunta 5
Podemos definir a perícia judicial como o exame de situações ou fatos relacionados a coisas e pessoas, praticado por especialistas na matéria que lhe é submetida, com o objetivo de elucidar determinados aspectos técnicos. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/definicao-de-pericia-judicial/36328. Acesso em ago. 2017. 
Sabendo que a perícia judicial precisa atender a um ciclo específico para garantir a credibilidade do processo, assinale a alternativa que representa uma situação da fase operacional:
	
	
	A)
	O juiz defere a perícia e escolhe seu perito.
	B)
	Realização das diligências.
	C)
	Levantamento dos honorários.
	D)
	O juiz estabelece prazo, local e hora para início.
	E)
	Assinatura do laudo.
Pergunta 6
A perícia tem como objetivo promover itens de provas que irão auxiliar o juiz na argumentação de sua sentença; esta, por sua vez, pode ser favorável ou não à Pergunta do processo. O Código de Processo Civil (CPC-2015), em seu artigo 464, apresenta as três formas pelas quais a prova pericial pode ser produzida. ARAUJO, Valdeci e PEREIRA, Agnaldo. Perícia, Arbitragem e Mediação: Perícia na Área Contábil. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2017.
Sendo assim, a prova que tem como característica a verificação ou atribuição de valor a alguma coisa, bem ou obrigação, é chamada de:
	A)
	Avaliação.
	B)
	Confissão.
	C)
	Vistoria.
	D)
	Exame.
	E)
	Análise.
Pergunta 7
Uma função que necessita constante aprimoramento, a Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de Contabilidade. O perito contador, contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para fazer laudos sobre um determinado caso, é essencial para a solução de litígios na Justiça ou casos extrajudiciais.
Disponível em https://www.sitecontabil.com.br/noticias/artigo.php?id=958. Acesso em ago. 2017.
Analise as opções abaixo e assinale aquela que trata do tipo do perito que tem como função principal assessorar a parte que o contratou:
	A)
	Perito Constitucional.
	B)
	Perito Substituto.
	C)
	Perito Assistente.
	D)
	Perito Judicial.
	E)
	Perito Correspondente.
Pergunta 8
No processo arbitral instaura-se uma relação processual entre as partes e o árbitro, além do procedimento em contraditório. Entretanto, difere-se do processo jurisdicional, em que a relação faz-se entre as partes e o juiz, sendo que este tem poder de império, o qual não se verifica no árbitro. Disponível em http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,arbitragem-conceito-natureza-juridica-hipoteses-de-aplicacao-emodalidades, 51150.html. Acesso set. 2017.
Em relação ao exercício da função de árbitro, esta é permitida:
	A)
	Apenas para Economistas.
	B)
	Qualquer pessoa capaz.
	C)
	Apenas para Advogados.
	D)
	Apenas para Contadores.
	E)
	Apenas para Administradores.
Pergunta 9
O processo de mediação pode contemplar pelo menos oito etapas para organizar o desenvolvimento das atividades. A etapa na qual o mediador (ou outra pessoa capacitada para tanto) explica o procedimento, seus objetivos, limites e regras, escuta as partes com o intuito de analisar sua adequação ao caso e é firmado o contrato de mediação, estabelecendo-se as condições, é chamada de: ARAUJO, Valdeci e PEREIRA, Agnaldo. Perícia, Arbitragem e Mediação: Mediação. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2017.
	A)
	Pré-mediação.
	B)
	Investigação do conflito.
	C)
	Levantamento de alternativas.
	D)
	Negociação e escolha de opções.
	E)
	Restabelecimento da comunicação.
Pergunta 10
Dentre muitas das definições disponíveis para o termo arbitragem, podemos citar, por exemplo: "1. ato ou efeito de arbitrar. 2. julgamento, decisão feita por árbitro(s) ou perito(s); arbítrio. 3. com cálculo pelo qual se procura o modo mais lucrativo em uma transação. 4. poder concedido a juiz, ou pessoas escolhidas pelas partes em conflito, para que decidam sobre litígios surgidos entre essas partes." ARAUJO, Valdeci e PEREIRA, Agnaldo. Perícia, Arbitragem e Mediação: Arbitragem. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2017.
Nesse sentido, podemos considerar que, na solução de conflitos, a arbitragem é:
	A)
	A melhor opção de solução em todos os casos.
	B)
	Um modelo ultrapassado e que já não se usa mais.
	C)
	Uma forma de protelar a solução do conflito.
	D)
	Um instrumento de prova para a períciajudicial.
	E)
	Um meio alternativo para solucionar um conflito.

Outros materiais