Buscar

A História da BP no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A História da BP no Brasil 
·	A BP opera no setor energético brasileiro há mais de meio século, desde que a Castrol instalou sua fábrica de lubrificantes no Rio de Janeiro, em 1957. A linha de lubrificantes da Castrol oferece produtos para os setores automobilístico, naval e industrial. Para o mercado industrial, fornece ampla variedade de óleos, graxas e fluidos de processo. Oferece lubrificantes específicos para a indústria naval e produz fluidos de alta qualidade para o crescente mercado offshore de óleo e gás. Para o mercado automotivo, fornece avançados produtos de alta performance para veículos com motores movidos a gasolina, álcool, diesel e gás natural. 
·	No setor de exploração e produção de petróleo e gás natural, a BP conduziu atividades exploratórias durante as décadas de 1970 e 1980, adquirindo dados sísmicos nas Bacias de Santos, Amazonas e Paraná e perfurando quatro poços na Bacia de Santos. Entre 1999 e 2005, a BP operou dois blocos de águas profundas na Bacia da Foz do Amazonas (BFZ-2 e BM-FZA-1), perfurando três poços cerca de 500 km ao norte de Belém do Pará. Em 2011 a BP adquiriu a Devon Energy do Brasil, que passou a se chamar BP Energy do Brasil, passando a operar o Campo de Polvo, localizado na Bacia de Campos e atualmente produzindo cerca de 20 mil barris de óleo por dia. Além do Campo de Polvo, adquiriu outras 9 concessões, em terra e mar, em uma variedade de ambientes geológicos e em todas as etapas do ciclo de E&P: exploração, avaliação, desenvolvimento e produção. Em 2012, a BP Energy do Brasil adquiriu outras 4 concessões na margem equatorial brasileira, tornando-se uma das maiores concessionárias do Brasil. 
·	A BP também esteve presente no setor de energia alternativa no Brasil no período 2000 a 2003, quando participou do maior projeto de utilização de energia solar já realizado no País, conduzido pelo Ministério das Minas e Energia. A BP forneceu e instalou 1852 painéis solares em 11 Estados nas regiões Norte e Nordeste.
·	A BP atua no setor de combustíveis de aviação por meio da Air BP. Em 2002, começou suas operações em 5 aeroportos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2010 participou do primeiro voo usando biocombustíveis no Brasil. Em 2011 adquiriu as operações de distribuição de combustível de aviação da Raízen. Atualmente está presente em 18 aeroportos que respondem por cerca de 66% da demanda do mercado de combustível de aviação no Brasil. 
·	Em 2008, a BP tornou-se a primeira companhia petrolífera internacional a investir no etanol brasileiro de cana-de-açúcar, ocasião em que adquiriu 50% de participação na Tropical BioEnergia. Em 2011 aumentou sua participação na empresa para 100%, tornando-se responsável pela operação de sua usina de etanol localizada em Edéia (Goiás). Em 2010, a Butamax Advanced Biofuels (parceria entre BP e DuPont) inaugurou o primeiro laboratório da América Latina dedicado exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento em biobutanol, localizado em Paulínia (São Paulo). Em 2011, a BP adquiriu a Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA), tornando-se operadora de mais duas usinas de etanol, localizadas em Goiás e Minas Gerais, levando a uma capacidade combinada para processar 7,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.
BP e Brasil. Mais de 50 anos de parceria e compromisso. 
BP no Brasil 
O Grupo BP atua no país em diversos segmentos: exploração e produção de petróleo e gás natural (BP Energy), produção de etanol (BP Biocombustíveis), lubrificantes (Castrol) e combustíveis de aviação (Air BP). Está presente em 11 estados brasileiros (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo) e no Distrito Federal. 
O comprometimento da BP com o Brasil é evidenciado pelos crescentes investimentos em uma variedade de negócios do ramo de energia. Hoje, a BP produz petróleo e gás natural no Campo de Polvo, tem outras 13 concessões de exploração e produção em terra e mar, possui 3 usinas de produção de etanol, uma fábrica de lubrificantes e opera em 18 aeroportos.
Origem do Petróleo:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes